A Verdadeira História do Zodíaco

5
(7)

Os Filmes do Zodíaco

“Eu ainda estou esperando um bom filme sobre mim. Quem irá me interpretar?”.

Claro que um caso tão mórbido e ao mesmo tempo interessante motivou um bom número de cineastas, além de Alexander Bulkley, a contar a história do assassino ou criar uma personagem inspirada nele. Portanto aqui vai uma pequena lista de seis filmes sobre o Zodíaco:

THE ZODIAC KILLER, EUA, 1971.
A História: Um filme ruim de baixo orçamento e muito oportunista que tenta contar a história do Zodíaco, porém ele é retratado de forma quase caricata, com seus atos são mostrados excessivamente exagerados e enxertando pedaços de história que não aconteceram, como o Zodíaco ser um carteiro e ter o hobby de matar coelhos antes de passar para os humanos, além de outras barbaridades. Alguns diálogos chegam a ser hilários de tão ridículos e as atuações são no mesmo nível da produção: Canastra e pobre. É apenas vagamente inspirado no verdadeiro assassino do Zodíaco em algumas reconstituições, servindo mais como uma comédia trash.

Zodíaco (1)

DIRTY HARRY, EUA, 1971.
A História: O filme mais famoso inspirado no Zodíaco, que mostra um criminoso que se auto-intitula Scorpio, e mata várias garotas e deixa cartas para a cidade e sequestra um ônibus escolar cheio de crianças e planeja matar cada uma delas, tal como Zodíaco anunciou que gostaria de fazer em uma de suas cartas. Claro que diferentemente do Zodíaco, Scorpio terá Clint Eastwood em seu encalço, sob a forma do Detetive Harry Callahan, que também não joga de acordo com as regras. Um retrato de um assassino frio, que não é um maníaco ensandecido, mas uma pessoa que conhece os direitos civis e age premeditadamente em um grande filme dos anos 70.

O EXORCISTA III, EUA, 1990.
A História: William Peter Blatty não queria que este fosse uma segunda sequência para o filme O Exorcista, pois a história original tem muito pouco de exorcistas e demônios, mas os produtores queriam ganhar uma grana a mais e decidiram que seria mais rentável filmar o thriller de mistério baseado em seu livro “Legion” e adicionar uns exorcismos e gore. Adivinha quem venceu? Pois o resultado é um filme vagamente inspirado em Zodíaco onde acompanhamos a amizade entre um padre e um detetive da polícia quando o espírito de um assassino executado na noite do exorcismo da menina Regan vários anos atrás possui um homem que começa uma nova matança. O maníaco chamado “Gemni Killer” usa um ‘modus operandi‘ similar ao Zodíaco. É um bom filme de investigação, nem tanto de exorcismo, e conta com Brad Dourif fazendo um excelente trabalho.

THE LIMBIC REGION, EUA, 1996.
A História: Esse made-for-tv foi encomendado pela HBO e conta a história do Zodíaco, mas seu nome foi mudado para “The Scorekeeper” e mostra a história de um policial que perdeu a família e se entregou ao vício do álcool por sua obsessão por encontrar um maníaco que aterrorizou uma cidadezinha 20 anos atrás. Através de flashbacks mostra o policial e seu parceiro investigando este assassino que provoca a polícia através de cartas ameaçadoras, mas as coisas se complicam quando o detetive mata erroneamente um homem que afirmava ser o maníaco e sofre pressão da mídia que mantém os homicídios do maníaco afastados do público. Considerando que é um filme direto para a televisão, é bem executado e atuado, embora a correlação com o Zodíaco acabe ficando um pouco afastada dos fatos originais.

ASSASSINO DO ZODÍACO, EUA, 2005.
Zodíaco (8)A História: Uma cópia do Zodíaco aparece e começa a matar e enviar cartas para a polícia assinando “the Z-man“. O verdadeiro Zodíaco volta a escrever para a polícia sobre seu admirador. Um policial que tem por volta de 30 anos e estava investigando o Zodíaco original tenta impedir sua cópia. Simples demais? Não, confuso demais. E com atuações péssimas, pobre em efeitos e sangue, não gera suspense e falha mesmo como um documentário dos atos do Zodíaco. Como linha final vou usar a mesma definição em uma crítica que eu vi na Internet: “É como assistir um filme pornô, sem o pornô…“, sentiu o drama?

ZODÍACO, EUA, 2007.
A História: Em uma adaptação dos dois livros de Robert Graysmith, “Zodiac” e “Zodiac Unmasked“, agora para as telonas e com o aval de ninguém menos que David Fincher, que dispensa apresentações. O elenco, estrelado por Anthony Edwards, Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Brian Cox entre outros, conta novamente a história de Zodíaco sob a perspectiva de quatro homens, cujas vidas e carreiras podem ascender ou ruir através dos atos do assassino: Dave Toschi é o detetive que lidera as investigações com seu parceiro Bill Armstrong, o jornalista Paul Avery e o próprio Robert Graysmith, que trabalhou como cartunista no jornal San Francisco Chronicle na época das cartas do Zodíaco.

Zodíaco (2007)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Gabriel Paixão

Colaborador e fã de bagaceiras de gosto duvidoso. Um Floydiano de carteirinha que tem em casa estantes repletas de vinis riscados e VHS's embolorados. Co-autor do livro Medo de Palhaço, produz as Horreviews e Fevericídios no Canal do Inferno!

5 thoughts on “A Verdadeira História do Zodíaco

  • 19/09/2017 em 08:15
    Permalink

    E ainda dizem por ai que não existe crime perfeito!!!Um soco de direita nas autoridades norte-americanas!! – marcio “osbourne” silva de almeida – jlle/sc

    Resposta
  • 16/01/2017 em 18:33
    Permalink

    Ainda tem o pânico ao anoitecer que é dos anos 70 também.

    Resposta
    • 09/02/2017 em 21:46
      Permalink

      Erro meu!! O panico ao anoitecer é sobre outro assassino.

      Resposta
  • 14/07/2016 em 15:23
    Permalink

    Ótimo artigo, parabéns. Nunca me interessei por esse criminoso, mas agora quero ver O Exorcista III (também pela vibe Chucky, até o Brad Dourif está lá!).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *