ReTERRORspectiva 2013

0
(0)

Reterrorspectiva 2013

2013 chegou ao fim! Um ano com a terminação 13 fez alguns superticiosos acreditarem que boas coisas não iriam acontecer, enquanto boa parte do público imaginava que seria um recomeço, levando em consideração a data provável de fim dos tempos no final de 2012. Entre mortos e feridos, ficou apenas uma sensação melancólica de que poderia ser melhor – tal qual o remake de A Morte do Demônio! De todo modo, sobrevivemos! Como uma final girl, enfrentamos as dificuldades com disposição e coragem, mesmo que muitas vezes as escolhas tenham sido erradas: ora, por que eu não tentei acertar o assassino sobrenatural mais uma vez ao invés de simplesmente fugir?

As decisões erradas não estão relacionadas a cor da sua veste íntima na virada do ano! Mas, talvez às expectativas exageradas, como a que serviram como um balde de sangue de porco frio para o remake de Carrie. Mama Mia! É muito melhor não esperar nada – deixar que as sete ondas te carregue – e tentar se surpreender com as novidades. Ou você imaginava no início de 2013 que Invocação do Mal seria a grande surpresa do ano?

Também muitos aconselham a dar continuidade a seus projetos! Um ano em que não tivemos o “nosso Roberto Carlos especial” – no caso, as franquias costumés Jogos Mortais e Atividade Paranormal -, o público teve que se contentar com a terrível – no mau sentido – continuação oficial de O Massacre da Serra Elétrica. E o que dizer então de O Último Exorcismo – Parte 2? Para cada Silent Hill – Revelação há um Riddick 3 e Sobrenatural: Capítulo 2 para compensar.

É…o ano terminou. Um novo Papa, sem Nelson Mandela e Reginaldo Rossi; sem Hugo Chavez e o Chorão. Quando chega a essa época do ano, a sensação é igual a de um filme de terror. Muitas perdas e tensão. A ansiedade sobre o desconhecido, as incertezas sobre o futuro, as expectativas sobre um final feliz. Se fizer sucesso, haverá uma continuação. Se não der certo, ainda pode-se tentar um remake. Apesar de que – se pensarmos na Anitta, na Gravidade dos atos de violência e até mesmo no tapetão do Campeonato Brasileiro -, a sensação que fica é que É o Fim, precisamos mesmo é de uma Fuga do Planeta Terra. Talvez para Oblivion ou Elysium. Depois da Terra, uma Viagem, Além da Escuridão, para qualquer uma das Dezesseis Luas, pode ser a solução. Somos o que Somos, mas lamentamos!

Zoeira-2

Festivais pelo Brasil

Depois do cancelamento do SP Terror e do CineFantasy, mais um festival de São Paulo não teve o apoio necessário para a sua realização. Assim, entra para a lista das perdas de 2013 o Espantomania, que teria a sua quarta edição no final no ano! Vamos torcer para que ele retorne com força total em 2014, assim como outras mostras e festivais!

Por outro lado, com a abertura no dia 3 de maio, com a apresentação do aguardado filme de Rodrigo Aragão, Mar Negro, ocorreu com muito sucesso o IX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Nesta edição especial, com mais de 150 produções de 42 países, diversas atividades como mostra fotográfica em homenagem ao giallo, o Fantaspoa contou com a presença ilustre do mestre italiano Luigi Cozzi, além de um concerto genial de Claudio Simonetti. Confira os vencedores:

Mar Negro (2013)

Melhor curta Animação Internacional: Las Palmas, de Johannes Nyholm
Melhor curta Animação Nacional: Ed, de Gabriel Garcia
Melhor curta Live-Action Internacional: Psicopata Belga, de Katia Olivier
Melhor curta Live-Action Nacional: Amores Passageiros, de Augusto Canani
Melhor longa-metragem: 7 Caixas, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori

Mostra de curtas-metragens (jurados Christopher Kastensmidt e Rodolfo Stancki)
Melhor Curta Internacional Animação: Crepúsculo da Noite (The Gloaming), de Nobrain
Melhor Curta Internacional Live-Action: Psicopata Belga (Belgian Psycho), de Katia Olivier
Melhor Curta Nacional Live-Action: O Duplo, de Juliana Rojas
Melhor Curta Nacional Animação: Realejo, de Marcus Vinicius Vasconcelos
Mostra Apocalipse Zumbi (jurados Armando Fonseca e Raphael Borghi)
The Battery, de Jeremy Garner
Mostra Panorama (jurado: Adriano de Oliveira)
Melhor Diretor: Krisztina Deák, de Aglaja (Hungria/Romênia/Polônia)
Melhor Filme: Hail, de Amiel Courtin-Wilson (Austrália)

Mostra Ibero-Americana (jurados: Eron Duarte Fagundes e Marcelo Miranda)
Prêmio Especial do Júri: Aí Vem o Diabo, de Adrián Garcia Bogliano (México)
Menção Honrosa: Tragam-me a Cabeça da Mulher Metralhadora, de Ernesto Diaz Espinoza (Chile)
Melhor Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori, por 7 Caixas (Paraguai)
Melhor Filme: Making Off Sangrento, de Gonzalo Quintana e Hernán Quintana (Argentina)

Mostra Competitiva Internacional (Jurados: André Kleinert e Carlos Primati)
Menção Honrosa de Melhor Banho de Sangue: Tulpa, de Federico Zampaglione (Itália)
Menção Honrosa de Rainha do Grito: Traci Lords, por Excision (EUA)
Menção Honrosa de Direção Musical: A História do Future Folk, de John Mitchell e Jeremy Kipp Walker (EUA)
Melhor Direção de Arte: Eega, de S.S. Rajamouli e J.V.V. Sathyanarayana (Índia)
Melhores Efeitos Especiais: O Exército de Frankenstein, de Richard Raaphorst (Holanda/EUA) – Company: Unreal. Special Effects and creature supervisor: Rogier Samuels.
Melhor Roteiro: Melle Runderkamp e Arne Toonen, de Black Out (Holanda)
Melhor Atriz: Rosie Day, por A Casa de Tolerância (Inglaterra)
Melhor Ator: Rene Bitorajac, de Canibal Vegetariano (Croácia)
Melhor Direção: Karen Shakhnazarov, de Tigre Branco (Rússia)
Melhor Filme: A Excursão, de Mathieu Seiler (Alemanha/Suíça)

Além do Fantaspoa, outros festivais aconteceram de forma independente pelo país. Só para citar alguns: Festival de Cinema Fantástico de Extrema, Festival aos Berros de Cinema e Música em Juiz De Fora/MG, Maranhão na Tela…e o RioFan, entre os dias 1 e 4 de agosto. Tivemos mais uma ótima edição da mostra Guaru Fantástico, de Rubens Mello, realizada com um “esquenta” no dia 16 de novembro e a realização no dia 23. Confira os vencedores:

Belphegor – Ricardo Ghiorzi maquiagem FX/efeitos
Carpe Diem – Dimitri Kozma animação
Coração das Trevas – Alex Nova e Renato Santos montagem
8 – Raúl Cerezo arte
Historia Muerta  – Fran Mateu figurino
Refugio 115 – Ivan Villamel melhor Curta
Encosto- Joel Caetano ator – melhor criatura
Luz Escura – Lucas Procópio ator
Estrela Radiante – Fabiana Servilha som – diretor
Mal Passado – Julio Wong melhor curta eleito pelo público – atriz
Silent Agony – Octavi Spuga roteiro
O Membro Decaído – Lucas Sá fotografia – roteiro
Zombio 2 – Peter Baystorff maquiagem FX/efeitos
Coveira das Almas – de Sandro Debizazzi menção honrosa
Projeto Gloria  – Rafael Aguiar menção honrosa
Terror Noturno – Alexandre Lorenzo menção honrosa
Red Hookers – Larissa Anzoategui menção honrosa

Zoeira-3

Aproveitamos o espaço para um puxão de orelha nos realizadores. Se quer que seu festival seja um sucesso ainda maior, não deixe de enviar para o Boca do Inferno um release. É com divulgação e apoio – e se possível, cobertura – que vocês conseguirão alcançar voos altos e duradouros! O gênero fantástico já sofre bastante preconceito – e vocês sabem disso -; para que piorar as coisas alimentando somente seu ego?

50 Anos de Zé do Caixão

O personagem mais conhecido do gênero fantástico brasileiro, Zé do Caixão, idealizado por José Mojica Marins, completou 50 anos no dia 13 de novembro! A festa oficial aconteceu na Rua Augusta, com exibição de filmes clássicos e muita bebida! Confira algumas imagens de Patty Fang do evento:

ZedoCaixao-3

ZedoCaixao-1

ZedoCaixao-2

R.I.P.

Dentre as inúmeras perdas, pode-se destacar:

David R. Ellis – faleceu em 7 de janeiro. Diretor de Premonição 2, Celular – Um Grito de Socorro, Serpentes a Bordo, Asylum, Premonição 4 e Terror na Água 3D.
Michael Winner – faleceu em 21 de janeiro. Diretor de Os que Chegam com a Noite, Desejo de Matar, A Sentinela dos Malditos, Desejo de Matar 2, Desejo de Matar 3
John Kerr – faleceu em 2 de fevereiro. Ator de 76 produções, entre séries e filmes. Destaque: A Mansão do Terror, de 1961.
David Early – faleceu em 23 de março. Ator de Zombie – O Despertar dos Mortos, Silêncio dos Inocentes, Inocente Mordida e A Metade Negra
Jesus Franco – faleceu em 2 de abril. Diretor, roteirista e ator de mais de 200 produções. Destaque: Oásis dos Zumbis, Drácula contra Frankenstein, Vampyros Lesbos, entre muitos outros, numa carreira voltada para o exploitation, a fantasia e o horror.
Richard Brooker – faleceu em 8 de abril. Fez o Jason Voorhees em Sexta-Feira 13 – Parte 3
Ray Harryhausen – faleceu em 7 de maio. Simplesmente o rei do stop-motion, tendo seu nome associado a diversos clássicos fantásticos como O Monstro do Mar Revolto (1955), Jasão e o Velo de Ouro (1963), Fúria de Titãs (1981), Simbad e o Olho do Tigre (1977), etc.
Arthur Malet – faleceu em 18 de maio. Entre seus inúmeros trabalho como ator se destacam: O Jovem Frankenstein (1974), O Céu pode Esperar (1978) e Halloween – A Noite do Terror (1978)
James Gandolfini – faleceu em 19 de junho. Mais conhecido pelo papel na série Família Soprano, fez no gênero fantástico Possuídos (1998), 8mm – Oito Milímetros (1999), A Última Fortaleza (2001), O Sequestro do Metrô 123 (2009) e Onde Vivem os Monstros (2009)
Diane Clare – faleceu em 21 de junho. Atriz de Desafio ao Além (1963), Pacto com o Diabo (1964) e Epidemia de Zumbis (1966)
Richard Matheson – faleceu em 23 de junho. Escritor de excelentes obras fantásticas como O Solar Maldito (1960), A Mansão do Terror (1961), Muralhas do Pavor (1962), O Corvo (1963), Farsa Trágica (1963), Mortos que Matam (1964), Fanatismo Macabro (1965), Bodas de Satã (1968), Nasce um Monstro (1969), etc. Além de vários episódios das séries Além da Imaginação, Night Gallery, Ghost Story…

Richard Matheson
Cory Monteith – faleceu em 13 de julho. Ator jovem, mas fez alguns trabalhos na série Sobrenatural e Fear Itself, além de atuar em O Jogo do Espelho (2006), Premonição 3 (2006), Kraken: Os Tentáculos das Profundezas (2006), Luzes do Além (2007), Hybrid (2007)….fez sucesso na série Glee!
Karen Black – faleceu em 8 de agosto. Atuou em Trilogia do Terror (1975), A Mansão Macabra (1976), Trama Macabra (1976), Invasores de Marte (1986), A Ilha dos Monstros (1987), Reflexo do Demônio (1990), Evil Spirits (1990), Crianças da Noite (1991), Colheita Maldita 4 (1996)…
Lou Reed – faleceu em 27 de outubro. Suas composições estiverem na trilha sonora de mais de 150 títulos como Assassinos por Natureza (1994), Trainspotting – Sem Limites (1996), V de Vingança (2005), Zumbilândia (2009) e The Lords of Salem (2012)
Paul Walker – faleceu em 30 de novembro. Fez O Monstro do Armário (1986), Sociedade Secreta (2000), Perseguição (2001), Entre a Vida e a Morte (2008). Era mais conhecido pela participação na franquia Velozes e Furiosos.

Boca do Inferno – 12 Anos

Um ano complicado para o Boca do Inferno! Tivemos complicações com o servidor de hospedagem e fomos obrigados a reiniciar o site – do zero mesmo – em abril. Algum período de ampliação de conteúdo, até novos problemas surgirem em outubro e obrigar o site a mais uma parada de um mês, sem atualizações, sem estar no ar. Apesar dessas dificuldades, o monstro não quis descansar, conseguindo alcançar a marca de mais de 800 críticas e 50 artigos em apenas 9 meses de postagens. Saimos do servidor de hospedagem ruim e migramos para um dedicado, com mais velocidade e agilidade para o acesso do conteúdo. Também conseguimos comprar o domínio www.bocadoinferno.com.br, fazendo uma homenagem ao horror independente brasileiro com 26 análises!

Sobrenatural 2 (2013) (1)

E teve mais! Firmamos acordo de parceria para o lançamento de duas produções – Sobrenatural: Capítulo 2 e Carrie -, além de uma rápida participação no programa Esquenta da Rádio 89Fm. Com tudo isso, houve um crescimento assustador no número de visitantes do Facebook do Boca, aproximando da marca de 100 mil curtidas.

Iniciamos a fanzine Boca do Inferno, uma versão impressa com os principais artigos e críticas publicadas no site, com distribuição em eventos ou por solicitação via e-mail.

Também iniciamos um processo seletivo para a escolha de três novos colaboradores para o Boca do Inferno – algo que deve ter seu fim em janeiro para a divulgação oficial. Apesar da saída de Estela Heise e Felipe Stoker, trouxemos de volta o conteúdo de Felipe M.Guerra e de outros colaboradores.

Acreditamos que 2014 será definitivamente o ano do Boca do Inferno! Completaremos a marca macabra de 13 anos de existência do site, com postagens temáticas a cada mês, além de outras surpresas que farão você tremer…literalmente!

Confira alguns números:

Postagens: 1423
Críticas: 820
Artigos: 50
Notícias: 487
Outros (entrevistas, editoriais, etc): 66
Destaque nas colaborações: Silvana Perez (com notícias e criticas) e Filipe Falcão (críticas, videocast e podcast)

Os Melhores e Piores Filmes de 2013

Uma simples conferida na lista de estreias de 2013 para uma constatação nua e crua: o ano foi mais voltado para a Ficção Científica do que para o horror. Se por um lado tivemos a estreia dos remakes de A Morte do Demônio e Carrie e produções assombrosas como Mama, Invocação do Mal e Sobrenatural 2, por outro fomos bombardeados por muitas aventuras e fantasias como Oblivion, Elysium, Depois da Terra, Círculo de Fogo, Riddick 3, Infectados, Ender´s Game: O Jogo do Exterminador, É o Fim, Star Trek – Além da Escuridão…e, é claro, O Hobbit: A Desolação de Smaug.

O Hobbit 2 (2013)

Mais uma vez demos oportunidade dos colaboradores enviarem seu cardápio de preferência do ano! Abaixo você confere, a seleção dos Infernautas que trabalham no Boca do Inferno, a partir de produções lançadas nos cinemas, em DVD e até séries de TV! Aproveitem para comentar e listar suas escolhas abaixo:

por Marcelo Milici

10. Meu Namorado é um Zumbi
9. Sobrenatural: Capítulo 2
8. O Hobbit: A Desolação de Smaug
7. Uma Noite de Crime
6. Killer Joe – Matador de Aluguel
5. Riddick 3
4. Círculo de Fogo
3. A Morte do Demônio
2. Gravidade
1. Invocação do Mal

Gravidade (2013)

por Silvana Perez

10. O Hobbit: A Desolação de Smaug
9. Star Trek – Além da Escuridão
8. Círculo de Fogo
7. Mama
6. Meu Namorado é um Zumbi
5. A Morte do Demônio
4. Segredos de Sangue
3. É o Fim
2. Killer Joe – Matador de Aluguel
1. Invocação do Mal

por Juvenatrix

10. Sobrenatural: Capítulo 2
9. Jogos Vorazes: Em Chamas
8. Elysium
7. Além da Escuridão – Star Trek
6. Oblivion
5. Riddick 3
4. Invocação do Mal
3. Ender´s Game: O Jogo do Exterminador
2. A Morte do Demônio
1. O Hobbit: A Desolação de Smaug

A Morte do Demônio (2013) (3)

por Tiago Toy

10. Mama
9. The Following
8. Under The Dome
7. Bates Motel
6. American Horror Story – Coven
5. A Maldição de Chucky
4. Sobrenatural: Capítulo 2
3. Invocação do Mal
2. Guerra Mundial z
1. A Morte do Demônio

por Rodrigo Ramos

10. A Morte do Demônio
9. Uma Noite de Crime
8. Somos o que Somos
7. Segredos de Sangue
6. Elysium
5. Gravidade
4. Killer Joe – Matador de Aluguel
3. Os Suspeitos
2. Círculo de Fogo
1. Invocação do Mal

Pacific Rim (2013)
Usando monstros para enfrentar monstros!

por Gabriel Paixão

10. Hitchcock
9. É o Fim
8. Os Suspeitos
7. O Hobbit: A Desolação de Smaug
6. Sobrenatural: Capítulo 2
5. Invocação do Mal
4. Segredos de Sangue
3. Star Trek – Além da Escuridão
2. Gravidade
1. A Morte do Demônio

por Ivo Costa

10. Excision
9. Lesson of Evil
8. Os Suspeitos
7. É o Fim
6. A Morte do Demônio
5. Somos o que Somos
4. Sobrenatural: Capítulo 2
3. Invocação do Mal
2. Segredos de Sangue
1. Killer Joe – Matador de Aluguel

Killer Joe (2011) (2)

por João Pires Neto

10. Somos o que Somos
9. Elysium
8. Star Trek – Além da Escuridão
7. Circulo de Fogo
6. Sobrenatural: Capítulo 2
5. É o Fim
4. Invocação do Mal
3. A Morte do Demônio
2. Segredos de Sangue
1. Killer Joe – Matador de Aluguel

Filmes do Gênero Fantástico Lançados nos Cinemas em 2013
(compilação de Juvenatrix através do blog Infernotícias)

Mama (2013) (2)

* A Viagem (Cloud Atlas, EUA / Alemanha / Hong Kong / Singapura, 2012) – estreou em 11/01/13 (aventura com elementos de ficção científica)
* João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters, EUA / Alemanha, 2013) – estreou em 25/01/13 (ação com elementos de fantasia e horror)
* Inatividade Paranormal (A Haunted House, EUA, 2013) – estreou em 01/02/13 (comédia com elementos de horror)
* Meu Namorado é Um Zumbi (Warm Bodies, EUA, 2013) – estreou em 08/02/13 (comédia com elementos de horror)
* Dezesseis Luas (Beautiful Creatures, EUA, 2013) – estreou em 01/03/13 (drama com elementos de horror)
* Hitchcock (EUA, 2012) – estreou em 01/03/13 (biografia do cineasta Alfred Hitchcock e bastidores do filme “Psicose”, 1960)
* Killer Joe – Matador de Aluguel (Killer Joe, EUA, 2011) – estreou em 08/03/13 (thriller)
* Oz: Mágico e Poderoso (Oz the Great and Powerful, EUA, 2013) – estreou em 08/03/13 (aventura com elementos de fantasia)
* A Hospedeira (The Host, EUA, 2013) – estreou em 29/03/13 (drama com elementos de ficção científica)
* Jack – O Caçador de Gigantes (Jack the Giant Slayer, EUA, 2013) – estreou em 29/03/13 (ação com elementos de fantasia e horror)
* Uma História de Amor e Fúria (Brasil, 2013) animação – estreou em 05/04/13 (drama com elementos de ficção científica)
* Mama (Mama, Espanha / Canadá, 2013) – estreou em 05/04/13 (horror)
* Oblivion (Oblivion, EUA, 2013) – estreou em 12/04/13 (ficção científica)
* A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 2013) – estreou em 19/04/13 (horror)
* Homem de Ferro 3 (Iron Man 3, EUA / China, 2013) – estreou em 26/04/13 (ação com elementos de ficção científica)
* O Último Exorcismo – Parte 2 (The Last Exorcism – Part II, EUA, 2013) – estreou em 10/05/13 (horror)
* O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua (Texas Chainsaw 3D, EUA, 2013) – estreou em 17/05/13 (horror)
* A Fuga do Planeta Terra (Escape From Planet Earth, EUA / Canadá, 2013) – estreou em 30/05/13 (animação com elementos de ficção científica)
* Depois da Terra (After Earth, EUA, 2013) – estreou em 07/06/13 (ficção científica)
* Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013) – estreou em 14/06/13 (ficção científica)
* Segredos de Sangue (Stoker, EUA / Inglaterra, 2013) – estreou em 14/06/13 (thriller)
* Universidade Monstros (Monsters University, EUA, 2013) – estreou em 21/06/13 (animação com elementos de horror)
* Todo Mundo em Pânico 5 (Scary Movie 5, EUA, 2013) – estreou em 28/06/13 (comédia com elementos de horror)
* Guerra Mundial Z (World War Z, EUA, 2013) – estreou em 28/06/13 (horror)
* O Homem de Aço (Man of Steel, EUA / Canadá / Inglaterra, 2013) – estreou em 12/07/13 (ficção científica)
* Wolverine: Imortal (The Wolverine, EUA, 2013) – estreou em 26/07/13 (ação com elementos fantásticos)
* Os Escolhidos (Dark Skies, EUA, 2013) – estreou em 09/08/13 (horror com elementos de ficção científica)
* Círculo de Fogo (Pacific Rim, EUA, 2013) – estreou em 09/08/13 (ficção científica)
* Percy Jackson e o Mar de Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters, EUA, 2013) – estreou em 16/08/13 (aventura com elementos de horror)
* Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones, EUA / Alemanha, 2013) – estreou em 23/08/13 (ação com elementos de horror)
* Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013) – estreou em 13/09/13 (horror)
* Elysium (Elysium, EUA, 2013) – estreou em 20/09/13 (ficção científica)
* R.I.P.D. – Agentes do Além (R.I.P.D., EUA, 2013) – estreou em 27/09/13 (comédia de ação com elementos de horror)
* Silent Hill: Revelação (Silent Hill: Revelation, França / EUA / Canadá, 2012) – estreou em 11/10/13 (horror)
* Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (Dragon Ball Z: Battle of Gods, Japão, 2013) – estreou em 11/10/13 (animação com elementos de fantasia)
* Gravidade (Gravity, EUA, 2013) – estreou em 11/10/13 (ficção científica)
* Riddick 3 (Riddick, EUA / Inglaterra, 2013) – estreou em 11/10/13 (ficção científica com elementos de horror)
* É o Fim (This is the End, EUA, 2013) – estreou em 11/10/13 (comédia com elementos de horror)
* Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, EUA, 2013) – estreou em 01/11/13 (aventura com elementos de fantasia)
* Uma Noite de Crime (The Purge, EUA / França, 2013) – estreou em 01/11/13 (thriller com elementos de horror e FC)
* Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, EUA, 2013) – estreou em 15/11/13 (ficção científica com elementos de horror)
* Sobrenatural – Capítulo 2 (Insidious – Chapter 2, EUA, 2013) – estreou em 22/11/13 (horror)
* Infectados (Stranded, Inglaterra / Canadá, 2013) – estreou em 29/11/13 (ficção científica com elementos de horror)
* Carrie, a Estranha (Carrie, EUA, 2013) – estreou em 06/12/13 (horror)
* O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug, EUA / Nova Zelândia, 2013) – estreou em 13/12/13 (aventura com elementos de fantasia e horror)
* Somos o Que Somos (We Are What We Are, EUA, 2013) – estreou em 13/12/13 (thriller com elementos de horror)
* Ender´s Game: O Jogo do Exterminador (Ender´s Game, EUA, 2013) – estreou em 20/12/13 (ficção científica)
* A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013) – estreou em 20/12/13 (aventura com elementos de fantasia)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

14 thoughts on “ReTERRORspectiva 2013

  • 17/01/2015 em 21:17
    Permalink

    Invocação do mal foi o melhor sim seguido por A morte do demônio pena que Anabelle não tenha sidi tão bom quanto esses!

    Resposta
  • 04/01/2014 em 22:43
    Permalink

    parabens por mais um ano,e principalmente pela perseverança de manter o site no ar,mas fico me perguntando,e ja triste…aquela imensa quantidade,imensa mesmo de material do site antigo esta definitivamente perdida? me respondam pra eu me conformar logo ou ter alguma esperança.

    Resposta
    • Avatar photo
      05/01/2014 em 02:16
      Permalink

      Não, Roland, nada foi perdido e todo o material está sendo postado aos poucos 🙂

      Resposta
  • 03/01/2014 em 16:16
    Permalink

    acabei de ver “invocacao do mal” e sem duvidas se trata do melhor filme de terror de 2013. sinistro o negocio …

    Resposta
  • 02/01/2014 em 23:01
    Permalink

    Adorei a Reterrorspectiva!
    Realmente as pausas do site foram angustiantes, mas enfim, tudo se resolveu. Excelente site! Parabéns equipe do Boca!

    Resposta
  • 02/01/2014 em 14:41
    Permalink

    Eu penso que o ano poderia ser pior jhuhaauhaua…

    Agora a volta do Felipe M. Guerra putz o cara é pica.

    Resposta
  • 01/01/2014 em 22:41
    Permalink

    ótimo artigo parabéns , sem duvida invocação do mal foi o melhor filme de horror de 2013…

    Resposta
  • 01/01/2014 em 22:19
    Permalink

    Parabenizo e agradeco a todos pelo hercúleo e excelente trabalho que tem feito no site!

    Resposta
  • 01/01/2014 em 01:48
    Permalink

    esse ano foi um pouco fraco,mas mesmo assim teve filmes legais como: sobrenatural 2,gravidade,evil dead,invocação do mal,killer joe……….

    filmes que deixaram a desejar:o massacre da serra elétrica 3d,o último exorcismo 2,mama,carrie,a estranha,os escolhidos…….

    e filmes bem decepcionantes como:somos o que somos,depois da terra,os instrumentos mortais,silent hill revelação………

    mas em compensação as séries que estreiaram e que comecei a acompanhar foram ótimas: bates motel,the following,hannibal,orphan black,american horror history coven,e por último a odiada under the dome,que é fraquinha mais eu curto,me julguem……… hahaha.
    essa é minha humilde opinião galera,espero que o ano de 2014 seja repleto de novos filmes e séries legais. feliz ano novo a todos,adoro vcs,e vida eterna ao boca 🙂

    Resposta
    • 02/01/2014 em 02:48
      Permalink

      Então somo dois também curto Under the Dome, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Resposta
  • 30/12/2013 em 23:49
    Permalink

    Ótima retrospectiva, além de algumas pausas feitas pelo site, tudo ainda continua como sempre, Boca do Inferno o melhor site de filmes de terror da América Latina.

    – Aguardando o resultado do processo de seleção.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *