12 Maneiras de Esquecer um Filme de Horror!

5
(2)

especial-0

Uma das maiores desculpas das pessoas que não assistem a filmes de terror é a possibilidade de não conseguir dormir à noite. É como se elas levassem para a cama aquela fantasma sobre o ombro do protagonista, ou até mesmo aquela criatura feita a partir da junção de vários humanos, ligados pelo estômago. Num certo ponto, esses medrosos têm razão: as produções mais eficientes são aquelas que continuam com o espectador depois que ele desliga o aparelho de reprodução do DVD ou retorna do cinema. Quando não há alternativa e a exibição do filme será obrigatória, alguns buscam fugas para o toalete, conversam e riem durante a projeção, verificam o celular e até arriscam um cochilo.

Pensando nisso, o Boca do Inferno listou 12 Maneiras para você relaxar após uma sessão assustadora e, assim, garantir um sono tranquilo, sem monstros sob a cama ou palhaços na cadeira. Confira, tome nota e sugira outras soluções:

 

1. Repita: É apenas um filme…é apenas um filme!
Mesmo quando o filme traz os dizeres “Baseado em Fatos Reais“, você precisa ter noção que nada daquilo aconteceu como está sendo mostrado. Muitas vezes tudo foi levemente inspirado num assassino verdadeiro ou numa lenda urbana. Além do mais o cinema de horror tende a criar monstros onde não existem, apresentar assombrações exageradas e vinganças sobrenaturais com o propósito de apenas trazer um ensinamento.

especial-2

2. conheça o filme quando ele ainda estiver em produção!
Visite o Boca do Inferno mais vezes! Veja a escalação do elenco, imagens dos bastidores, depoimentos dos envolvidos. Quanto mais você acompanhar o processo de criação do filme, mais irá se convencer de que aquilo não existe. Story boards, entrevistas e o desenvolvimento das técnicas de maquiagem são informações que irão ajudá-lo a perceber que aquele monstro bem feito…é apenas um homem bem maquiado.

 

3. Veja muito mais filmes de terror!
Muitos se assustam com as produções por não estarem acostumados ao estilo. Se você é um cinéfilo do gênero, começará a reconhecer o elenco de outros filmes, saberá como aquilo irá terminar, quem irá viver ou morrer e estará calejado diante dos clichês. O lugar-comum incomoda pela repetição de ideias, mas traz uma zona de conforto para o público, antecipando sustos – como o último suspiro do assassino – e cenas inteiras (ela abriu o armário do espelho? Quando fechar, terá alguém atrás!). De tanto ver filmes, eles não irão mais te surpreender. Há aqueles que acham que assistir a uma comédia depois de um filme de terror, conseguirá esquecer o medo que sentiu! Ledo engano! Poderá abafar por algum tempo, mas a sua mente irá resgatar a produção mais marcante na hora em que você menos esperar!

 

4. Fale a respeito do filme!
Não adianta ficar apenas refletindo sobre a produção. Conversar com alguém pode ser uma forma de externar seus pensamentos, como uma descarga mental. Até mesmo se você escrever a respeito num blog ou numa simples agenda já será de grande importância para arquivar adequadamente o que viu. No entanto, não adianta falar mal do filme, tentar se convencer da ruindade, se você mesmo sentiu muito medo durante a exibição. Seja sincero! Lembre-se que os terapeutas e psicólogos resolvem a maioria dos problemas conversando com o paciente, permitindo que ele fale a respeito do que realmente pensa a respeito!

5. Assista novamente!
Achou o filme extremamente assustador? Veja novamente se tiver oportunidade! Numa segunda ou até terceira conferida, você verá que o diabo não é tão feio assim quanto pintam! E até notará defeitos da produção, cenas óbvias e terá ideias que poderiam tornar um ou outro momento melhor! Encarar seus medos é uma das melhores maneiras de conseguir vencê-los!

 

6. Filmes podem matar? Não fuja deles…
Sabe aqueles pais que evitam passar filmes de terror para seus filhos com medo que ele crie traumas? Pois acontece exatamente o oposto: a criança cresce imaginando os filmes de terror como um possível problema, permitindo que o longa mais idiota se torne o mais assustador. Se você tivesse o costume de assisti-los desde pequeno, veria que são apenas filmes, nada mais. E também não se transformará em um psicopata, como muitos acreditam! Ao considerar uma determinada produção como extremamente aterrorizante, veja-a, tire suas próprias conclusões. Fugir a todo custo de um terror pode amadurecer um possível trauma e até mesmo fazer seu subconsciente imaginar o conteúdo.

Especial

7. É inevitável? Relaxe e goze!
Não tem jeito! Seus amigos lhe convenceram a assistir aquele filme que você não pretendia nem passar na porta do cinema! Está diante dos momentos mais assustadores? Imagine aquilo como uma montanha-russa: começará devagar, terá momentos arrepiantes, mas, em breve, chegará ao fim, com você seguro, intacto! Falará a respeito por um tempo, mas logo estará em outros brinquedos para entretê-lo, tornando a montanha apenas mais um. Pode ser que você sue, sinta o coração acelerar e a boca seca, porém, depois estará bem novamente. Talvez até sinta prazer em situações assim. Acredite, isso é possível!

especial-7

8. A escuridão não cria monstros…somente evita que você os veja!
Após a tal sessão, você chega em casa, troca a roupa íntima manchada com um borrão e se prepara para dormir. Resolve então dormir com as luzes acesas para se sentir mais seguro! Bobagem! O escuro permite um sono mais tranquilo, deixa sua mente mais relaxada e tranquila. Aquela luz do abajur ou do banheiro é que acabará influenciando seus pensamentos, fazendo-o imaginar que viu algo passar diante dela. O ideal é manter o ambiente como você está acostumado, sem mudanças que possa acarretar sugestão de pensamentos.

especial-8

9. Scanners…sua mente pode ser guiada!
Para evitar que o longa se mantenha entre seus pensamentos no travesseiro, uma solução é subtituí-lo por outras lembranças. Ao se deitar, lembre-se de coisas boas: aquela garota ou rapaz de quem você gosta, seus filhos e sobrinhos, obrigações que terá no dia seguinte. Dizem que a mentalização positiva pode guiar seus sonhos, evitar que os sustos te acompanhem durante a noite. Uma dica boa também é não dormir de barriga para cima ou cheia: atrai pesadelos! (Freddy Krueger curtiu isso!)

 

10. Edgar Allan Poe, Lovecraft ou Stephen King?
Antes de dormir, é sempre saudável uma boa leitura! Ler algumas páginas de um livro podem cansá-lo ao ponto de aproximar o sono! Só saiba o que escolher para não permitir que o ato traga mais dores de cabeça: contos ou romances são ótimas pedidas, mas se você se assusta fácil ou não tem o costume de ver filmes de terror, opte por obras chatas e cansativas! Mas não leia apenas para esquecer o filme, faça disso uma rotina. A leitura pode ser relaxante, ajudando-o a esquecer seus problemas, falta de dinheiro, bronca do chefe…

11. Heavy Metal, Death Metal ou White Metal?
Outras formas de relaxar e ajudar a esquecer o medo podem estar relacionadas à trilha sonora da sua vida. Ouvir músicas antes de dormir pode fazê-lo relaxar, permitir que o sono venha de forma mais tranquila. Há aqueles que até dormem com o fone de ouvido, conectado a uma rádio ou canções gravadas no celular! Sem exageros ou volume alto, o ato pode ser favorável ao relaxamento. De preferência, escute músicas tranquilas ou das quais você está acostumado, sem aquelas batidas repetidas ou gritos. Música clássica? Lembre-se que muitos filmes de terror a utilizam em suas cenas mais sangrentas…Dario Argento que o diga!

 

12. Rob Zombie, Uwe Boll ou Bruno Matteo?
A melhor dica para esquecer um filme de terror é vendo outro. Acabou de assistir um longa assustador? Antes de dormir, escolha um outro filme de terror – de preferência bem ruim – e relaxe até o sono se aproximar. Viu Espíritos – A Morte está ao Seu Lado? Assista então The Haunting of Winchester House! Despertar dos Mortos? Veja Dia dos Mortos 2 – O Contágio ou House of the Dead! Found Footage pode fazê-lo dormir rapidamente, já que as cenas mais assustadoras estão, em sua maioria, nos quinze minutos finais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

38 thoughts on “12 Maneiras de Esquecer um Filme de Horror!

  • 08/06/2016 em 00:34
    Permalink

    Raras vezes ocorre de me sentir incomodado após ver um filme, depois de adulto. Ocorreu logo após assistir Rec, Devil e The Conjuring. Na primeira situação, eu não sabia absolutamente nada do filme, estava só em casa e tendo insônia constantemente, acumulado ao stress do trabalho. No caso de Devil ,que não é tão terrozão, eu tava sozinho em casa também, e me recuperando de uma cirurgia na coluna, não podia nem ficar em pé, e numa casa que havia acabado de me mudar. No caso de The conjuring, foi o mais esquisito mesmo, pois vi no cinema, discuti depois com amigos, e quando já estava sozinho, em casa, comecei a ficar matutando nas coisas que vi, antes de dormir rsrsrs nossa cabeça cria coisas absurdas mesmo.

    Resposta
  • 06/06/2016 em 23:07
    Permalink

    Bom gente, tive um pesadelo com a loira do banheiro e logo depois tive outro com uns dos filmes de terror. Vejo gente morta, Espíritos. Meu namorado fica me assustando com isso e acabo não dormindo.. Na minha cabeça só passa imagens ruins.. O que fazer gente, me ajudem!!

    Resposta
  • 24/06/2015 em 08:13
    Permalink

    Tenho 12 anos e assisto filmes de Terror desde os 8, por influencia do meu irmão eu fico com medo depois dos filmes mais aí antes de dormir eu rezo e penso em coisas positivas, como a menina que eu gosto, a boa campanha foi meu time e tal na noite seguinte eu já não sinto medo nenhum,meu irmão disse que a melhor forma e ver muitos e muitos filmes dr terror para pegar “experiência” e o medo simplesmente sumiu,e devo confessar que estou virando um especialista em filmes de terror hoje mesmo já assisti 1 a tarde vou ver mais um,e estou com um caderninho cheio de nomes de filmes de terror pra assistir!!

    Resposta
    • Avatar photo
      24/06/2015 em 09:40
      Permalink

      E qual é seu filme favorito, Gabriel?

      Resposta
  • 26/01/2015 em 22:37
    Permalink

    eu vi uma lenda urbana e so tenho 10 anos , quando vi eu não tive medo , só quando fui dormir , isso vai funcionar em lendas pessoal ?

    Resposta
    • 12/11/2015 em 15:44
      Permalink

      Garoto, vocÊ ficou com medo de que? Você tem 10 anos e nunca aconteceu nada com você porque logo depois de você assistir um filme de terror irá acontecer ? Lendas Urbanas é so uma uma lenda. Quando não conseguir dormir veja um filme de comédia

      Resposta
    • Avatar photo
      08/06/2016 em 00:27
      Permalink

      Fica tranquilo Bruno!

      Lendas são apenas histórias… 😉

      Resposta
  • 04/10/2014 em 17:41
    Permalink

    PRA MIM, A MELHOR MANEIRA DE SE ESQUECER UM FILME DE TERROR OU NÃO TER MEDO DELES, COMEÇOU NA INFÂNCIA!!PARECE BOBAGEM, MAS CANTAR MÚSICAS PARA A CRIANÇA DORMIR QUE O “BOI DA CARA PRETA”OU A “CUCA” VEM PEGAR OU AMENDRONTÁ-LA DIZENDO QUE SE ELA NÃO COMER, O “HOMEM DO SACO”VEM PEGÁ-LA, AJUDA MUITO COM O MEDO.NÃO SE DEVE FAZER ISSO!!MEUS PAIS NUNCA FIZERAM ESSAS COISAS PRA MIM, POR ISSO, EU SOU CORAJOSA E ADORO FILMES DE TERROR!MEUS TIOS, SEMPRE AMENDRONTARAM MINHA PRIMA COM ESSAS COISAS=HOMEM DO SACO, BICHO PAPÃO, CUCA, ETC…POR ESSE MOTIVO, QUANDO VÍAMOS FILMES DE TERROR, MINHA PRIMA SE BORRAVA DE MEDO E EU CAÍA NA RISADA!!!

    Resposta
  • 22/09/2014 em 16:22
    Permalink

    Eu assiti o filme Mama! e fiquei com ele na verdade com o personagem mama na cabeça e ñ consigo mais dormir só fico penssando nela e ñ vou consiguir ver o filme denovo! ag faz 2 dias que assisti o filme mama e eu to com mt medo me ajudem? porfavor me digam mais dicas para cabar com esse medo se vcs ñ assistiram o filme mama assitão vcs vão ver como elah a mama eh assustadora! me ajudem pfv pfffff?!?!?!

    Resposta
    • 11/01/2015 em 10:29
      Permalink

      Cara eu tenho medo tambem de filme de terror assisti mama e nao achei terror mais olha o todo mundo em panico 5 e a comedia da mama olha varias veses ajuda eu morria de medo do atividade para normal e eu olhei acomedia do atividade para normal que e inatividade paranormal e esqueci o filme de terror y

      Resposta
    • 16/01/2015 em 14:26
      Permalink

      Eu também assisti mama,olha que sou medrosa na hora que eu vi mama tomei um susto grande,mais aí eu encarei esse medo e depois não tomei mais susto o final foi chato sabe o que eu fiz para não ficar com medo fiquei lembrando toda hora do final que era chato aí eu fiquei na minha cabeça que final chato aí esqueci rapidinho!

      Resposta
  • 01/02/2014 em 23:13
    Permalink

    Um dos charmes em ver filmes de terror é justamente o cagaço que dá depois. Aliás, eles – os cagaços pós-créditos – são ótimos para medir o quanto o filme cumpriu o seu propósito.

    Por isso que considero o primeiro Atividade Paranormal como um marco. Depois que você assiste, cada ruído no quarto te faz pular da cama.

    Resposta
  • 24/09/2013 em 23:09
    Permalink

    Eu não consigo mais ter medo de filmes de terror (com excessão de Sobrenatural…), mas os filmes de zumbi ainda me assustam pq é algo que poderia acontecer a qualquer momento.

    Resposta
  • 24/09/2013 em 00:36
    Permalink

    kk’ cara eu assisti essa ivocação do mal q lanço no cinema fiquei morrendo de medo de não dormir de noite depois que vi oque vc postou aí eu começei a dar risadas e segui os conselhos até q adiantou bastante

    obrigado !

    Resposta
    • 19/01/2014 em 02:01
      Permalink

      Cara eu tb vi invocação do mal ai eu morro de medo cara vo tentar uns metodos aqui para dormir tranquilo obg por comentar q deu certo

      Resposta
    • 19/07/2016 em 22:13
      Permalink

      Verdade.Invocaçao do mal foi o melhor filme de terror que eu assisti. Sabendo que para as pessoas que gostam de filme de terror os melhores são os mais assustadores 😉

      Resposta
      • Avatar photo
        19/07/2016 em 22:30
        Permalink

        Não necessariamente, mas ok… entendi o seu ponto! 😉

        Resposta
  • 31/08/2013 em 20:04
    Permalink

    Esses conselhos não vale pra filmes de terror/gore que utilizam mortes reais…

    Resposta
  • 07/07/2013 em 12:13
    Permalink

    Que besteira! Filme de terror foi feito para dar medo! Aí de que adianta tentar dribá-lo? Então nem assista! Nós assistimos filmes de terror para criarmos essa sensação. É a mesma razão pela qual fazemos esportes radicais. Estar próximo da morte, desafiá-la de uma distância segura. É um medo gostoso esse de se enfiar embaixo do cobertor encolhido achando que alguém vai puxar seu pé. Nosso corpo reage a isso, as mudanças fisiológicas que temos quando estamos com medo são necessárias para o nosso corpo. É isso que faz um filme de terror ser bom, a intensidade de medo que ele causa. Claro, se esse medo dura vários dias e passa a prejudicar a rotina da pessoa, passando a se tornar estresse, ou se a pessoa tem problemas cardíacos, aí os filmes devem ser evitados. Para o resto de nós, let’s get scared!

    Resposta
  • 22/05/2013 em 12:12
    Permalink

    muito legal o tópico. desde pequeno assisto filmes de terror, por influencia da minha avó.
    inobstante todo esse tempo de “experiência”, curiosamente algumas películas ainda me chocam, ao ponto de dificultar meu sono. Sempre surge aquela imagem, aquele som muito bem feito … isso aconteceu recentemente, quando assisti “O Colecionador” e “Sinister”.
    Esse sentimento de repulsa, no meu entender, faz parte da singular experiência que um filme de terror proporciona. Nenhum outro gênero proporciona isso. De todo modo, para agregar ao excelente tópico, sugiro jogar algum jogo de computador, ou no caso das meninas, acessar o facebook antes de dormir huaehuaehaeuhaeu. confia que dá certo! : ))

    Resposta
  • 13/05/2013 em 08:57
    Permalink

    “Quanto mais você acompanhar o processo de criação do filme, mais irá se convencer de que aquilo não existe. Story boards, entrevistas e o desenvolvimento das técnicas de maquiagem são informações que irão ajudá-lo a perceber que aquele monstro bem feito…é apenas um homem bem maquiado.”

    , isso aqui é uma dica pras crianças de até uns 7 anos, certo?

    Resposta
  • 12/05/2013 em 23:09
    Permalink

    Desde muito pequeno eu assisto a filmes de terror. Na minha época de guri, eu acordava sorrateiro à meia-noite e meia pra assistir ao Cine Band Terror. Eu ligava a TV preto e branco de tubo que tinha no meu quarto, e assistia àqueles filmes numa imagem chuviscada, mas pensem num guri faceiro e realizado no dia seguinte!

    Nos finais de semana, eu sempre alugava pilhas de VHS de terror, geralmente cinesséries de uma só vez: peguei numa tacada só todos os Hellraiser e todos os Brinquedo Assassino!

    Medo eu nunca senti. Sempre senti um fascínio pelos efeitos, maquiagens, trilhas sinistras, mortes criativas e vilões mascarados porque parecia que ver loucos matando e morrendo fazia com que eu me sentisse mais feliz!

    Resposta
  • 12/05/2013 em 22:27
    Permalink

    já sou acostumada com filmes de terror desde criança,e hoje em dia nenhum filme me mete medo,ao contrário,meu medo é de não assisti-los hahaha adoro…….

    Resposta
  • 12/05/2013 em 17:55
    Permalink

    Hahahaha me diverti até lendo isso, porque eu realmente fiz a maioria dessas dicas pra esquecer filmes de terror. Antes, eu tinha muito medo de vê-los (justamente pq eu não via quando criança!) e ai eu “me obriguei” a ver vários e vários, li muitos artigos aqui mesmo no Boca do Inferno, até uma hora que via filmes de terror sem me abalar. Se eu vejo algum que ainda me assuste muito, eu tento ver outro que seja “pior” ou falo MUITO sobre ele rs. E realmente tem que manter a mente pensando positivo a noite. Outra boa dica é nunca se colocar no lugar dos personagens no filme de horror! hahaha

    Resposta
  • 12/05/2013 em 17:32
    Permalink

    Eu tenho um terror inexplicável pela menina de”O Exorcista” sendo que nunca vi o filme. Meu medo é formado por imagens e algumas cenas que cheguei a ver sem querer ao trocar os canais da televisão ,sempre pega de surpresa. Desde pequena alimentei esse medo e a barreira de real e imaginário com esse filme, me fazendo ter pesadelos horriveis e sendo muitas vezes a imagem de meu subconsciente para dias de estress e aflição. Hoje em dia busco o lado mais racional para entender esses meus medos e traumas venho tentando parar com essa besteira de temer algo que simplesmente não existe. Entendo que pode parecer para muito algo ridículo, tosco e bobo sentir tamanho medo de um personagem mas, queria agradecer por essa matéria que, mesmo sendo algo tão simples me encoraja ainda mais a superar esse medo(que na verdade vejo como um trauma, por tamanha barreira que criou em mim) e de finalmente conseguir ver “O Exorcista” pois é um grande filme! hehehe Para além de minha superação, também tenho direito de deleitar um ótimo e clásssico filme de terror

    Resposta
    • 21/09/2017 em 11:46
      Permalink

      Eu também vi o filme o exorcismo de Emily Rose, e também não me sai da cabeça, podendo acontecer quero vê lo outra vez para superar este medo mas não tenho coragem…

      Resposta
  • 12/05/2013 em 17:27
    Permalink

    Poderia informar o nome de todos os filmes das imgs?

    Resposta
  • 11/05/2013 em 19:37
    Permalink

    Se for um desses curtas de terror asiático, difícil ficar com a luz apagada, porque a imaginação voa! Mas as dicas são legais, principalmente acostumar desde pequeno com os filmes. Terror é bom porque é marcante, mexe com a gente…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *