Cronologia Atividade Paranormal

Atividade Paranormal

O que era apenas para ser um filme isolado – “um pequeno filme“, nas palavras de Oren Peli – acabou se tornando uma franquia. São ao todo quatro filmes e dois spinoffs (filmes baseados na série), sendo que um quinto exemplar já está prometido para outubro de 2014. Assim, muitos infernautas acabam se confundindo com as continuações e prelúdios, tentando entender os mistérios envolvendo Katie, Toby, amuletos…. apresentados aos poucos. Na verdade, a mitologia da série é bem simples e poderia se resumir a um filme média-metragem, mas os bons números e o ótimo custo benefício fizeram os realizadores pincelarem o conteúdo, em cada produção, enquanto enchem a tela de câmeras amadoras e sustos.

Para facilitar a sua compreensão dos episódios, o Boca do Inferno preparou uma cronologia dos acontecimentos, incluindo cenas extras, informações adicionais e muita pesquisa – algo que o site Dread Central começou a fazer, de forma mais simples, mas parou no terceiro filme. Abaixo você confere algo que não existe em site nenhum da internet, detalhes e imagens que farão você compreender um pouco mais desse fenômeno.

Não é preciso avisar que contém detalhes dos filmes, análises e revelações que poderão estragar a surpresa de quem ainda não viu nenhum dos cinco filmes oficialmente lançados em DVD. Não incluímos o spinoff Marcados pelo Mal por razões óbvias.

1988

Atividade Paranormal 3 (2011) (1)

3 de setembro: Aniversário de Katie
4 de setembro: Primeira referência ao demônio como Toby
5 de setembro: Dia em que a foto de Katie é tirada (e depois seria vista no primeiro filme e queimada no segundo)
7 de setembro: Primeira evidência documentada de Toby
10 de setembro: Toby é apresentado como alto e mais velho do que Kristi
15 de setembro: A avó Lois deixa claro que o desejo de Julie sempre foi ter um filho. Ela insiste para que ela tente engravidar novamente.
22 de setembro: Kristi é parcialmente possuída. Ela se recusa a fazer algo que Toby pede.
23 de setembro: Dennis descobre o Triângulo Mágico no guarda-roupas. Kristi está doente. Julie e Dennis a levam ao médico. Acontece o evento Bloody Mary no espelho do banheiro. Randy tem o corpo arranhado. Dennis descobre que bruxas que usavam o símbolo que ele encontrou faziam pactos com os demônios envolvendo trocas com seus primeiros-filhos. Ele descobre que todas usam o mesmo colar.
24 de setembro: Kristi concorda em ajudar o demônio Toby. Julie se recusa a deixar as crianças irem à casa da avó. Toby aparece para Julie até fazê-los sair dali. A família faz uma viagem de sete horas para Moorpark para ficar com a mãe de Julie depois do incidente na cozinha. A avó está vestindo Kristi como uma noiva; a pequena diz que vai se casar com Toby. Dennis descobre o coven e encontra outro Triângulo Mágico e o símbolo da Ordem de Baphomet escondido atrás das pinturas de Lois. Julie é atirada em Dennis por Toby, e ambos caem das escadas. Julie está aparentemente apenas desmaiada, sua morte não é confirmada. Katie fica possuída. Dennis é morto por Toby.

2005

alguma data em março: Kristi e Dan estão preparando o quarto de Hunter.
alguma data em março: Katie traz algumas fitas VHS. A morte da avó Lois é confirmada.
alguma data em julho: Nasce Hunter (data provável)

2006 (em San Diego)

Atividade Paranormal 2 (2010) (4)

alguma data em julho: Comemoração do primeiro aniversário de Hunter. Eu não sou realmente má, mas eu posso ser má. E está a questão, diz Katie.
1 de agosto: A casa parece ter sofrido vandalismo. O colar de Katie, feito por Kristi, é uma referência ao que as bruxas usavam. A caixa de fitas VHS desapareceram.
7 de agosto: Martine sabe que há algo ruim na casa.
8 de agosto: Kristi diz que está se sentindo do mesmo modo como quando era criança.
12 de agosto: Martine é mandado embora por abençoar a casa.
15 de agosto: Micah descobre algo sobre os eventos passados na época da infância de Kristi e Katie.
17 de agosto: A morte da mãe de Ali é confirmada.
18 de agosto: Quando perguntado o que quer, a Tábua Ouija começa a soletrar o nome de Hunter.
19 de agosto: Ali e Brad descobrem referências a pessoas que fizeram acordo com demônios para adquirir riqueza.
23 de agosto: Kristi conta a Ali que não consegue se lembrar o que aconteceu quando era criança, uma vez que ela estava aterrorizada. Katie pede a Kristi para ignorar o demônio; ela também faz referência ao coven dizendo: Você quer terminar como a mamãe? A morte de Julie continua não confirmada. Todos descobrem que Hunter é o primeiro homem nascido desde 1930.
26 de agosto: A cachorra Abby é atacada. Dan e Kristi a levam ao veterinário, deixando Ali em casa com Hunter. Ali é atacada e levada ao porão. Kristi é possuída por Toby.
27 de agosto: Ali descobre arranhões na porta com os dizeres: Meus.  Ali vê o que aconteceu com Kristi e mostra a seu pai. Kristi ataca Dan e leva Hunter ao porão. Dan realiza o ritual para passar o demônio para Katie. Ele usa uma cruz para expulsar o demônio e queima a foto de Katie.
18 de setembro: Katie volta para casa após visitar Kristi. Micah comprou uma câmera.
19 de setembro:  Katie visita Kristi em Carlsbad, Califórnia, e presenteia Hunter com um colar.
20 de setembro: Katie e Micah chamam o psíquico Dr. Fredichs. O psíquico conta que a casa possui um demônio e não um fantasma. À noite, a porta do quarto se move sozinha.

Atividade Paranormal (2007) (4)
22 de setembro: Por volta das 3 horas da manhã, Katie acorda de um pesadelo, sendo ajudada por Micah. Eles ouvem um barulho e vão averiguar.
30 de setembro: Katie e Micah ouvem barulhos estranhos na casa. O lustre está balançando sozinho.
1 de outubro: Micah concorda em fazer contato com o demônio através de uma sessão espírita.
2 de outubro: Por volta de 1h30, Katie acorda meio possuída. Depois de ficar ao lado da cama por algumas horas, ela desce as escadas. Mais tarde, Micah a encontra do lado de fora da casa, sem memória. Quando retornam, a TV está ligada.
3 de outubro: Micah compra uma Tábua Ouija. Ela se move para a letra D. Quando Micah e Katie saem de casa, a Tábua se move para formar Micah e depois “Goodbye” e se incendeia sozinha.

Atividade Paranormal (2007) (7)
4 de outubro: Amber, amiga de Katie, vem visitá-la. Micah espalha talco pelo corredor para encontrar pegadas. Eles encontram pegadas e um som estranho no sótão. Lá, ele descobre uma foto queimada de Katie, quando criança.
5 de outubro: Katie chama o demonologista Dr. Averies, mas ele está fora da cidade. Ela então chama novamente Dr. Fredichs. Na madrugada, a porta se fecha sozinha. Sons estranhos assustam o casal.
6 de outubro: Dr. Fredichs faz uma visita, mas foge rapidamente ao notar coisas estranhas no local. A foto de Katie e Micah aparece com a moldura rachada. Uma sombra aparece no quarto, às 3 da manhã.

Atividade Paranormal (2007) (16)
7 de outubro: Micah e Katie descobrem a história de Diane Mercer, assombrada por um demônio em 1966, terminando com sua morte durante o exorcismo. Katie é puxada pelo demônio durante a madrugada.
8 de outubro: Katie é atacada e mordida pelo demônio. Ela muda o comportamento, ficando estranha e possivelmente possuída.

Atividade Paranormal (2007) (6)
9 de outubro: Katie mata Micah. Depois mata Dan e Kristi e sequestra Hunter.
11 de outubro: O corpo de Micah é descoberto.
12 de outubro: Os corpos de Dan e Kristi são descobertos por Ali.

2011 (em Henderson, Nevada)

Atividade Paranormal 4 (2012) (2)

1 de novembro: o pequeno Wyatt participa de um jogo de futebol num campinho, sendo observado pela família e por um estranho garoto. Mais tarde, ele aparece no quintal da casa e se identifica como Robbie.
2 de novembro: Uma movimentação na casa do garoto, envolvendo a polícia chama a atenção da adolescente Alex e do amigo Ben.
3 de novembro: com a mãe internada, Robbie vai passar uns dias com a família de Wyatt. À noite, Robbie visita Alex no quarto e fica a mão sobre o corpo da garota.
4 de novembro: Robbie apresenta para Wyatt seu amigo secreto. O símbolo do triângulo mágico aparece na areia do quintal. O nome Toby é mencionado, enquanto os pequenos brincam com o Kinect, e com a visão noturna.
5 de novembro: Os jovens notam na gravação no laptop um estranho movimento no sofá ao lado de Robbie.
6 de novembro: Alex acorda com um barulho no meio da noite e encontra Robbie conversando com Toby. Algo passa atrás dele na gravação.
7 de novembro: Ben assiste a gravação anterior. O pai acha que é fake. Ben dá um susto em Alex, enquanto são observados por Robbie. Ben espalha laptops pela casa como câmeras para gravar os acontecimentos estranhos.
8 de novembro: Wyatt e Robbie brincam com Toby, por volta das 3h30.
9 de novembro: Alex aprende a assistir os vídeos gravados. Uma bola desce pela escada sozinha e assusta Alex. Os brinquedos das crianças aparecem formando uma trilha que leva até um quartinho. Um lustre cai, bem perto de Alex.
11 de novembro: Alex vê vários carros parados na porta da casa de Robbie. Ao se aproximar, é reprimida por uma mulher.
12 de novembro: Ao passear de triciclo pela casa, a cadeira se movimenta e atrapalha o passeio de Wyatt. Robbie diz que Wyatt está pronto para ver Toby, e desenha o triângulo nas costas do garoto, entre outros símbolos. 3 horas da manhã, Wyatt conversa com Toby em frente ao Kinect.
13 de novembro: Alex nota que Wyatt está estranho. Robbie pede para ele não contar nada. Os jovens descobrem o símbolo na areia, e pesquisam na internet o significado do símbolo (abaixo). A faca desaparece da cozinha.
14 de novembro: Robbie leva Wyatt até sua casa. Lá encontra a “mãe” do garoto: Katie. Na madrugada, a faca desaparecida cai próximo do pai, assustando-o.
15 de novembro: Wyatt desce às escadas por volta das 3h20, seguido por uma criança fantasma. Ele conversa com Toby e descobre que seu nome é Hunter.
16 de novembro: Wyatt/Hunter diz que Robbie já o preparou. Durante o banho, ele é puxado para dentro da banheira. Mais tarde, ele prova sua habilidade sobrenatural ao fazer a irmã Alex flutuar durante um sono profundo, devido a remédios para dormir.

Atividade Paranormal 4 (2012) (1)
17 de novembro: Alex encontra a palavra “Hunter” rabiscada no quartinho; o moleque confirma que esse é seu nome. Katie aparece na casa e diz que o menino está quase pronto. Alex fica presa na garagem, com o carro ligado e quase morre intoxicada.
18 de novembro: Enquanto o pai leva a adolescente para jantar, Katie mata a mãe dela, atirando-a no teto, e quebra o pescoço de Ben. O pai é assassinado na casa. Katie mostra um rosto demoníaco; aparecem centenas de mulheres na casa e pegam Alex.

OREN PELI, E A EXPERIÊNCIA VERDADEIRA

As filmagens do primeiro filme duraram apenas 10 dias. Oren Peli utilizou a própria casa e conhecidos para atuar no elenco. Disse ter tido a ideia de realizar o filme, certa noite, quando acordou com a queda de um detergente de uma prateleira, sem explicação para o fato. Depois ele leu no jornal que um casal havia se mudado de seu apartamento quando começou a ter experiências sobrenaturais. Ele então pensou: “Se isso acontecesse comigo, eu andaria o dia inteiro com uma câmera e filmaria para registro.

FINAIS ALTERNATIVOS

De acordo com o ator Micah Sloat, foram filmados 53 finais diferentes para Atividade Paranormal, com pouca variação entre as cenas – com exceção a três específicos (o final original, o final alternativo sem censura e o final para cinema). Steven Spielberg assistiu ao filme nos cinemas, mas disse não ter tido coragem de ir até o final. Depois, com a luz do dia e em casa, ele conferiu o resultado e enxergou potencial para uma franquia. Sugeriu que Oren Peli utilizasse outro final, com a possibilidade de Katie permanecer viva para continuações.

a) Final Original
Depois que Katie acorda durante a madrugada e observa Micah por diversas horas, ela desce até a cozinha. Ela grita. Micah desce para verificar o que está acontecendo e também grita. Alguns minutos de silêncio, enquanto o público escuta passos nas escadas. Katie aparece com as mãos sujas de sangue segurando uma faca. Possuída pelo demônio, ela se senta perto da cama e lá fica por dois dias. A amiga de Katie chega para uma visita e descobre o corpo de Micah e grita de pavor. A polícia chega e começa a verificar o local. Quando sobem as escadas, Katie volta ao normal e chama Micah. Uma batida na porta assusta os policiais. Eles atiram em Katie.

b) Final exibido nos Cinemas
Este é o final oficial, utilizado pela franquia para dar continuidade aos acontecimentos. Possuída, Katie acorda durante a madrugada e observa Micah por algumas horas. Depois ela vai até a cozinha e grita de pavor. Micah desce e também grita. Alguns minutos depois, ela volta ao quarto, atira Micah contra a câmera. Depois ela olha para a câmera, dá um sorriso e seu rosto se altera para uma versão demoníaca.

c) Final Alternativo e Censurado (usado em festivais apenas)
O começo é igual aos demais. Depois que assassina Micah na cozinha, Katie volta ao quarto com as mãos sujas de sangue, segurando uma faca. Ela sorri para a câmera e corta a garganta.

TÁBUA OUIJA

Durante o uso da tábua (comprada por Oren Peli num mercado), em Atividade Paranormal, Micah forma a palavra Diane – uma referência que eles descobririam numa pesquisa na internet que a tal Diane Mercer, foi vítima de possessão demoníaca em 1966. Ela faleceu durante o exorcismo! Quando Katie e o marido estão fora de casa, a seta se movimenta, formando a palavra Micah, depois “Goodbye“. Ela pega fogo, deixando um rastro.

No quarto filme, tábua revelaria o nome Hunter.

LIVRO DAS SOMBRAS

Quando percebe que existe algo perigoso em casa, Micah resolve ler um livro para saber mais a respeito. A obra existe e se chama “Picture Book of Devils, Demons and Witchcraft“, de Ernst e Johanna Lehner, publicado em 1971.

ATIVIDADE PARANORMAL 2: VERSÃO ESTENDIDA

Depois de todo o horror presenciado por Kristi e Dan, o marido resolve fazer um ritual de exorcismo. Coloca uma cruz sobre a cabeça de Kristi e passa o demônio para Katie, queimando a foto dela quando criança. E assim tem início os acontecimentos do primeiro filme até a cena final, onde Katie mata Kristi e Dan e sequestra Hunter.

Apenas para quem adquirir o DVD do filme, é possível conferir uma versão estendida, com 6 minutos a mais. Algumas cenas são interessantes e podiam fazer parte do filme, até mesmo por trazer mais “atividades sobrenaturais“, que deixariam o filme mais assustador. Saibam quais são as cenas abaixo:

00:02:03: Daniel mostra a Hunter a porta de entrada da casa e nota que está aberta. “Ei, alguém deixou a porta da frente aberta! Legal. Não faça isso, ok?
00:09:53: A queda da cadeira do bebê. Kriste diz: “Venha aqui, querido. Vamos sair primeiro. Ok, você é um bebê muito bom. Um bebê muito bom!” A cadeira cai sozinha. “Oh, eu sei. Está tudo bem. Você é um superbebê. Fez isso sozinho? O papai vai ficar orgulhoso disso.”

00:19:44: A noite #4 só existe na versão sem cortes. Nela vemos mais do interior da casa e o cachorro latindo para a porta.
00:34:14: A noite #11 só existe nessa versão. Algumas cenas noturnas. Alguns alimentos começam a pegar fogo sozinhos. Daniel desce as escadas e encontra Ali com o namorado na piscina pequena. Ele acusa a garota pelo incêndio.

AP-1

00:39:19: A família está na cozinha. Hunter parece cansado, como se não tivesse dormido a noite. Daniel vai para a piscina e a água está quente. Ele acusa novamente Ali.

Ali:Você está bem?
Daniel:Deus. Com as bolas fritas.”
Ali:O que exatamente…”
Daniel:Eu vou chamar aquele menino…”
Ali:Eu não fiz nada. Eu não fiz nada.

00:51:13: Durante algumas cenas do filme, Ali agiu como Micah, achando interessante a possibilidade da casa ter fantasmas. Depois de alguns acontecimentos estranhos, ela desabafa para a câmera (você pode notar pela fala que a jovem atriz praticamente estava esquecendo de dizer sobre os dentes e resolveu voltar): “Eu tenho tido essas merdas de pesadelos, que não são novos, mas estão cada vez mais diferentes. Houve um específico…Bom, houve…Eu tive alguns pesadelos em que meus dentes caíam, o que é realmente estranho. E teve um específico, onde esse cara estava na frente da minha cama me observando dormir, e não parecia um pesadelo. Não podia ver o rosto dele, mas ele estava lá. Diante da minha cama.

AP-2

ATIVIDADE PARANORMAL 3: VERSÃO ESTENDIDA

Considerado o melhor filme da franquia, Atividade Paranormal 3 traz em flashback os fatos estranhos da infância de Katie e Kristi, enquanto a segunda é preparada para dar à luz Hunter. É feito um ritual de casamento com Toby, e algo que fizesse com que elas esquecessem tudo de estranho. As fitas estavam guardadas com Kristi, mas, depois de possuída, Kristi roubou os materiais de filmagem, mas o público fica conhecendo o conteúdo pelo filme.

Infelizmente, no Brasil, o DVD do filme não trouxe a versão completa, apenas a exibida nos cinemas, além de uma montagem com Dennis se escondendo pela casa para assustar Julie e o seu comercial sobre filmagem de casamentos. Confira quais cenas você não viu:

00:05:17: Dennis está esperando seu amigo Randy. Ele está atrasado novamente, e devia estar lá para ajudá-lo na garagem. Ele resolve então fazer uma brincadeira com o rapaz, com a ajuda das meninas. Uma cena desnecessária realmente.

AP-3

00:07:40: Dennis e Randy estão assistindo a fitas de casamento. Numa delas aparece uma mulher bêbada falando para a cãmera e eles brincam com isso, dizendo que poderiam usar o material para outras filmagens. Cena também desnecessária.

00:30:29: Não há na versão exibida nos cinemas a Noite #7. Nela Dennis acorda com um som estranho. Pega a câmera e começa a investigar pela casa. Tudo parece normal. Ele olha pela janela e nada estranho aparece. Ele ouve o som novamente e olha pela janela. Tudo normal.

AP-4

00:38:48: Katie e Kristi estão brincando pela casa. Elas olham para o espelho onde está posicionada a câmera. Elas brincam de Bloody Mary, e apagam a luz. A mãe aparece e assusta as meninas dizendo que a avó veio visitá-las. Cena similar foi exibida nos trailers do filme, com um final diferente.

AP-5

00:46:24: Uma cena rápida. Após brincar na mesinha com o ursinho Teddy, a câmera é deixada com o rosto dele aparecendo. A porta atrás se fecha sozinha.

AP-6
00:53:42: A Noite #12 não foi mostrada nos cinemas. Depois de algumas tomadas da casa, Kristi acorda no meio da noite e pula do segundo para o primeiro andar. Katie acorda e vê a irmã de pé e pede que ela vá dormir por estar tarde. Essa cena também aparecia no trailer, com Dennis mostrando as filmagens para Julie.

Piscou perdeu: logo depois da última cena do filme, há um frame de poucos segundos que mostra a cama de Dennis e Julie em chamas. Seria uma referência ao incêndio na casa, mencionado por Katie no primeiro filme. Na época ela disse que não se machucou.

Outras cenas aparecem no vídeo abaixo e não foram aproveitadas nem versão estendida.

ATIVIDADE PARANORMAL 4: VERSÃO ESTENDIDA

Depois do ótimo terceiro filme, a franquia deu lugar a adolescentes e suas webcams. Hunter foi colocado para adoção. A família Nelson o adotou com o nome Wyatt. Katie se mudou para a casa da frente (ou roubou o lugar de alguém) com o pequeno Robbie. Ele foi a ferramenta utilizada para iniciar o processo de possessão de Hunter, preparando-o através de Toby, o amigo imaginário. No final, além de Toby, nota-se a presença de uma criança-fantasma seguindo Hunter. Possivelmente é a entidade que irá ocupar o corpo do menino após a morte da virgem.

O DVD trouxe montagens adicionais com Alex brincando com os amigos pela casa, alguns sons estranhos e tal. Infelizmente, não trouxe a versão estendida. Será que você perdeu muita coisa?

AP-7

00:02:14: É Halloween. Wyatt está vestido de ninja, em companhia de Alex e Ben. Eles resolvem pedir Gostosuras e Travessuras em algumas casas. O senhor Kramer é o primeiro a ser incomodado. Depois, Wyatt decide pular uma casa onde tem um espantalho. Ben diz que eles não são reais, mas quando se aproxima o espantalho pula e assusta o garoto que diz que até mijou nas calças. É possível ver Robbie observando tudo de sua casa. De volta em casa, eles mostram os doces para a mãe que está colorindo umas bolachas. Alex rouba uma. O pai chega, brinca com o menino e diz que Ben parece um ladrão de bancos. Ele coloca a câmera na sala, apontada para o gato no sofá. O rapaz quer conversar com o felino sobre Alex, mas o gato se afasta. Mais tarde, Alex aparece vestida de fada e pretende ir com Ben a uma festa. No caminho, Ben pergunta para Alex se ela o considera como melhor amigo. Ela diz que sim. Eles notam que Robbie está observando na janela. Eles correm.

AP-8

00:08:19: o amigo Jake mostra seu palato para Ben. Estão comendo pizza com o amigo. O pai aparece e faz umas brincadeiras como se apontasse uma arma. Enfim, cenas desnecessárias.

00:22:09: Alex chama Wyatt e Robbie para mostrar um vídeo. Eles assistem ao laptop, mas nós não vemos o que é – apenas ouvimos sons de pássaros. Um grito acontece no vídeo, Wyatt se assusta e corre. Robbie não demonstra nenhuma emoção. Depois Alex está procurando a mãe e vê Robbie na sala, imóvel. Ela filma um movimento estranho na porta e se assusta com a chegada da mãe. Alex diz que tirou A em química.

AP-9

00:52:39: Os eventos da Noite #8 só aparecem na versão estendida. Depois de mostrar a casa toda escura e alguns cômodos, vemos Wyatt acordado. A cama dele se move. O som acorda Alex. Wyatt resolve dormir. Alex desce as escadas para verificar. Um livro cai da estante. Ela escuta uns sons estranhos na sala e se assusta. Depois apaga a luz e vai dormir.

AP-10

ATIVIDADE PARANORMAL EM TÓQUIO

Em 2010, Haruka Yamano (Noriko Aoyama) retorna para o Japão depois de uma temporada nos EUA. Ela está com as duas pernas quebradas devido a um acidente de trânsito, tendo que ficar seis meses em cadeira de rodas, em companhia do irmão e do pai. Depois de uns fatos estranhos, mesmo com a ajuda de um padre, Haruka revela que atropelou uma garota americana que teria matado o namorado e fugido, depois de ter sido assombrada por uma entidade maléfica. Ela diz que Katie morreu no atropelamento. Duas possibilidades:

Atividade Paranormal Tóquio (2010) (3)

a) Furo no roteiro: quando fizeram o filme, não pensavam mais em usar a Katie como fizeram em Atividade Paranormal 4. Provavelmente irão explicar que o acidente não vitimou a garota, deixando-a apenas ferida, o que poderia permitir a adoção de Hunter, gerando o quarto filme.
b) o fantasma de Katie: Katie realmente morreu atropelada. Ela aparece como uma assombração no quarto filme.

– em AP 4, a “mãe” de Robbie é hospitalizada, fazendo o menino frequentar a casa da frente, com Wyatt/Hunter. Alguns acreditam que o motivo da internação seria o tal acidente com Haruka. No entanto, esquecem que as atividades de Tóquio aconteceram em 2010.

TOBY, TRIÂNGULO MÁGICO, MCL, MEUS

Em Atividade Paranormal 2, a adolescente Ali (Molly Ephraim) descobre a diferença entre demônio e fantasma: “Fantasmas são pessoas mortas, uma espécie de energia humana. E demônios não são humanos. Eles são apenas o Mal.” O tal demônio Toby (talvez o nome tenha sido utilizado pelo demônio, pois era como Kristi chamava seu amigo imaginário na infância) foi evocado por um grupo de bruxas, lideradas pela avó Lois, em troca de riqueza e poder; o pagamento deveria ser o primeiro filho homem da família – algo que não acontecia desde 1930. Os pais de Katie e Kristi não quiseram ter mais filhos (apesar da insistência da mãe), assim como Katie. O demônio seguiu a família até o nascimento de Hunter, filho de Kristi. No quarto filme, surge a informação de que são precisos três procedimentos para a possessão de Hunter (mais abaixo).

MCL é uma forma abreviada de Mi Cha El, numa referência ao Arcanjo Michael que poderia proteger do demônio. Como Lois costuma visitar as meninas apenas poucos dias antes de Dennis encontrar as marcas no guarda-roupa, podemos presumir que ela fez os desenhos. A inscrição Meus encontrada arranhada na porta do porão é uma palavra latina que significa meu, referindo-se a Hunter.

Em pesquisas na internet, você descobre que o símbolo – o triângulo mágico – é também chamado triângulo goético de evocação, o ponto de encontro de espíritos – como numa encruzilhada. Em Atividade Paranormal 4, o símbolo é apresentado com o nome Hattusac (Hattusa, localizado onde agora é a Turquia, é a capital do império Hitita): é dito que o símbolo representa a fertilidade, presente em rituais sagrados após um demônio se apossar de um menino. Para que aconteça a possessão, os hititas acreditavam que eram necessárias três etapas:

1ª Atuação: o hospedeiro começará a exibir sinais de habilidade sobrenatural
2ª Afirmação: o hospedeiro tem que provar sua habilidade sobrenatural para o demônio.
3ª Sacrifício: o hospedeiro será obrigado a matar uma virgem

ROBBIE

O personagem Robbie tem esse nome como referência ao garoto Robbie Mannheim, uma criança que em 1959 foi vítima de uma possessao demoníaca e sofreu um exorcismo que salvou sua vida. No quarto filme, sua origem não é detalhada, mas pode ser uma criança já possuída em outro ritual de pagamento feito pelas bruxas. As intenções do demônio Toby não são claras ainda; teria ele a intenção de formar um exército de crianças-possuídas? Será que Robbie foi treinado para preparar Hunter para ser o Anticristo?

(Visited 493 times, 2 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

13 comentários em “Cronologia Atividade Paranormal

  • 16/09/2015 em 11:28
    Permalink

    Voltando MUITO no tempo por fazer questão de comentar:

    Fantástica analise! Parabéns!
    No entanto, apesar dos pesares, Atividade Paranormal é uma das franquias mais cheias de furos cronológicos e contradições na trama que existem, tendo em vista que o filme original não tinha intenção nenhuma de abrir precedentes para uma franquia.
    Recentemente aproveitei o vindouro lançamento do novo longa em 3D e fiz uma pequena análise destas incongruências na trama. Segue o link:
    https://hellbolhanews.wordpress.com/2015/09/15/atividade-paranormaldimensao-fantasma-e-a-franquia-que-nao-sabe-quando-parar/

    Resposta
  • Pingback:Cronologia Atividade Paranormal | xxx

  • 09/04/2014 em 10:11
    Permalink

    Parabens pela materia. Simplesmente incrivel, me ajudou muto a esclarecer algumas duvidas, principalmente referentes ao 4 filme…
    Agora fico no aguardo da cronologia com marcados pelo mal incluso…

    Resposta
  • 29/03/2014 em 17:09
    Permalink

    Tenho uma dúvida. Quem ainda está vivo? Que passaram pelos perrengues nos filmes? Se não me engano apenas a menina do Atividade Paranormal 2 que conseguiu fugir da casa não é mesmo? O resto (Tirando a Katie e o Hunter) morreram. Alguém sabe quem ta vivo?

    Resposta
  • 11/02/2014 em 22:21
    Permalink

    Ótimo esclarecimento.
    Só fiquei confuso em me lembrar quem era quem nos filmes. Queria ajuda pra ligar o nome citado no texto aos personagens.
    A Vó Lois era vó de Kristi e Kate? Julie era a mãe delas?
    Lembro que li uma vez que uma Bruxa (essa seria a Vó Lois ou a Mãe das meninas?) havia feito um pacto em troca do primogênito, sendo que por Kristi e Kate serem meninas “a maldição” pularia a geração delas. No caso, o Demônio iria pegar o primogênito da Kristi, que era o Hunter que foi adotado pela Família que aparece no “AP 4”.

    Pelo que entendi Kristi fica possuída para pegar o garoto, só que foi exorcizada e quem ficou com esse papel foi a Kate.

    Resposta
  • 04/02/2014 em 03:13
    Permalink

    Esperando pela cronologia e explicaçao de Marcados pelo Mal!!!!

    Resposta
  • 14/01/2014 em 02:17
    Permalink

    Robbie não é o garoto que nasceu em 1930 na família da katie? Quando ele fala sobre os garfos antigos dele, fora o jeito de se vestir. fica bem na cara.
    Aguardando a postagem do marcados pelo mal, com uma bela atualização na cronologia. rs

    Resposta
  • 13/01/2014 em 21:21
    Permalink

    Então esse tanto de sequência desnecessária é culpa do Spielberg? Bom saber…

    Resposta
  • 12/01/2014 em 00:54
    Permalink

    Ótimo post. Mesmo com a franquia ter se enterrado no mais profundo poço das continuações desnecessárias, mantenham-no atualizado. Mas onde vocês viram que o terceiro filme é considerado o melhor da série? As únicas coisas que se salvam são a cena do Bloody mary e a atriz que faz a mãe das meninas que é MUITO gostosa!

    Quanto ao negócio do Tóquio, eu realmente acredito num bom e gigante furo no roteiro.

    Resposta
    • 12/01/2014 em 16:54
      Permalink

      concordo ,aquele de Tóquio é ruim demais.e dessa franquia só gostei do 1.

      Resposta
  • 12/01/2014 em 00:33
    Permalink

    No seguinte trecho:

    26 de agosto: A cachorra Abby é atacada. Dan e Kristi a levam ao veterinário, deixando Ali em casa com Hunter. Ali é atacada e levada ao porão. Kristi é possuída por Toby.

    O correto não é Dan e ALI levam a cachorra ao veterinário e KRISTI é atacada?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien