Editorial 2017 #11: O que é o Festival Boca do Inferno?

0
(0)

Antes mesmo da Boca do Inferno se abrir, já existia o sonho de produzir e participar de um evento de horror no Brasil. Acompanhar as HorrorCons da década de 90 foi de grande importância para perceber que o contato com o público e a chance de ver filmes caseiros sempre fazem parte do DNA de quem aprecia o gênero fantástico. Felizmente, na década passada, o terror encontrou onde se estabelecer em São Paulo, em festivais como SP Terror, CineFantasy e o Espantomania, comprovando que existe realmente público interessado em sentir medo e conversar a respeito.

Entretanto, a dificuldade em conseguir patrocínio e/ou a liberação de verbas do governo contribuíram para a extinção desses eventos (ou pelos menos para a entrada em um estado de hibernação). O Festival Boca do Inferno surgiu dessa vontade de fazer algo, de movimentar os fãs de horror e permitir que produções independentes tenham a chance de exibição por aqui. Mesmo assim, ainda há grandes obstáculos que atrapalham a realização do evento, resistente como uma criatura imortal em continuações numéricas.

Encontrar o espaço físico não foi um grande problema – a Biblioteca Viriato Corrêa, por exemplo, sempre tentou fazer de tudo para a satisfação dos realizadores, assim como os braços foram abertos pela Oficinal Cultural Oswald de Andrade, graças ao apoio do amigo Eduardo Santana -, mas os recursos para a utilização sempre foram limitados. Todo os processo que o público presente acompanha ao vivo – e gratuitamente – esconde, como diria o poeta, “os andaimes do edifício“, como os gastos pessoais na confecção da programação, do banner e da equipe de legendagem. Nem todo apoio que você procura tem uma resposta positiva para a conquista de brindes e a realização de sorteios culturais.

Mesmo com todos os percalços de costume, ele vai acontecer mais uma vez. Temos uma programação bem interessante este ano, com produções do Brasil inteiro e de alguns lugares do mundo como Grécia, Canadá e Espanha. Acontecerá também uma Mesa Literária, que contará com grandes escritores de horror brasileiros, debatendo a escrita macabra brasileira e o processo de criação dos arrepios. Em meio a essa movimentação de espectadores, entre mesas de exposição de coisas de horror e contatos, um concurso de cosplays irá premiar os mais bem caracterizados, prometendo momentos divertidos para fotografias e autógrafos com as celebridades do gênero.

Para o sucesso do Festival Boca do Inferno IV (e para tudo o que o site produz), é imprescindível a participação do Infernauta. Presente ou simplesmente compartilhando a programação, o evento continuará crescendo de maneira assustadora, como o Monstro que é alimentado todos os dias com informações e visitado constantemente.

O Inferno estará aberto para receber a sua visita nos dias 25 e 26 de novembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo). Venha nos prestigiar, ou na frase de uma certa produção demoníaca, “enjoy us“.

Confira o que cada membro da equipe produziu em outubro de 2017, como a Semana das Continuações  (Sequel Week) e resenhas de várias estreias:

Filipe Falcão: Qual Versão Mesmo?. (Total no Ano: 16)

Gabriel Paixão: Night of the Bloody Apes, A Casa do Espanto II, Criaturas das Profundezas, A Aldeia dos Amaldiçoados e A Estirpe dos Malditos. (Total no Ano: 48)

Ivandro Godoy: The Transfiguration, O encontro com os clássicos em Scooby-Doo Lost Mysteries. (Total no Ano: 11)

Ivo Costa: Blade Runner 2049. (Total no Ano: 08)

Juvenatrix: O Bebê Maldito II, A Noiva Assassina, A Filha de Sarah, Despertar do Demônio. (Total no Ano: 36)

Luana Caroline Damião: A Babá, A Ghost Story. (Total no Ano: 12)

Marcelo Milici: As Boas Maneiras, Maus, Animais, O Vale das Sombras, Zombillenium, Além da Morte, The 100 – 4ª Temporada, A Morte te dá Parabéns, Leatherface, O Culto de Chucky. (Total no Ano: 121)

Marcus Augusto Lamim: The Void. (Total no Ano: 15)

Rodrigo Ramos: Dylan Dog 2 – Manchas Solares, A Última Tentação,
Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias. (Total no Ano: 39)

Samuel Bryan: 6 notícias (Total no ano: 79)

Quanto às notícias de outubro, entre cinema, literatura, quadrinhos e DVDs e Blu-Rays:

Bruna Alfama: 5 notícias. (Total no ano: 87, 04 críticas)

Laura Dourado: 01 notícia. (Total no ano: 57)

Pat Mendes: 4 notícias. (Total no Ano: 54 notícias, 01 crítica, 1 artigo)

Silvana Perez: 11 notícias. (Total no ano: 276 notícias, 04 críticas)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *