Trailer Review #2: Split, novo thriller de M. Night Shyamalan, vai dividir opiniões?

Quando surge um projeto com o rótulo “Shyamalan“, que alguns críticos amam odiá-lo, a filmografia do diretor entra em pauta com questionamentos – e nenhum consenso – sobre a qualidade de seus filmes anteriores. “Depois da Terra é uma bomba…“, “Gostei de O Sexto Sentido e A Vila, já Sinais achei muito chato.“, “Ele voltou com tudo em A Visita!“. De qualquer forma, independente de seus acertos e falhas, um novo filme do indiano merece uma espiada pelas propostas sempre inusitadas, pela direção de elenco eficiente e pelo final, muitas vezes, surpreendente.

Split (2017)

Split deve ser mais um divisor…de opiniões. Alguns comentários nos fóruns de discussão onde o trailer foi divulgado hoje já demonstra essa parcialidade na avaliação do conteúdo, tendo em vista os trabalhos anteriores do diretor. “Preguiça grande de ver esse. A Dama na Água me traumatizou demais.“, disse Rafael Batista na página do grupo Scary Torrent, com a discordância de Jorge Raskolnikov: “Sei não, gostei do último dele, A visita.“. Paulo Felipe N.S. já foi mais incisivo: “Shyalaman só erra. será que dessa vez vai?” E, provavelmente, a discussão continuará até o lançamento oficial em 20 de janeiro de 2017, quando a divisão se estabelecerá entre os que gostaram, os que não viram nada de mais e os que não vão ver.

Fazer filmes originais é a minha paixão mais profunda.“, disse M. Night Shyamalan no lançamento do trailer, aproveitando para agradecer Jason Blum por acreditar na proposta através da Blumhouse Productions. O vídeo inicialmente foi bem recebido, prometendo um thriller bem angustiante e com atuações cuidadosas de James McAvoy, que assumiu o papel que foi escrito para Joaquin Phoenix. No enredo, McAvoy faz o papel de Kevin, um paciente da Dra. Fletcher (Betty Buckley) diagnosticado com 23 personalidades. Assim como foi visto no excelente Identidade (2003), de James Mangold, a sua esquizofrenia deve ser posta em conflito, com cada personalidade sobrepujando a outra pelo domínio do caráter do paciente. Ele sequestra três jovens – uma delas interpretada por Anya Taylor-Joy, de A Bruxa – e as coloca em observação, enquanto inicia um campo de batalha de suas identidades, com a revelação de algumas bastante assustadoras.

O trailer mostra o momento do sequestro das garotas, quando ele invade o carro das meninas e usa um spray para desmaiá-las. Elas são levadas a um local isolado, com um corredor estreito, onde no final fica a sala onde serão mantidas. Curiosamente, ele diz que mandaram-no fazer isso. Seriam as outras personalidades ou há alguma experiência por trás disso tudo?

Flores amarelas são deixadas nos travesseiros e no banheiro, como se elas fossem importantes para ele, na análise da protagonista. Elas pensam em enfrentá-lo, bem no momento em que são surpreendidas por sua personalidade “mulher“. Depois, ele apresenta Hedwig, a identidade de um menino de apenas 9 anos. Com o espectador já entendendo juntamente com as personagens o que se passa, a Dra.Fletcher traz mais detalhes de sua doença, beneficiada pela trilha incidental arrepiante e uma edição acelerada na insanidade de Kevin.

Mas, o melhor fica para o final: uma das personalidades é chamada de “a besta” por seu caráter animalesco. Alguns desenhos infantis, a informação sobre sua alteração corporal e a frase sobre a “besta ser real” permitem a reflexão: ele seria um monstro mesmo? Um lobisomem? Ou apenas uma versão mais agressiva do que mostrou até o momento? O rugido do monstro nos leva a acreditar que a personalidade realmente o transformou em alguma coisa.

Split promete ser um thriller assustador. A prévia já trouxe os primeiros sustos, e algumas doses de calafrios, e, tendo visto o que Shyamalan fez em A Visita, é bastante animador. Talvez o trailer não precisasse mostrar tanto, escondendo os principais segredos do longa como a personalidade feroz, mas é bom lembrar que o cineasta sempre reserva algumas surpresas no produto final. Vamos manter as expectativas em alta até o começo de 2017! Promete!

(Visited 25 times, 1 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

7 comentários em “Trailer Review #2: Split, novo thriller de M. Night Shyamalan, vai dividir opiniões?

  • 27/08/2016 em 20:08
    Permalink

    Esse diretor é ÓTIMO! E esse trailer esta sensacional… Seu último filme foi The Visit, e como em quase todos os filmes desse diretor, no final tem um plot twist do caralho! Estou ansioso pra ver Split =}

    Resposta
  • 31/07/2016 em 19:48
    Permalink

    Não ia ser o Leonardo Di Caprio?

    Como comentaram, achei o James McAvoy extremamente caricato! É um papel que exige muuuito de um ator, não sei se ele estaria a altura. E pelo visto, irá para um lado sobrenatural meio fantasioso e duvidoso (o tal monstro que domina as outras personalidades). Porém, estou no aguardo, gosto do Shyamalan apesar de seus erros!

    Resposta
  • 29/07/2016 em 18:02
    Permalink

    Depois do Sexto Sentido e Corpo Fechado esperava ansioso suas produções, independente de ter falhado com algumas histórias M. Night sempre foi um excelente diretor, mesmo os filmes mais fracos de sua filmografia tem belas sequências .

    Resposta
  • 29/07/2016 em 14:40
    Permalink

    Fim dos Tempos é bom, além dos quatro primeiros dele, e A Visita. Shy não tem tantos erros assim no currículo pra avacalharem tanto a competência dele como fazem, por causa de três filmes ruins (ok, muito ruins, mas ainda assim são só três).

    Resposta
  • 28/07/2016 em 14:02
    Permalink

    Nunca vi este ator tão caricato quanto neste trailer, tem cara de bomba.

    Resposta
  • 28/07/2016 em 10:29
    Permalink

    Por que Joaquin Phoenix pulou fora do projeto?

    Sobre o filme: aguardarei esperando coisa boa. Shyamalan é um excelente diretor, basta apenas olhar para os quatro primeiros filmes de sua filmografia. Fã de internet é que é chato pra cacete.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien