Mostra A Vingança dos Filmes B chega a sua quarta edição

0
(0)
Evento contará com exibição de curtas e longas de diferentes partes do Brasil
Evento contará com exibição de curtas e longas de diferentes partes do Brasil

Acontece de 09 a 14 de dezembro, em Porto Alegre, a mostra A Vingança dos Filmes B: Parte IV. O evento contará com curtas e longas de diferentes partes do país, homenageará o diretor Dennison Ramalho e apresentará uma sessão de cinema independente uruguaio.

Com curadoria de Cristian Verardi, a mostra tem como objetivo a “divulgação e o resgate de filmes independentes, produções de baixo orçamento e outros delírios fílmicos, buscando incentivar o público a dialogar com obras que dificilmente encontram espaço nas telas dos cinemas comerciais. Filmes repletos de horror, ação, anarquia, humor e demência, ocupando um mesmo espaço sem restrições quanto ao seu orçamento ou suporte de realização”.

A Vingança dos Filmes B terá início com a sessão Short Cuts, que apresentará, além do raro trailer da obscura produção coreana de kung fu A Vingança da Filha de Bruce Lee; os curtas-metragens Pray, de Cláudio Ellovitch, premiado com o grande prêmio no festival Viewster Online Film Festival 2014; Revelações de um Cineasta Canibal, do cineasta capixaba Rodrigo Aragão; o perturbador filme pernambucano Carne, de Carlos Nigro; e o premiadíssimo Nua Por Dentro do Couro, de terrible Lucas Sá.

A mostra conta ainda com a animação gaúcha Castillo Y El Armado, de Pedro Harres, parte da seleção oficial do festival de Veneza em 2014, e o inédito Cidade Média, de Giordano Gio, além de filmes de diferentes partes do país, montando um panorama das produções de gênero no Brasil.

Dennison Ramalho, cujo curta J is for Jesus faz parte da antologia The ABCs of Death 2, será o cineasta homenageado desta edição na Sessão Obscurum, que exibirá os curtas Nocturnu, Amor Só de Mãe e Ninjas. Haverá ainda um bate-papo com o diretor após a sessão.

Na Sessão Fronteira de Sangue será exibido o longa independente Achuras 2, do uruguaio Manuel Facal, uma divertida festa gore recheada de zumbis, criaturas demoníacas e muito rock’n’roll. Facal é um dos mais talentosos diretores undergrounds da cena uruguaia, seu último filme, a comédia juvenil Relocos Y Repasados se tornou um grande sucesso do cinema independente uruguaio.

PROGRAMAÇÃO

09 de Dezembro (terça-feira)
19h- Confraternização no saguão da Sala P.F.Gastal
20h – ABERTURA – SESSÃO SHORT CUTS: A Vingança da Filha de Bruce Lee (05’) (trailer raro) + Pray (15’) + Revelações de um Cineasta Canibal (15’) + Carne (20’) + Nua Por Dentro do Couro (20’). Total: 75 minutos. Após a sessão, debate com o cineasta Cláudio Ellovitch.

10 de Dezembro (quarta-feira)
18h- SESSÃO SHOOT OR DIE I: Trash Vol.01 e Vol.02. Total: 50 minutos
20h- SESSÃO COMEMORATIVA 30 ANOS DE “GREMLINS” (1984 / 106’), de Joe Dante. Após a sessão debate com o cineasta Giordano Gio e o crítico Cristian Verardi

11 de Dezembro (quinta-feira)
16h- SESSÃO MALDITA MATINÉE: Condenados a Viver (Condenados a Vivir), de Joaquín Luis Romero Marchent (Espanha / 1972 / 90’)
18h- SESSÃO SHOOT OR DIE II: Trash Vol.03 (25’) + Red Hookers (20’). Total: 45 minutos.
19h- Lançamento do livro Cemitério Perdido dos Filmes B: Redux, de César Almeida, e revista Hatari Nº1 (especial western).
20h- SESSÃO SHORT CUTS II: Kassandra (25’) + O Estripador da Rua Augusta (20’) + Vancouver Caliber 9 (12’) + Sexta-Feira da Paixão (12’). Total: 69 minutos. Após a sessão debate sobre cinema de gênero com Christian Caselli, César Almeida, Ulisses da Motta Costa e Felipe Guerra.

12 de Dezembro (Sexta-feira)
18h- SESSÃO SHOOT OR DIE III: Trash Vol.04 e Vol.05. Total: 50 minutos.
20h- SESSÃO SHORT CUTS III: Canibal Tropical (5’) + Eu & a Loira (12’) + Cidade Média (15’) + O Segredo da Família Urso (15’) + Caçador (20’) + Castillo Y El Armado (14’). Total: 81 minutos

13 de Dezembro (sábado)
15h- SESSÃO SHOOT OR DIE IV: O Anão (8’) + Mal Passado (20’) + Síndrome de Lobisomem (60’). Total: 88 minutos.
17h30 – SESSÃO OBSCURUM: ESPECIAL DENNISON RAMALHO- Nocturnu (11’) + Amor Só de Mãe (21’) + Ninjas (23’). Total: 55 minutos. Após a sessão debate com o cineasta Dennison Ramalho.
20h- SESSÃO AURORA: FILME SURPRESA. Após a sessão debate com os organizadores do projeto Zinematógrafo.

14 de Dezembro (domingo)
15h- SESSÃO SERRA DO MEDO: Parasitas do Lodo (26’) + A Maldição do Sanguanel (71’). Total: 97 minutos.
17h- SESSÃO FRONTEIRA DE SANGUE: Achuras 2 (60’ / Uruguai / 2013).
Após a sessão debate com o cineasta uruguaio Manuel Facal.
19h30- SESSÃO SHORT CUTS IV: Ruído Branco (7’) + Berenice (10’) + O Carniçal (12’) + O Terno do Zé (20’) + Ia Dizer que Voltei (30’). Total: 79 minutos. Após a sessão debate com os cineastas Leandro Engelke, Vinícius Lopes e Mateus Frazão

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *