Como Sobreviver a um Filme de Terror

Por mais que digam ao contrário, considerando-os subprodutos de um cinema que valoriza dramas reais e produções biográficas, os filmes de terror podem servir como um essencial guia de sobrevivência. Ao apresentar as inúmeras possibilidades de um destino fatal, eles servem para mostrar como reagir em situações extremas e ainda contribuem para que você não caia em armadilhas ou confronte pesadelos. Pense em quantas tragédias poderiam ser evitadas, se as vítimas fossem fãs do gênero e tivessem visto longas como Amargo Pesadelo (1972), antes daquele piquenique em um ambiente desconhecido, ou A Morte Pede Carona (1986), na hora em que decidira convocar uma pessoa para acompanhá-la na viagem!

Ainda que o enredo seja envolto em possibilidades bizarras, por mais absurda que a trama possa parecer, lembre-se que a vida é sempre capaz de surpreender. Alienígenas, possessões demoníacas, fantasmas vingativos, maldições em casas assombradas, assassinos loucos, lobisomens e vampiros foram inspirados em histórias reais, doenças inexplicáveis, encontros macabros e atos de violência. Além disso, muitas dessas lendas apavorantes que você encontra na deep web partiram de filmes do gênero, mostrando que o Terror Cinematográfico também é capaz de dialogar com a maldade real! Como disse Mickey, em Pânico 2 (1997), “os filmes de terror não criam assassinos, mas o tornam mais criativos.

Se os filmes de terror têm essa importância, muitas vezes ignorada, passe a observá-los com mais atenção. É capaz que você precise deles quando estiver em momentos tensos e assustadores. Pensando nisso, confira abaixo um Guia de Sobrevivência a partir do que os filmes de terror podem nos ensinar. Use-o diante de decisões, escolhas para futuras viagens e até mesmo na compra daquela casa com preço atraente!

FÉRIAS

O que podemos aprender: Está pensando na próxima viagem e gosta de lugares exóticos? Não procure locais onde aconteceram massacres de índios, onde existam lendas sobre maldições antigas, notícias sobre desaparecimentos…Cidades com poucos habitantes, com suas tradições religiosas e adolescentes estranhos também não são boas escolhas. Escalar montanhas com trechos com nomes estranhos como “Garganta do Diabo“; praias paradisíacas desertas, cavernas inexploradas, estradas do Texas. E ainda nunca deixe de avisar amigos e parentes do local onde pretende passar as férias. Não mude o itinerário para explorar pontos turísticos!

Algumas Referências: Wolf Creek (2005), La Cueva (2014), A Escuridão (2016), episódio Harmonia, da série Night Visions (2001), Amargo Pesadelo (1972), O Albergue (2005), As Ruínas (2008), Abismo do Medo (2005), Quadrilha de Sádicos (1977), Vertigem (2009)…

MORADIA

O que podemos aprender: Chegou a hora de se mudar. Testar novos ares, conhecer pessoas novas, ser feliz! Primeiramente desconfie dos preços abaixo da média para o que está sendo oferecido. Não compre/alugue casas com passados trágicos – dizem que toda habitação tem sua história para contar -, em lugares ermos – teste todas as companhias de telefonia -, próximas de florestas. Casas muito antigas, que possuem sótão e porão, também podem surpreender de maneira negativa. Por mais ridículo que pareça, evite a residência que possui o número 666 em ruas como Elm, Ocean, em bairros como Haddonfield e Amityville! Se for apartamento, converse com os vizinhos e antigos moradores (desconfie daquele bonzinho demais, do solteirão boa pinta, do silencioso). Não se engane pela aparência, evite o 13º andar, cuidado com os elevadores! E se a casa vier de herança – ou tiver algum desafio de ter que passar a noite ali -, troque de nome para evitar dores de cabeça!

Algumas Referências: Horror em Amityville (2005), A Casa do Terror Tract (2000), A Hora do Pesadelo (1984), A Casa do Espanto (1986), Invocação do Mal (2013), Desafio ao Além (1963), A Casa Silenciosa (2011), A Casa dos Maus Espíritos (1959), A Entidade (2012), A Casa da Noite Eterna (1973), Evocando Espíritos (2009), A Casa que Pingava Sangue (1971)…

RELACIONAMENTOS

O que podemos aprender: Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite. Sair com os amigos, conhecer alguém na balada ou festa – quem sabe o amor da sua vida? Seu horóscopo diz que a data é propícia para um novo relacionamento, bastando saber apenas onde procurar. Cuidado! Os filmes de terror ensinam que conhecer pessoas pela internet ou até mesmo naquele barzinho tranquilo pode ser um problemão! Antes de levar aquele alguém para casa e apresentar para a família, veja os antecedentes, procure informações nas rede sociais, converse com amigos. Desconfie daquele que não quer mostrar a identidade, daquela pessoa linda e solteira da sala de bate-papo, da perfeccionista, do namorado(a) com ideias insanas. Lobos se disfarçam de vovozinhas quando querem atacar!

Algumas Referências: O Padrasto (1987), Pânico (1996), O Garoto da Casa ao Lado (2015), Audition (1999), May – Obsessão Assassina (2002), Menina Má.Com (2005)…

TRABALHO

O que podemos aprender: Pagar as contas, o aluguel e a faculdade exigem que você procure um emprego o quanto antes. Qualquer ocupação desde que possa garantir o mês, e ainda sobre algumas moedas para curtir o fim de semana. Trabalhos temporários, encontrados em painéis na faculdade ou em postes são iscas para pessoas loucas, seitas demoníacas e torturadores. Cuidado também quando for contratar alguém para sua empresa ou cuidar de seu filho. Dizem que há trabalhos que podem matar…e é verdade!

Algumas Referências: Para Elisa (2012), Procura-se Uma Babá (2008), Árvore da Maldição (1990), Quando um Estranho Chama (2006), O Mensageiro da Morte (1979)…

CRIANÇAS

O que podemos aprender: São dóceis e delicadas, com o rosto angelical e um sorriso cativante. Mas, não se engane! Por trás dessas miniaturas de adultos, pode-se esconder futuros psicopatas e pequenos monstrinhos. Brincar com elas torna-se perigoso, assustador. Desconfie daqueles prodígios, exageradamente comportados e educados, mas que costumam torturar animais, não se importam com os idosos e são frios e insensíveis. Fique longe dos que gostam de brincar em colheitas, ilhas e cavernas escuras! Procure um certo 666 atrás da orelha…

Algumas Referências: The Children (2008), Os Inocentes (1961), A Órfã (2009), Tara Maldita (1956), The Godsend (1980), A Colheita Maldita (1984), ¿Quién puede matar a un niño? (1976), Sem Saída (2008), Caso 39 (2009), A Profecia (1976), O Anjo Malvado (1993), Boa Noite, Mamãe (2014), Halloween – A Noite do Terror (1978)…

ANIMAIS

O que podemos aprender: Quem não gosta de um animalzinho de estimação para acariar ao fim de um dia longo de trabalho? Eles são fofinhos, fiéis e ajudam a proteger a casa contra visitantes indesejáveis (Olhos de Gato, 1985). No entanto, também podem ser agressivos e vorazes até mesmo contra seus donos! Vale como sugestão evitar adotar animais exóticos e incomodá-los em seu habitat natural. Afetar a natureza é passível de atrair uma invasão da espécie, e ainda torná-los maiores e mais sanguinários.

Cujo (1983)

Algumas Referências: Morte Súbita (2007), Max – Fidelidade Assassina (1993), Cujo (1983), Piranha (1978), Caçados (2007), Cães Assassinos (2006)…

E SE NÃO TIVER SEGUIDO AS ORIENTAÇÕES, ATENÇÃO AOS SINAIS…

– Dançar sobre túmulos dá muito azar! (Carta para a Morte, 2006)

– Não mexa com ciganos! Se atropelar um (A Maldição, 1996), mate o restante da comunidade. Se um pedir empréstimo (Arraste-me para o Inferno, 2009), doe o que ele quiser.

Arraste me para o Inferno (2009)

– Ignore aquele amigo que decidir participar da viagem filmando tudo o que encontrar pela frente (qualquer “found footage” como Rec, 2007). Pode ser que a polícia acabe o editando o filme para vocês.

– Não escute fitas cassetes velhas em casas abandonadas e nem procure ler o diário de um tataravô, principalmente se a língua for estranha (sempre é). (A Morte do Demônio, 1982)

– Evite amizades com pessoas com os sobrenomes Bates, Krueger, Myers, Voorhees, Lecter etc…

– Se alguém da sua família encher a cara de cachaça e começar a conversar com fantasmas, esconda o machado. (Horror em Amityville, 2005, e O Iluminado, 1980).

– Quando algum amigo seu lhe recomendar um filme estranho, espere 7 dias para verificar se ele ainda está vivo. (Ringu, 1998, e O Chamado, 2002)

– Se o seu simpático vizinho disser que tem um “abajur cor de carne“, é melhor mudar de casa! (O Massacre da Serra Elétrica, 1974, Ed Gein, 2002)

– Atenção às datas festivas e feriados! Assassinos escolhem as motivações mais idiotas para executar seus serviços! (Sexta-Feira 13, 1980, Halloween, 1978, Dia dos Namorados Macabro, 1981, Reveillon Maldito, 1980)

– Brincadeira do Copo? Só se for numa competição para ver quem bebe mais; Tábua Ouija? Só se for para passar roupa!

– Ao fugir de um assassino nunca tente usar seu carro, pois o motor não irá funcionar – mesmo, se o veículo for de outra pessoa e a chave já estiver no contato. Procure uma bicicleta, cavalo ou tente correr sem cair…

– Se alguém lhe disser (geralmente um velho, um índio..ou um velho índio) que o Mal se aproxima, acredite nessa pessoa e faça o que ela mandar.

– Se você estiver numa festa de formatura ou uma festa qualquer e de repente alguma garota começar a ser humilhada por todo mundo, fuja o quanto antes. (Carrie, a Estranha, 1976)

Carrie (1976)

– Estude dialética e oratória, pois se você for a última vítima, o assassino irá conversar com você, contando toda a origem do seu mal. Aprenda a fazer perguntas que prolonguem o discurso final.

– Se você vir alguma coisa brilhante caindo do céu não vá verificar. Vá para casa dormir. (Palhaços Assassinos, 1988, A Noite dos Arrepios, 1986)

– Tente não fazer nada de errado no verão, alguém pode querer se vingar no seguinte. (Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, 1997)

– Nunca diga: “Não tenha medo“, “Não vai acontecer nada“, “Isso tudo é uma bobagem!“, “Volto logo!

– Não se separem durante a exploração de um ambiente novo. Pode demorar mais se forem juntos, mas a segurança é garantida.

– Nunca pegue atalhos nas estradas, mesmo que você você vá chegar muito atrasado em um compromisso importante. (Pânico na Floresta, 2003)

Ringu (1998)

– Japoneses com cabelos longos e vestidos brancos podem ser fantasmas! (Ringu, 1998…)

– Passear sob a Lua Cheia não é romântico! Principalmente nas proximidades de uma floresta!

– Bonecos de palhaço são um péssimo presente para seu filho! (Poltergeist, 1982)

– Aquela mancha no lago não é petróleo! (Creepshow 2, 1987)

– Se uma menina estranha estiver saindo da sua TV, não é filme 3D! (O Chamado, 2002)

– Se um fantasma quiser ajuda para encontrar seu corpo, mande-o procurar em um site de busca! (O Sexto Sentido, 1999, Ecos do Além, 1999)

– Virgindade pode trazer segurança contra assassinos psicopatas. Também não use drogas, nem tente ser o engraçadinho do acampamento, pregando sustos.

– Se o seu filho(a) começar a blasfemar em uma língua estranha e você não se recorda de ter pago um cursinho para ele, é melhor chamar um padre. Agressividade momentânea, o medo de símbolos santos, vomitos verdes e contorcionismo também são sinais de que ele pode não estar sozinho.

– “Tem alguém aí?” é uma péssima pergunta para ser proferida quando você ouvir um barulho estranho no andar de baixo!

– Nunca diga Candyman cinco vezes seguida (O Mistério de Candyman, 1992), senão o cara do necrotério do filme Premonição irá aparecer com um gancho na mão como o assassino de Eu Sei o Que Vocês Fizeram Verão Passado (1997)!

– Não tente fazer documentários em florestas desertas ou nem tente investigar antigas lendas ou profecias. (A Bruxa de Blair, 1999)

– Se encontrar uma caixinha misteriosa e cheia de enigmas, não tente decifrá-la a não ser que seja um cubo mágico. (Hellraiser, 1987)

– Não pegue na biblioteca o livro Necronomicon! (Necronomicon, 1992, A Morte do Demônio, 1982)

– Se for ao México, não visite boates que ficam abertas até o amanhecer…(Um Drink no Inferno, 1996)

– Nunca entre em sites considerados mortais e que tenham a palavra “medo” no nome.. (Medopontocom.br, 2002)

O Bebê de Rosemary (1968)

– Se na noite em que estiver planejando ter um filho com seu marido, você sonhar com o diabo…cuidado a criança pode estar fazendo parte de uma seita maligna. (O Bebê de Rosemary, 1968)

– Se estiver nadando no mar e alguém estiver gritando “Saiam da água!“, acredite…

– Bonecos com aparência de bom amigo podem ocultar assassinos! (Brinquedo Assassino, 1984)

– Se você for a um cemitério abandonado e tiver lixo radioativo por perto, retire-o dali imediantamente pois se houver algum vazamento você terá a oportunidade de ver toda a sua família e até aquela pessoa que você gosta transformadas em zumbis. (A Volta dos Mortos-Vivos, 1985)

– Desconfie de qualquer coisa branca e gosmenta em lata e que pareça ser deliciosa. (A Coisa, 1985)

– Preste atenção nas aulas de matemática, você pode até pensar que não precisará da matéria em seu cotidiano, mas se um dia você acordar num cubo… (Cubo, 1997)

– Se cair o último dente de leite de seu irmãozinho, não o coloque embaixo do travesseiro…(No Cair da Noite, 2003)

– Nunca diga que não gosta de tomate, senão ele pode adquirir vida própria e fazer uma salada de você. (O Ataque dos Tomates Assassinos, 1978)

– Jamais participe de pesquisas médicas em que você tenha que ficar com outros numa casa grande, assustadora e isolada, com anjinhos espalhados!

– Feriu o assassino? Termine o serviço! Eles sempre retornam para mais sustos!

– Cuidado com espelhos! Quanto mais antigo mais amaldiçoado! (O Espelho, 2013, Espelhos do Medo, 2008)

– Tocar o disco de trás para frente não é uma boa coisa!

– Não coloque fogo no jardineiro! Eles têm uma tesoura afiada e mortal! (Chamas da Morte, 1981)

– Não compre para sua filha um macaco, nem com roupas de circo, nem se for da Sumatra! (Macacos Assassinos, 2013, Fome Animal, 1992)

– A mãe de seu amigo nunca aparece, mas ele sempre a está mencionando? Procure amigos em outro lugar! (Psicose, 1960)

– Visitas inesperadas no meio da noite? Não atenda a porta! (Os Estranhos, 2008, Eles, 2006)

– Se alguém lhe disser que vê pessoas mortas, verifique se você não desobedeceu algumas das regras e já está morto. (O Sexto Sentido, 1999)

(Visited 333 times, 1 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

2 comentários em “Como Sobreviver a um Filme de Terror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien