Horror para os ouvidos: As melhores trilhas compostas para filmes do gênero

0
(0)

8. O Enigma de Outro Mundo

Um dos melhores suspenses de ficção científica de todos os tempos, o filme de John Carpenter guarda um fato polêmico sobre sua (ótima) trilha sonora. Após pedir que o grande Ennio Morricone compusesse a trilha, Carpenter teria modificado a trilha ele mesmo (famoso por compor a música de seus próprios filmes) sem a anuência de Morricone. Entretanto, apesar de ter sido indicada ao Framboesa de Ouro na época, a trilha permanece como uma das mais sombrias e impactantes da década de 80.

7. Sob a Pele

Surreal, experimental, misterioso, o novo filme de Jonathan Glazer flerta frequentemente com o horror, o suspense e a ficção científica, e a trilha sonora da compositora Mica Levi vem para adicionar ainda mais ao clima sinistro e misterioso, variando entre composições eletrônicas e robóticas no início do filme e mais melódicas e humanas conforme o filme avança e a personagem muda.
https://youtu.be/hCGGmKTE2n8

6. O Mistério de Candyman

Um dos expoentes da música minimalista, o genial Philip Glass (indicado a 3 Oscars) deu aqui uma de suas únicas contribuições ao gênero (foram três, se contarmos com a sequência Candyman 2: A Vingança, que usou temas de Glass originalmente compostos para o primeiro filme; e a nova trilha composta por ele para o Drácula de 1931) e o resultado foi uma das mais originais e belas trilhas de horror. Composta apenas por piano, órgão e voz, as composições fogem do óbvio e marcam o caráter trágico e poético do anti-herói Candyman, ao mesmo tempo em que sugerem o surreal misturado ao ambiente urbano, em peças que ora se assemelham a contos de fadas (e lendas urbanas) ora marcam o mistério da trama.
https://youtu.be/3jjLMm7C2EY

5. Tubarão

O gigante dos mares de Spielberg foi vencedor de 3 Prêmios da Academia, sendo um deles para a enervante música de John Williams. A música ainda ganhou o título de Sexta Melhor Trilha de Cinema pelo American Film Institute (AFI). O main theme até hoje é considerado sinônimo de suspense.

4. Psicose

Um dos mais notórios suspenses de todos os tempos, e tendo, talvez, a cena mais copiada, parodiada e refilmada de todos os tempos, Psicose, do grande Alfred Hitchcock, ficou conhecido também por sua trilha incidental, composta pelo gênio Bernard Herrmann. Hitchcock chegou a comentar que 1/3 do efeito do filme se deve à trilha sonora. Nada mal para um filme de orçamento limitado.

3. Halloween – A Noite do Terror

Um dos mais rentáveis filmes de horror, Halloween custou míseros 325 mil dólares e rendeu 70 milhões nas bilheterias (250 milhões em valores atuais). A trilha sonora, simples e composta apenas por um piano, foi composta integralmente pelo diretor Carpenter, e permanece sombria e sinistra até os dias de hoje.
https://youtu.be/BI0QNdIi508

2. O Bebê de Rosemary

Composta por Krzysztof Komeda, o parceiro favorito de Roman Polanski e falecido com apenas 38 anos, a trilha não só ajuda a criar o clima demoníaco, misterioso e arrepiante da trama, mas também funciona muito bem mesmo quando a ouvimos fora do filme.

1. Suspiria

Uma das trilhas mais famosas e a favorita de muitos fãs de horror, além de considerada o melhor trabalho da banda Goblin, a música composta pela banda italiana(a favorita de Dario Argento) é marcada por percussão e sintetizadores que conferem uma aura sinistra em todas as composições, num trabalho que se constitui quase como um personagem extra na obra-prima do cineasta italiano.

E você, infernauta? Concorda com a lista? Ou gostaria de adicionar algum outro nome? Fique à vontade para comentar abaixo.

Bons filmes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcus Augusto Lamim

Um seguidor fiel do cinema em todos seus formatos e gêneros, amante de rock e do gênero fantástico, roteirista amador e graduando em química.

9 thoughts on “Horror para os ouvidos: As melhores trilhas compostas para filmes do gênero

  • 09/07/2015 em 17:39
    Permalink

    Em minha humílima opinião, faltou a trilha sonora de Dracula, de Bram Stocker. Muitas das trilhas citadas são apenas temas, mas é apenas a minha opinião e, como já foi dito, listas são listas… Parabéns pelo blog!

    Resposta
  • 09/07/2015 em 11:38
    Permalink

    Obviamente listas são sempre, listas. Mas deixar de fora a trilha de Evil Dead (1981 – Joseph LoDuca) demonstra um grande desconhecimento do tema proposto, e isso pra nem citar o maior dos equívocos, a trilha de Fabio Frizzi para The Beyond (1981), que deveria facilmente estar em primeiro, heresia!

    Resposta
    • 09/07/2015 em 13:58
      Permalink

      Sem dúvida Jefferson, trilhas ótimas ficaram de fora, como a de A Profecia, já citada aqui nos comentários, mas se fosse incluir todas importantes para o gênero ultrapassaria facilmente o número 100, mas optei por deixá-la mais enxuta para o formato do site e do meu blog, até mesmo para os infernautas deixarem suas sugestões. Gosto muito do trabalho de LoDuca, inclusive de sua mais recente contribuição ao gênero no ignorado filme A Maldição de Chucky. No frigir dos ovos, preferi deixar a lista mais diversificada e de filmes com os quais tenho mais identificação, taí o motivo de algumas ausências. Perdoe a heresia 😉

      Resposta
  • 09/07/2015 em 09:51
    Permalink

    Faltaram 28 years theme song,The omen theme song,the ring soundtrack,maniac cop theme song,phantasm theme song,cloverfield theme song,enfim muitos outros a próxima vez pesquise mais 😛

    Resposta
  • 09/07/2015 em 09:17
    Permalink

    Bela lista! Mas cadê “The Omen” do Jerry Goldsmith?

    Resposta
  • 09/07/2015 em 05:05
    Permalink

    Tem que ter muito sangue frio para escutar essas trilhas sozinho em casa a noite, só a do Exorcista é de gelar a espinha. Deus é pai.

    Resposta
  • 08/07/2015 em 04:40
    Permalink

    Bela lista!
    uma trilha sonora q nunca me esquecerei é a da Profecia (1976/2006) minha favorita ♥

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *