O que esperar de Alien 5?

Alien (2015) 1

A notícia oficial pegou muita gente de surpresa. Passados 18 anos desde o lançamento de Alien – A Ressurreição, finalmente será lançado um Alien 5. As informações de um quinto filme da franquia são antigas e todas eram desmentidas com a mesma rapidez com que surgiram. Mas mesmo sem um novo filme desde o final da década de 1990, Hollywood não perdeu tempo em lançar produtos derivados do universo alienígena como a bomba Alien Vs Predador (2004), a sua desnecessária sequência (2007) e o fraco Prometheus (2012).

O filme original, que no Brasil recebeu o título de Alien – O Oitavo Passageiro, foi lançado em 1979 e logo entrou para qualquer lista dos filmes de ficção científica mais importantes da história do cinema e lançou o diretor Ridley Scott e Sigourney Weaver, que deu vida a tenente Ellen Ripley, ao estrelato. O roteiro de Dan O’Bannon e Ronald Shusett trazia uma assustadora história de um grupo de astronautas que acidentalmente entravam em contato com um indestrutível alienígena nos confins do universo justificando a frase de divulgação de que no espaço, o seu grito não seria ouvido. Um dos elementos mais assustadores da história era que o alien surgia através de um embrião que se desenvolvia dentro de um hospedeiro humano. O artista plástico suíço H R Giger fez o brilhante trabalho de concepção da criatura.

Alien 3 (1992)

Aliens – O Resgate veio em 1986 e teve assinatura de um James Cameron pós O Exterminador do Futuro. A sequência mostrava a tenente Ripley 57 anos depois dos eventos vistos no primeiro filme e enfrentando desta vez um exército alienígena. Cameron adicionou poder de fogo ao filme ao mostrar várias criaturas e soldados fortemente armados. Apesar de ser um filme basicamente sobre Ripley, Aliens – O Resgate também trouxe alguns dos personagens mais carismáticos de toda a franquia como o soldado Hicks (Michael Biehn), a garotinha Newt (Carrie Henn) e o androide Bishop (o canastrão Lance Henrikssen). Além da bilheteria milionária, o filme também deu para Sigourney a sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz em um feito raro por se tratar de uma personagem de uma sequência de ficção científica.

O final de Aliens – O Resgate mostrava estes quatro personagens dormindo em suas câmeras criogênicas de volta para a Terra. Eis que Alien 3 foi lançado em 1992 e em menos de cinco minutos, sem nem ao menos acordarem do sono criogênico, Hicks e Newt morrem quando a nave deles cai em um planeta prisão. Ripley é resgatada para lutar ao lado de presos desarmados contra um alienígena ao mesmo tempo em que ela descobre estar carregando o embrião alienígena dentro dela. Esta rápida introdução já desagradou aos fãs dos dois primeiros filmes. Além disso, O estreante David Fincher trocou os pés pelas mãos com um roteiro que foi mexido e reescrito tantas vezes que o resultado foi um filme forçado e sem a qualidade dos dois títulos originais.

Alien (1979) (5)

Ao final, Ripley mata o alienígena e se atira em um poço de chumbo derretido carregando com ela o bebê alien. Apesar do resultado irregular, Alien 3 conseguiu a proeza de ser diferente dos dois primeiros filmes e terminou de forma grandiosa ao matar a sua protagonista. O fato realmente estranho ligado ao universo Alien veio em 1997 com o improvável e dispensável Alien – A Ressurreição. Com direção de Jean Pierre Jeunet, o quarto capítulo da franquia trouxe um clone mutante da tenente Ripley com super poderes. O final do filme também ficou em aberto com Ripley e uma androide interpretada por Winona Ryder chegando a um devastado planeta Terra.

Com o passar dos anos, um Alien 5 parecia cada vez mais difícil de acontecer por vários motivos. Primeiro pelo resultado fraco do Alien 4, o que poderia ser interpretado como um desgaste da série. Aconteceram então os lançamentos de outros produtos ligados ao universo Alien. Depois a própria Sigourney não demonstrava mais interesse em voltar à personagem. O discurso da atriz mudou com o passar dos anos, onde ela começou a declarar que gostaria de encerrar a saga da sua Ripley. Outro fator que começou a ameaçar o projeto foi o próprio envelhecimento de Sigourney Weaver. Ela estrelou o Alien de 1979 com 30 anos. Se as filmagens do quinto filme começarem este ano, a atriz terá 66 anos. A tetralogia parecia realmente sepultada quando o próprio Scott lançou Prometheus, uma espécie de prelúdio de Alien.

Alien (1979)

Eis que surge o diretor Neill Blomkamp (Distrito 9 e Elysium), que trabalhou com Sigourney Weaver no filme Chappie, com lançamento previsto para 2015. Entre conversas de corredores, Blomkamp mostrou para Sigourney alguns desenhos que ele teria feito ao longo dos anos para um Alien 5. Os desenhos mostram Ripley e Hicks, além da rainha Alien e a nave alienígena. Uma das imagens mais curiosas mostra Ripley como um ser híbrido de um humano com um alienígena.
A atriz adorou e tudo foi divulgado na internet causando animação entre fãs e críticos. E o que parecia ser uma brincadeira foi oficializado e o próprio Ridley Scott já confirmou que vai produzir o novo filme. O sinal verde para os fãs acreditarem no novo filme veio quando o Internet Movie Data Base incluiu o projeto como em pré-produção. Desde então, semanalmente é possível ler notícias sobre este novo Alien.

Sigourney já declarou para os quatro cantos o quanto está feliz por voltar a interpretar Ripley. Já Blomkamp teria dito que seu Alien 5 seria na verdade uma continuação direta de Aliens – O Resgate ignorando os Aliens 3 e 4. Logo depois ele teria afirmado que seu novo filme aproveitaria elementos dos quatro capítulos. No meio de tantas informações, o ator Michael Biehn declarou que foi sondado para voltar a interpretar Hicks e que teria confirmado.

Aliens - O Resgate (1986)

O roteiro segue em segredo e além da participação de Sigourney e de Scott como produtor, todas as outras informações ainda são especulativas. Mas no meio de tantas perguntas, a grande dúvida recai em como tornar o universo Alien interessante para ser consumido por uma plateia contemporânea. Vale lembrar que os filmes que realmente fizeram o sucesso da saga foram os de 1979 e 1986. De lá para cá, o cinema, assim como a forma de consumir filmes, mudou de forma agressiva.

Para um Alien 5 funcionar, não basta pensar apenas em um roteiro envolvendo as criaturas ou encher o filme com efeitos especiais e monstros digitais. Talvez o segredo para o novo filme se tornar um sucesso seja buscar os elementos que funcionaram no primeiro e no segundo filme e formata-los para o século XXI. Ou como James Cameron fez em Aliens – O Resgate, onde o diretor pegou a essência do O Oitavo Passageiro e expandiu dentro de uma nova linguagem. Mais importante, ele fez um filme sobre Ripley.

Alien (2015)

E aqui recai a principal pergunta desta investigação. Será que Ripley ainda é relevante em 2015? Para os fãs, ela sempre será. Mas ao deixar esta zona de conforte de lado, será que Ripley ainda é capaz de formar filas em salas de cinema? Talvez esta seja o maior desafia de Blomkamp. Mesclar cenas de ação e suspense que são a marca da série, mas guiados por este elemento humano chamado Ellen Ripley. Pela primeira vez desde 1997, as notícias são favoráveis. Resta esperar que Blomkamp, Scott e Sigourney levem novos e antigos fãs de volta para a vastidão do espaço onde gritos não são escutados. A espera já começou.

(Visited 64 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista com Mestrando em Comunicação. Fã de Cinema, mas com gosto especial para filmes de Terror. Para ele, o gênero vai muito além de sangue e morte.

7 comentários em “O que esperar de Alien 5?

  • 10/05/2017 em 17:39
    Permalink

    Alien Covenant, será uma espécie de revival dessa saga incrível, já que vai voltar às origens da história da criatura alienígena e relembrar um pouco o filme original de 1979.

    Resposta
  • 18/10/2015 em 03:28
    Permalink

    Ignorarem o Alien 3 e 4 é um bom sinal, apesar de ser esquisito manter um filme com um roteiro aceitável sob esses termos. Só espero que não vire um show de fan-service.

    Resposta
  • 04/07/2015 em 19:42
    Permalink

    Distrito 9 e Elysium tem pegadas muito sociais, mas o Blomkamp tem bom gosto visual pra ficção científica e construção de personagens. Acho que vai ser um bom trabalho sim. Foda é o argumento desse novo filme. Isso é que vai ser foda aceitar com facilidade. Tenho certeza.

    Resposta
  • 26/04/2015 em 01:34
    Permalink

    Eu, particularmente estou com boas esperanças em relação ao Alien 5! Principlmente por ser dirigido pelo Blomkamp, que alem de ter um dos filmes que mais gosto no curriculum, é fã da franquia Alien. O cara fez as artes conceituais do filme por diversão, anos antes de mostrar pra alguém, e só isso já conta demais!
    Agora a questão não é se o filme vai agradar esse novo publico, isso é quase certo. Agora, difícil mesmo é agradar os fãs de terror das antigas: chatos que torcem o nariz pra tudo.

    Resposta
  • 01/04/2015 em 15:42
    Permalink

    (Distrito 9 e Elysium) foram filmes bem medianos e sem graça. portanto não espero nada de bom de Alien 5

    Resposta
    • 02/04/2015 em 12:02
      Permalink

      Achei distrito 9 do caralho, uma concepção social muito legal.

      Resposta
  • 29/03/2015 em 10:04
    Permalink

    Eu só espero que este novo filme não seja apenas um festival de fan-service.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien