It pode prejudicar os palhaços? Stephen King responde…

5
(1)

Desde o ano passado com a aparição em massa de palhaços assustadores por diversas regiões do mundo, a coulrofobia voltou à pauta. Pessoas que até então evitavam assumir seu medo passaram a declarar publicamente (e em gestos agressivos) o quanto os palhaços podem ser assustadores e perigosos. O Boca do Inferno também teve sua cota de responsabilidade com a publicação da enciclopédia Medo de Palhaço, uma das obras mais vendidas da Amazon. Então, devemos realmente temer os palhaços?

Para aqueles que se caracterizam profissionalmente, essa associação de medo com palhaços está sendo extremamente prejudicial. E o trailer bombástico de It – A Coisa, que se transformou em um viral no começo de abril, está assustando os profissionais da área, que temem que realmente seja o fim da relação entre palhaços e crianças, bom humor e trapalhadas.

A BBC conversou com Celine Harland, que tem trabalhado como palhaço profissional há 17 anos com o apelido de Tickles, e também com Matthew Faint (Mattie, o Palhaço). Ambos realmente acreditam que It – A Coisa pode mudar muitas opiniões a respeito dos palhaços:

É um filme de terror, e isso afeta o que as pessoas pensam e acreditam sobre o que seja um palhaço.“, afirma Harland. “Infelizmente, não é como Tubarão – que é irreal – pois temos palhaços na sociedade. Eu tenho pais e professores me telefonando. Eles temem me contratar para evitar que os filhos se chateiem.

Já Faint foi mais enfático: “É um filme terrível, pois queremos nos distanciar do assunto palhaços assustadores. Há tantos filmes ruins por aí…palhaços que comem pessoa e muito mais. Isso leva as pessoas a uma direção errada. Não precisamos disso. É errado, é nojento.

Com tantas reclamações públicas, o criador de Pennywise resolveu se manifestar. Ano passado, em uma entrevista a BDN Maine, King comentou sobre sua obra e o que ela pode servir para os palhaços. “Quando escrevi A Coisa, eu estava em Bangor, que é uma cidade com uma história violenta e resistente. Escolhi Pennywise como a face do monstro porque crianças adoram palhaços, mas os temem; palhaços com suas faces brancas e seus lábios vermelhos são muito diferentes e grotescos em comparação a pessoas normais. Leve uma criança a um circo e mostre a ela um palhaço. Será mais fácil ela gritar do que rir.

Mais recentemente, King voltou ao tema, mas usando apenas os 140 caracteres do twitter: “Os palhaços estão chateados comigo…Desculpe, a maioria é ótima…mas as crianças sempre tiveram medo de palhaços. Não matem o mensageiro pela mensagem.

E aí? Os palhaços são ou não assustadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “It pode prejudicar os palhaços? Stephen King responde…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *