O Massacre das Péssimas Sequências

0
(0)

O lançamento nos cinemas de O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua serve apenas para um que todos os fãs façam a mesma pergunta. Por quê? Por que lançar mais um filme inspirado na brilhante obra original O Massacre da Serra Elétrica, de 1974? Presença certa em qualquer lista que envolva os dez melhores filmes de terror da história, a produção original dirigida por Tobe Hooper infelizmente também coleciona outro título: o de possuir as piores sequências do gênero.

Para quem não lembra, O Massacre da Serra Elétrica original acompanha a jovem Sally, seu irmão inválido e três amigos em uma visita ao Texas. Eles são logo surpreendidos por uma família de canibais, com destaque para Leatherface, que usa uma motosserra e uma máscara feita com pele humana. Com fortes cenas de violência, o grande mérito do filme foi ter matado logo os quatro amigos para se concentrar em um espetáculo de tortura com Sally jamais repetido com mesmo êxito no cinema. O final é um dos momentos icônicos do cinema de terror.

Qualquer filme de terror que se preze vai ganhar suas sequências. De Sexta-feira 13 até Pânico, A Hora do Pesadelo e Jogos Mortais, a lógica de um filme ter feito sucesso no gênero e ganhar uma parte 2 é algo redundante. No entanto, algumas destas sequências até podem gerar bons filmes. A ideia de que a película original nunca é superada parece ser verdadeira, mas isso não impede que boas continuações sejam boladas.

Por exemplo, basta pensar em boas sequências como Sexta-feira 13 – parte 2, A Hora do Pesadelo 7, Halloweens 2, 4 e 7, Hellraiser 2. Claro, para cada acerto, é possível pensar em uma infinidade de continuações sem qualidade. No entanto, o problema das sequências, remakes ou filmes inspirados em O Massacre da Serra Elétrica é que TODOS variam entre ruins e péssimos. Não lembra de todos? Ainda bem. Mas como um verdadeiro massacre, que tal conferir , e entender, porque cada um dos filmes envergonha o original.

O Massacre da Serra Elétrica 2: O que esperar de um filme de terror cujo pôster de divulgação traz Leatherface e família reproduzindo o cartaz do drama teen O Clube dos Cinco? Esta parte 2, de 1986, até que prometia por trazer Tobe Hooper novamente como diretor, mas o resultado visto foi no mínimo sofrível. Com várias cenas que remetem a elementos de humor (em um filme chamado O Massacre da Serra Elétrica 2???), a trama simplesmente não funciona e se arrasta até o improvável e quase apocalíptico final. Aqui tem de tudo, de caverna que poderia ser usada no filme dos Goonies, a investidas sexuais (!!!!) com a moto serra, além de Dennis Hooper pagando mico como o tio de Sally (a mocinha do original) em busca de vingança. Ponto positivo? A presença do ator Jim Siedow, que interpretou o cozinheiro no filme original, além da estrutura da família canibal sofrer poucas mudanças.

Leatherface: O Massacra da Serra Elétrica 3: Se o segundo filme desagradou principalmente pela sua trama sem pé nem cabeça, além de ter feito muita gente rir, a terceira aventura de Leatherface, de 1990, tinha tudo para recuperar o prestígio do filme original. O roteiro se concentraria em um casal em viagem pelo Texas que seria perseguido por Leatherface e sua “nova” família. O roteiro ainda previa muita mutilação, sangue e cenas de tortura, mas o resultado simplesmente não ficou bom.

Esta parte 3 é bem melhor quando comparada com a parte 2, mas o filme sofreu severos cortes para ter uma censura mais amena. Além disso, a trama até começa bem, mas depois simplesmente torna-se mais do que previsível enquanto a nova família soa ridícula quando comparada com a original. Ponto positivo? O casal de atores Kate Hodge e William Butler manda bem e o filme acerta em se concentrar mais neles do que em coadjuvantes. A fotografia é bem realizada principalmente nas sequências noturnas.

O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno: Conhecido também como O Massacre da Serra Elétrica – A Nova Geração ou O Massacre da Serra Elétrica 4. Sem dúvidas, trata-se do pior filme da série original ou de qualquer produto que leve a marca da franquia. Aqui temos uma produção na qual nada, absolutamente nada, consegue ser aproveitado. O roteiro é inexistente, as cenas de terror são constrangedoras, o elenco, encabeçado por Renée Zellweger e Matthew McConaughey, é literalmente um terror.

A trama(???) acompanha um grupo de estudantes perdidos no Texas e que adivinhem, são perseguidos por Leatherface e sua – mais uma vez – “nova” família. O pior de tudo é saber que a direção ficou a cargo de Kim Henkel, roteirista do original. Mentira, o pior de tudo é ver Leatherface de travesti. Nada contra a diversidade, mas é como ver Jason vestido vestido de Marilyn Monroe (com vestido e peruca loira) em algum Sexta-feira 13. Ponto positivo? Quando o filme acaba, se é que você não desligou a TV antes.

O Massacre da Serra Elétrica – o remake: Na onda de remakes que caracterizou o gênero no século 21 gerando novas leituras de clássicos do terror, rodar uma refilmagem do Massacre original era questão de tempo. Dirigido por Marcus Nispel, o filme, de 2003, até consegue retrabalhar a história de Leatherface de forma convincente para um novo público. No entanto, o filme falha naquilo que foi tão forte e marcante no original: a concepção dos personagens. Com cenas funcionais para o gênero, a essência artesanal do original não existe e aqui temos apenas cenas bem produzidas, mas vazias de conteúdo. Ponto positivo? pela primeira vez temos uma parte do corpo ser decepada pela serra diante da câmera.

O Massacre da Serra Elétrica – O Começo: Sem saber se apostavam em uma nova parte 2, mas querendo faturar com a franquia, os produtores da vez decidiram voltar no tempo e contar como tudo aconteceu. Na prequel, de 2006, o público deveria ser brindado com o nascimento de Leatherface, sua infância e adolescência até o batismo no primeiro assassinado. Deveria, mas o que foi visto foi praticamente o remake do remake, com cenas mais sutis e uma bobagem sem fim até os créditos finais. A grande perda se deu pelo roteiro não aproveitar a infância de Leatherface para criar algo interessante e com certa profundidade. Ponto positivo? Não é o pior de todos porque Kim Henkel dirigiu A Nova Geração antes.

Comer carne humana faz bem pra pele....
Comer carne humana faz bem pra pele….

O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua: Eis que temos o novo filme, que foi apontado pelos produtores como a continuação oficial da obra original. Quem já assistiu está chamando este de o remake, do remake, do remake, porém piorado. Comentários a parte, aqui temos uma trama no mínimo sem necessidade de existir. O ponto de partida é que uma jovem parente dos canibais originais herda uma casa e como brinde, Leatherface. Buracos no roteiro, erros de datas e a mesma gritaria com efeitos 3D com direito a serra elétrica voando em direção à câmera. Algumas cenas de perseguição até são interessantes, mas aqui temos uma das piores conclusões. Só não é pior do que a bolada por Kim Henkel. Ponto positivo? Rever parte do elenco original em rápidas aparições. Ah, e as cenas de flachback do original no começo do filme.

Dizem que há uma motosserra nesta imagem...
Dizem que há uma motosserra nesta imagem…

E para provar que temos senso de humor, como deixar de fora Hollywood Chainsaw Hookers. Nunca ouviu falar? Em tradução literal, soaria como O Massacre da serra elétrica das vadias de Hollywood. Trata-se de um filme B dos saudoso anos 80 que não tem nenhuma ligação oficial com O Massacre da Serra Elétrica, mas é inegável que buscou inspiração na trama de Leatherface. Aqui não temos uma fazenda no Texas, mas um bordel repleto de prostitutas nuas e armadas com motosserras. Estrelado pela screem queen Linnea Quigley e por Gunnar Hansen, o Leatherface original, este filme serve como divertimento justamente pelo seu teor trash e por não se levar a sério.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

24 thoughts on “O Massacre das Péssimas Sequências

  • 17/12/2014 em 20:31
    Permalink

    O primeiro é unanimidade, falar que é bom é chover no molhado, o segundo é puro Humor Negro, na primeira vez eu não gostei, mas com o tempo ele se torna mais interessante e tem toda aquela atmosfera oitentista maravilhosa , então acabou se tornando um bom filme na franquia para mim, o Leatherface – texas Chainsaw Massacre 3 é meu segundo favorito, ele não chega á ser impactante como o primeiro, mas tem diversos pontos positivos, como a estética de 1990 e a trilha sonora que puro heavy metal sendo a melhor da franquia, o 4 é bem fraco mesmo, talvez o pior da franquia, O remake é o terceiro melhor filme da franquia, muito bem desenvolvido e sombrio, o quinto filme ” O início” é interessante, é um bom filme e tem aspectos sombrios bem parecidos com o remake de 2003, agora esse ” 3D A lenda continua” é fraco demais, com o tempo o filme se torna monótono e a estética moderna atual matou o filme ( um dos problemas do terror da atualidade) , faltou sujeira, dinamismo e uma trilha sonora marcante como a do terceiro. o problema maior da franquia é a alternância e cronologia da série. Mas no geral eu amo demais, fico aqui ao som de Lääz Rockit com Leatherface !

    Resposta
  • 25/04/2014 em 13:25
    Permalink

    O terceiro filme era muito básico, não tinha novidade nenhuma. O remake é legal, mas o problema dele é que assim como o original depois de um certo tempo fica muito só com a protagonista.
    Mas acho que o pior dos que eu já assisti foi O Inicio, parecia até Jogos Mortais. O com a Alexandra Daddario teve um final legal, mas algumas coisas ali foram meio forçadas.

    Resposta
  • 30/03/2014 em 13:36
    Permalink

    Realmente as continuações dessa franquia são muito fracas

    Resposta
  • 05/02/2014 em 21:13
    Permalink

    Tem muita sequencia ruim, mas este ultimo lançado é quase uma ofensa! Desnecessário.

    Resposta
  • 05/11/2013 em 23:27
    Permalink

    quem estiver à procura de emoções fortes, de sentir aquele friozinho na barriga, claustrofobia, arrepios, enjoos e um insuportável desejo de justiça, googlem: “murderpedia”, e se assustem em descobrir até onde o ser humano pode chegar para se satisfazer.

    Resposta
  • 28/08/2013 em 18:37
    Permalink

    Eu gostei do Massacre da Serra Eletrica 3d bem produzido enche mta linguica mas e bom

    Resposta
  • 07/06/2013 em 20:49
    Permalink

    o remake é ótimo!!!!! mas deveria ter aproveitado mais o original

    Resposta
  • 07/06/2013 em 20:47
    Permalink

    AFF TODO MUNDO JUDIA DO TEXAS CHAINSAW 2 1986 SÓ PORQUE TEM COMÉDIA,EU GOSTO ACHO LEGAL, E TEM UMA COISA QUE O 1 (o melhor!!!) NÃO TEM: MAIS SANGUE!!!

    Resposta
  • 27/05/2013 em 22:58
    Permalink

    Sabe o que é engraçado? A primeira vez que assisti o remake de 2003 eu achei o filme horroroso. Uma bomba. A pior caca que já poderiam ter feito.

    E a primeira vez que assisti ao remake de Dawn Of The Dead de 2004, do Zack Snyder, eu tinha achado um puta filme.

    Contudo, quanto mais eu ia assistindo ao Dawn Of The Dead original, mais o filme do Snyder se tornava obsoleto para mim. Mas o remake do Massacre não. Quanto mais eu o assistia, achava cada vez menos ruim. Hoje, já acho ele excelente, beeeeeem inferior ao original, mas ainda assim um excelente filme.

    Por quê? Porque a temática principal do filme original, ou seja, um grupo de jovens que é massacrado por uma família de canibais no meio do Texas, está LÁ!

    Já a crítica original de Dawn Of The Dead, que é o consumismo dos norte-americanos se perde COMPLETAMENTE no remake do Snyder.

    É por isso que eu fui injusto (ao meu ver) com o remake do Massacre, ele mostra um filme com um estilo menos “documental” (o primeiro tem tomadas que lembram filmes documentários antigos), mas a idéia e a trama prevalecem.

    Já o Dawn Of The Dead do Snyder deixa de lado a crítica do consumismo. Se você olhar ele como um filme de terror simples… ele funciona. Mas se olhar com a mensagem que o original tenta passar, ele é um DESASTRE.

    Resposta
  • 25/05/2013 em 03:06
    Permalink

    eu gostei bastante do 2 a cena inicial do leatherface matando os caras dentro do carro foi muito legal e o final tambem e gostei bastante tambem dos dois remakes

    as vezes é melhor fazer um remake do que uma continuação podre

    Resposta
  • 23/05/2013 em 14:16
    Permalink

    Bem, primeiramente, a primeira vez que apareceu uma serra decepando algo em algum filme do leatherface não foi no remake, foi no 2, logo no começo ele corta a cabeça de um cara com a serra kkkk, e eu gostei bastante do remake e do Massacre da Serra Elétrica: O Início. São filmes bem dirigidos, com boas atuações, gore e conseguem assustar.

    Resposta
  • 22/05/2013 em 06:27
    Permalink

    Achei essa parte 2 muito bizarra, mais uma coisa achei estranho…Lembro que antes havia críticas aqui no site, em relação ao Remake e o “Início” e sempre o Boca Do Inferno falou bem do filme. Então não entendi à má aceitação agora nesse artigo. Eu por mim mesmo, acho o Remake e o Início ótimos filmes.
    O resto eu concordo que foram continuações bizarras.

    Resposta
  • 21/05/2013 em 22:22
    Permalink

    Eu somente nao gosto do segundo e do quarto.

    Resposta
  • 20/05/2013 em 11:09
    Permalink

    Concordo com quase tudo, o primeiro é sem dúvida um clássico que merecia ter ficado na memória, sem continuações e remakes, mas como já disseram aqui o remake não é de se jogar fora (e olha que sou fanzão do original e lembro que fui assistir a esse cheio de má vontade). Achei excelente os personagens, principalmente o xerife e o Leatherface ficou cruel. E quanto a todos os outros eu concordo com as críticas.
    Apenas uma resalva no 3D, ponto positivo faltou a atriz hein: Alexandra Daddario, ah sem dúvida foi o melhor do filme. Que delícia hehe!

    Resposta
  • 20/05/2013 em 09:32
    Permalink

    O remake de 2003 é bom sim… teve muitas cenas corajosas para o tipo de produção que foi. As pessoas são injustas com ele só para manter a tradição de falar mal de remakes. O de 2006 também é bom, mas acabou repetindo o mesmo estilo, não apresentando muita novidade, mas foi interessante.

    Resposta
  • 20/05/2013 em 08:18
    Permalink

    na minha opinião: o de 1974 ótimo,o 2 uma merda mais dá pra rir e muito,o 3 legalzinho,o 4 não vi mas queria ver nem que seja pra rir e falar mal.o remake eu adoro demais mesmo que vcs metam o pau,o início é bom apesar de tudo,e o 3d dá pra assisti e se divertir um pouco se nós ignorarmos todos os absurdos apresentados,enfim, isso é tudo galera 🙂

    Resposta
  • 19/05/2013 em 20:58
    Permalink

    O remake do Marcus Nispel não é tão ruim assim .De todos os citados creio que ele foi o que mais se aproximou do original considerando tambem claro a variação de época estilos e conceitos .O filme teve coragem de mostrar algumas cenas bem fortes ,A presença do letherface é poderosa e assustadora e o xerife é um personagem muito foda daria nota 8,0

    Resposta
    • 19/05/2013 em 22:14
      Permalink

      também concordo com o amigo o filme de 2003 é ótimo acho sem dúvida a melhor depois do original..o xerife é sádico e letherface não exita em momento algum..

      Resposta
  • 19/05/2013 em 20:27
    Permalink

    Tive o desprazer de assistir ao novo filme e realmente me decepcionei! Até que começa bem, mas depois a história sofre uma “virada” sem pé nem cabeça, que deixa o cinéfilo com cara de otário. Pontos positivos, alguns, mas sinceramente, é um filme para se ver em casa, não no cinema. A série do Massacre tem mais um prego no caixão …

    Resposta
  • 19/05/2013 em 16:41
    Permalink

    belo artigo! Depois de ter visto o remake de 2003 e o filme de 2006, eu não me interessei mto em ver o Massacre da Serra Eletrica 3D A Lenda Continua

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *