Se eu fosse Hannibal Lecter: os atores que quase fizeram o canibal!

Até metade dos anos 2000, falar de Hannibal Lecter era automaticamente falar de Anthony Hopkins. O carismático serial killer já havia sido interpretado antes por Brian Cox, na primeira versão de Caçador de Assassinos, em 1986; mas depois de O Silêncio dos Inocentes, parecia impossível desassociar o charme canibalesco do personagem do sorriso sarcástico e olhos azuis de Hopkins. O ator voltaria ao papel no fraco Hannibal (2001) e no mediano Dragão Vermelho (2002), e jurou nunca mais encarnar o personagem novamente.

A tocha foi passada para Gaspar Ulliel, que ofereceu uma carismática versão jovem de Lecter no subestimado Hannibal: A Origem do Mal. O filme não foi tão bem nas críticas e bilheterias, mas serviu para quebrar o tabu e mostrar que o personagem poderia ser visto de maneiras diferentes. Com o sucesso da série televisiva Hannibal, onde Mads Mikkelsen oferece uma versão completamente repaginada de Lecter, fica claro que, assim como Drácula e Frankenstein, esse é um monstro de cem faces, que pode e deve receber diversas versões diferentes ao longo dos anos.

Por isso, selecionamos alguns dos atores que foram considerados para o papel de Hannibal Lecter ao longo de suas diferentes versões. É curioso imaginar o que estes intérpretes poderiam ter oferecido a mitologia da série, para o bem ou para o mal.

10. Hayden Christensen
Filme: Hannibal, A Origem do Mal (2007)

Hayden Christensen

Recém saído da famigerada trilogia de prequels de Star Wars, Christensen estava procurando novos rumos para a sua carreira. Por isso, foi brevemente considerado para o papel do jovem Hannibal nesta produção de 2007. Felizmente o inexpressivo Christensen não pegou o papel. Ao invés disso, tentou estrelar uma nova franquia com Jumper, que fracassou nas bilheterias em 2008. Desde então não fez anda de muito expressivo.

9. Derek Jacobi
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Derek Jacobi

Esse grande ator chegou à reta final de O Silêncio dos Inocentes, mas acabou perdendo para Hopkins. Jacobi é mais conhecido por seus papéis shakespearianos no teatro e cinema, e seria muito interessante ver o que faria como Hannibal. Atualmente pode ser visto na série Vicious, ao lado de Ian McKellen

8. John Lithgow
Filme: Caçador de Assassinos (1986)

John Lithgow

John Lithgow sabe interpretar psicopatas: basta ver suas performances em filmes como Um Tiro na Noite (1981) e Sem Limite para Vingar (1991). Ainda assim é difícil imaginá-lo no papel de Hannibal Lecter em Caçador de Assassinos, já que o psicopata fica atrás das grades o tempo todo, e Lithgow é mais do tipo que gosta de colocar a mão na massa. Ainda assim, uma escolha interessante.

7. Jack Nicholson
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Jack Nicholson

Jack já fez de tudo na sua carreira: presidente (Marte Ataca!, 1986), mendigo (Ironweed, 1987), lobisomem (Lobo, 1994), diabo (As Bruxas de Eastwick, 1987), Coringa (Batman, 1989), entre dezenas de outros papéis fortes. Por isso mesmo, é de se imaginar o que ele poderia ter feito como Hannibal Lecter. Com certeza faria um tipo mais cafajeste e careteiro do que Hopkins, mas não menos brilhante e maligno.

6. Macauley Culkin
Filme: Hannibal, A Origem do Mal (2007)

Macauley Culkin

Acredite se quiser: o astro de Esqueceram de Mim quase pegou o papel principal no filme de 2007. A sua carreira cinematográfica não ia bem das pernas (seu último papel memorável fora uma ponta na série Will & Grace) e sua única experiência em um filme do gênero ainda era o irritante psicopata mirim de O Anjo Malvado (1993). Não foi escalado para Hannibal e não fez nada de expressivo desde então.

5. Louis Gosset Jr.
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Louis Gosset Jr

Grande ator que infelizmente sumiu do mapa, Louis Gosset Jr. teve seu auge nos anos 80, quando estrelou o ótimo Inimigo Meu (1985), além de ter ganhado o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por A Força do Destino (1982). Até hoje foi o único ator negro considerado para interpretar Lecter.

4. Hugh Dancy
Filme: Hannibal, A Origem do Mal (2007)

Hugh Dancy

Isso mesmo: o ator que hoje interpreta Will Graham na televisão tentou pegar o papel de Hannibal Lecter em 2007. Dancy, na época com 32 anos, estava velho demais para o papel, que acabou com Gaspard Ulliel, doze anos mais jovem. De fato sua psicopatia funciona melhor no perturbado investigador da série, e não se encaixaria muito bem no filme de 2007.

3. Ed Harris
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Ed Harris

A Harris foi oferecido o papel de Jack Crawford em O Silêncio dos Inocentes, mas o recusou afirmando não achar o personagem interessante, e se ofereceu para fazer o papel do vilão. Até hoje Harris afirma que Hannibal Lecter é o seu “papel dos sonhos”, ao lado de Jesus em A Última Tentação de Cristo (1988).

2. Tim Roth
Filme: Hannibal (2001)

Tim Roth

Depois que Jodie Foster e o diretor Johnathan Demme se recusaram a participar da produção de Hannibal, Anthony Hopkins ficou com um pé atrás em relação a voltar ao papel principal. Enquanto ele se decidia, os produtores consideraram Tim Roth (de Cães de Aluguel, 1992) para substituí-lo. Isso iria em conformidade com o livro de Thomas Harris, onde Lecter passou por cirurgias plásticas para mudar de rosto, mas Hopkins assinar o contrato, e Roth foi descartado.

1. Jeremy Irons
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Jeremy Irons

Irons era na verdade a primeira escolha dos produtores, mas recusou o papel para tirar férias. Segundo ele, o papel de Claus von Bülow em O Reverso da Fortuna (1990), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, havia esgotado os seus nervos, e ele não queria fazer outro personagem tão intenso tão cedo. Não é arriscado dizer que, com seu imenso talento, Irons teria sido um Hannibal perfeito, tão bom quanto ou superior a Hopkins.

(Visited 267 times, 1 visits today)
Matheus Ferraz

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien