Monstros (para crianças) made in Japan

0
(0)

Monstros (7)

Monstros gigantes como aranhas, formigas e vespas tornaram-se popular no cinema na década de 50 com o temor da ameaça atômica provocada pelas explosões nucleares da Segunda Guerra Mundial e pela então Guerra Fria. Os temores da radiação também foram responsáveis pelo surgimento de criaturas gigantes que passaram a estrelas produções como Godzilla, de 1954, que este ano comemora 60 anos desde o lançamento do seu primeiro filme.

Mas talvez para grupos de fãs que hoje estão na casa dos 30 – 40 anos, tais monstros tenham se tornado conhecidos muito tempo depois. Para estes admiradores que cresceram nos anos 80, é impossível não pensar em monstros gigantes sem fazer com que a memória afetiva os transportem de volta para a infância ou adolescência. E quem teve 10, 12 ou 14 anos sabia que a ameaça podia ser sintonizada na extinta TV Manchete. O antigo canal seis era o caminho para um mundo de jovens guerreiros que lutavam para proteger a terra de seres do mal e monstros gigantes made in Japan.

Como não se lembrar do Fantástico Jaspion? Do Esquadrão Relâmpago Changeman? Ou do Comando Estelar Flashman? Os jovens com super poderes protegiam o planeta das forças do mal e o embate com monstros gigantes era o ponto alto destas séries. É claro que estas criaturas não passavam de fantasias (muitas vezes mal feitas) usadas por atores. A grande maioria destas criaturas não durava mais do que um episódio. Relembre aqui alguns destes vilões de peso que com certeza fizeram a festa da meninada depois das aulas.

Monstros (2)

O Fantástico Jaspion – Exibida no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986, a série teve um total de 46 episódios. No Brasil foi exibida a partir de 1988. Foi lançada em DVD no território nacional em 2009. A trama gira em torno de um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial em um planeta afastado da Terra. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica sobre um guerreiro celestial que salvaria o universo das ameaças do terrível Satan Goss, o profeta Edin decide cuidar deste menino e treiná-lo. Jaspion cresce e vai para a Terra acompanhado da androide Anri e da alienígena Miya.

Monstros (1)

O (literalmente) grande vilão da série, Satan Goss, foi criado a partir da união de todas as energias negativas da galáxia. Gigantesco, ele possui visual parecido com Darth Vader de Star Wars. E assim como o personagem criado por George Lucas, Satan Goss também quer dominar o universo para criar um império de monstros. A grande arma de Jaspion contra Satan Goss é o gigante guerreiro Daileon. A série também contava com monstros gigantes que eram influenciados pelo grande vilão. No final da série Satan Goss sofre uma metamorfose e se transforma em um ser ainda mais perigoso. No último capítulo, acaba vencido por Jaspion.

Monstros (3)

Esquadrão Relâmpago Changeman – Exibida originalmente no Japão entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, chegou ao Brasil em 1988. A trama gira em torno de cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra. Além do treino militar, os jovens foram banhados pela Força Terrestre e adquiriram poderes de animais lendários: Tsurugi Hiryuu é o Dragão (Change Dragon), Shou Hayate é o Grifo (Change Griphon), Ozora Youma é o Pégaso (Change Pegasus), Sayaka Nagisa é a Sereia (Change Mermaid) e Mai Tsubasa é a Fênix (Change Phoenix).

Monstros

Os vilões da série são os alienígenas do império Gôzma, que possuem como objetivo colocar outros planetas sob seu domínio. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo. Os capítulos traziam monstros em estaturas de seres humanos e que sempre eram vencidos pelos Changeman. A vitória era temporária já que não demorava para Gyoday (um alienígena com um olho gigante dentro da boca) soltar um raio para ressuscitar os monstros e torná-los gigantes. Era neste momento que os veículos dos Changeman se uniam no formato de um grande robô.

Monstros (5)

Comando Estelar Flashman – Exibido originalmente no Japão entre 1 de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987, chegou ao Brasil em 13 de março de 1989. Na série, cinco crianças da terra haviam sido sequestradas e levadas aos confins do universo. Eles acabaram resgatados pelo pacífico povo do Planeta Flash, onde cresceram e adquiriram super poderes. Cerca de 20 anos depois, os jovens voltaram para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess estava com planos de invadir o planeta.

Monstros (6)

Os jovens são: Jin (Red Flash), Dan (Green Flash), Go (Blue Flash), Sara (Yellow Flash) e Lu (Pink Flash). Os vilões da série são o Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen. O personagem Medusan aparece pela primeira vez na série no episódio 2 e consegue não apenas ressuscitar monstros destruídos, como também os aumentava deixando-os gigantes. Diferente dos Changeman, que possuíam apenas um robô, os Flashman possuem três robôs gigantes. O Flash King, que foi destruído no episódio 15 na luta contra o monstro Za Sconder, o Titan Jr e o Gran Titan.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

3 thoughts on “Monstros (para crianças) made in Japan

  • 06/06/2014 em 14:50
    Permalink

    Memorável o último episódio de O Fantástico jaspion, onde a armadura se abre e descobrimos que ao invés de um Darth Vader gigante, Satan Goss é uma espécie de C’thulhu.

    Resposta
  • 06/06/2014 em 07:18
    Permalink

    boa materia apesar que na foto acima esta Spectreman ,puxa! ele nem foi citado ele passou aqui em sua primeira vez na TV em 1981 na TV Record as 18:45 ate as 19:45 era exibidos 2 episodios todas as terças – feiras todos os 63 foram exibidos neste canal,depois a serie passou em 1983 a exaustão na TVS-SBT mas somente 60 episodios ate o começo da decada de 90,depois nunca mais foi exibido em TV Aberta alguma,mesmo não sendo lembrado somente pela foto,parabens pela a materia,Felipe Falcão

    Resposta
  • 31/05/2014 em 18:38
    Permalink

    ES-TU-PEN-DA matéria. Meus olhos marejaram ao término da leitura. Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *