O Massacre da Serra Elétrica em Pernambuco

0
(0)
Leatherface, um dos vilões mais adorados do horror.
Leatherface, um dos vilões mais adorados do horror.

O ano foi o de 1974 quando o diretor norte-americano Tobe Hooper apresentou ao mundo o filme O Massacre da Serra Elétrica. A produção de baixo orçamento trazia a história de um grupo de adolescentes perseguidos por uma família de canibais do Texas. Apesar da trama aparentemente formada por clichês, o roteiro assinado por Kim Henkel e a direção de Hooper conseguiram formatar uma obra que não apenas marcou época, como passou a figura em qualquer lista dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos.

Em função do aniversário de 40 anos do lançamento de O Massacre da Serra Elétrica, diversos eventos estão sendo realizados em vários países incluindo exibições comemorativas em salas de cinema. Uma cópia restaurada da obra está entre as principais atrações do Festival de Cannes, dentro da programação deste ano da Quinzena dos Realizadores. A exibição será no dia 22 de maio.

Pensando na importância das quatro décadas do filme, o Grupo de Estudos de Cinema de Terror da AESO (Faculdades Integradas Barros Melo), em Olinda, realiza uma exibição comemorativa de O Massacre da Serra Elétrica. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 23 de maio, a partir das 9h da manhã, no cineteatro da faculdade. Na ocasião, além da oportunidade de ver (ou rever) o filme, o público presente também poderá participar de um debate após a exibição.

Participarão da mostra o professor de cinema da UFPE Rodrigo Carreiro, o integrante do podcast Toca o Terror Oswaldo Neto e o doutor em Teoria da Literatura Diego Carreiro. Os coordenadores do Grupo de Estudos de Cinema de Terror Filipe Falcão e Sandra Lima ficarão responsáveis pela mediação do debate.

Origem do massacre – A trama de O Massacre da Serra Elétrica costuma ser divulgada como baseada em fatos reais. Na verdade a trama é livremente inspirada no caso do norte-americano Ed Gein, que na década de 1950 foi preso por assassinar duas pessoas, além de roubar corpos do cemitério e fazer objetos de decoração com crânios, ossos e peles. Este caso também serviu de inspiração para os roteiros de Psicose (1960) e O Silêncio dos Inocentes (1992).

No filme de Tobe Hooper, cinco amigos em viagem pelo Texas são perseguidos por uma família de canibais. Entre eles, destaque para Leatherface que persegue e mata suas vítimas com uma motosserra e usa uma máscara feita com pele humana. Quando O Massacre da Serra Elétrica foi lançado, a audiência o achou tão chocante que muita gente simplesmente foi embora no meio do filme na pré-estreia. A produção se destacou pela violência gráfica com cenas de personagens sendo pendurados vivos em ganchos de açougue ou sendo abatidos com marretadas, além da hoje clássica sequência de tortura da mocinha Sally. Como resultado a película foi censurada em lugares como Inglaterra, Alemanha, Finlândia, Suécia, Austrália e até aqui no Brasil, durante a Ditadura Militar, tendo sido lançado nestes países apenas na década de 1980.

Serviço:
Exibição de O Massacre da Serra Elétrica
Quando: sexta-feira, 23 de maio
Local: AESO – Avenida Transamazônica, 405, Jardim Brasil II
Horário: 9h

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

3 thoughts on “O Massacre da Serra Elétrica em Pernambuco

  • 25/05/2014 em 02:02
    Permalink

    Pode passar o tempo que for mais O Massacre da Serra Elétrica nunca vai ser esquecido e sim lembrado como eterno clássico !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *