Cinema, Variedades

FBI 3: conheça a programação do III Festival Boca do Inferno

Evento contará com exibição de curtas e longas-metragens, palestras, bate-papos, lançamentos de livros e apresentação musical

Logo do festival, criado pelo quadrinista Kiko Garcia.

Logo do festival, criado pelo quadrinista Kiko Garcia.

A Boca do Inferno se abre com a chave da imaginação. Atrás dele existe uma outra dimensão. Uma dimensão de pesadelos e imagens, de horror psicológico e violência, de medo e desesperança. Um lugar de sombras, seres indizíveis e assombrações perdidas entre vales mortos. Há 15 anos, o Inferno alcançou o nível virtual, estabelecendo-se num espaço viscoso e grotesco. Vocês estão prestes a celebrar a sobrevida do maior portal de terror da América Latina, numa viagem assustadora por épocas malignas, assassinos desalmados e demônios esquecidos!

O que é o Festival Boca do Inferno?

Tendo em vista a necessidade de fomentar a cidade de São Paulo como um espaço voltado à fantasia, ficção científica e o terror, o Festival Boca do Inferno (FBI) surge com a proposta de exibição de curtas e longas nacionais e internacionais, além de apresentar palestras, mesas de debate, exposição de produtos do gênero, lançamento de livros e apresentação musical. Foram realizadas duas edições na Biblioteca Viriato Corrêa (em 2014 e 2015), sendo esta a primeira na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

FESTIVAL BOCA DO INFERNO III (FBI 3)

Data: 19 e 20 de novembro de 2016, a partir das 10 horas
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Entrada: Franca

Programação
Sábado – 19/11
Início: 10h
Término: 21h

10h – abertura do festival com a receptividade da equipe Boca do Inferno

10h10 – Documentário: Fantasticozzi (69 minutos)

Direção: Felipe M.Guerra
Sinopse: O italiano Luigi Cozzi dedicou sua vida à fantasia. Durante duas décadas, ele perseguiu o sonho de fazer um filme de ficção científica em seu país, numa época em que o gênero era considerado coisa para loucos. Esta é a sua incrível e divertidíssima história, narrada através dos seus filmes.

11h30 – Antologia: 13 Histórias Estranhas (123 minutos)

13 Histórias Estranhas (2015) (4)

Direção: Fernando Mantelli, Ricardo Ghiorzi, Cláudia Borba, Petter Baiestorf, Marcio Toson, Cesar Coffin Souza, Rafael Duarte, Taísa Ennes Marques, Gustavo Fogaça, Renato Souza, Leo Dias de los Muertos, Paulo Biscaia Filho, Felipe M. Guerra, Filipe Ferreira, Cristian Verardi
Sinopse: Neste longa-metragem coletânea, 13 histórias bizarras são contadas em episódios por diretores de cinema de gênero do sul do Brasil. Entre fantasmas, serial-killers e demônios, os diretores conduzem suas histórias estranhas. Muito estranhas.

14h – Sessão Mórbida (116 minutos)

Reflexos (24 minutos)

Direção: Jeziel Bueno
Sinopse: Trata-se de um filme de suspense sobre a lenda urbana conhecida popularmente como a Loira do Banheiro.

O Virgem e a Loira do Banheiro (6 minutos)

Direção: Helvecio Parente
Sinopse: Visão bem humorada da lenda urbana da Loira do Banheiro

Lobos Batem à Porta (10 minutos)

Direção: Victor Lima
Sinopse: Um homem chega a seu apartamento e passa a ser perseguido por uma criatura sedenta de sangue. Uma grande homenagem aos clássicos filmes de horror dos anos 80.

O Último Andar (5 minutos)

Direção: Andrea Fergo
Sinopse: Em um elevador, surge o encontro perfeito. Ela, louca para amar; ele, louco para ser amado. Mas as coisas tomam outro rumo quando ela percebe que ele precisa de algo mais, que está muito além de ser amado.

Lift (6 minutos)

Direção: Homero B. S. Filho
Sinopse: Uma moça chega a seu apartamento. De repente, ela experiência uma série de eventos sobrenaturais.

Último Turno (4 minutos)

Direção: Filipe Falcão
Sinopse: Acostumado a sair tarde do estágio, o jovem Yuri nem pareceu sem importar ao ver uma estranha pessoa a se aproximar dele no estacionamento da faculdade. Mas havia algo de errado nela, que se aproximava cada vez mais…

O Covil dos Condenados (7 minutos)

Direção: João Vitor Ferian
Sinopse: Um morador de rua está em busca de um local seguro para passar a noite e se abriga em uma casa aparentemente abandonada…

Enquanto Você Dorme (4 minutos)

Direção: Emerson Lovato
Sinopse: Uma garota adormece enquanto lê um livro em sua cama, mas você nunca sabe o que acontece enquanto você dorme.

Maldita Lembrança (20 minutos)

Direção: Andrea Fergo e Rafael Zanesco
Sinopse: Yoko perdeu a memória há pouco tempo. Acontecimentos estranhos ocorrem na casa durante à noite, causando horror às amigas e a todos que ali entrarem. Yoko tem visões estranhas que martelam em sua mente e lhe dizem que algo habita sua casa além dela e Cintia…

medo-de-palhaco-capa16h – Palestra e lançamento oficial do livro Medo de Palhaço, com a presença dos autores Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Marcelo Milici e Rodrigo Ramos (60 minutos)

Em sua primeira obra, a equipe do Boca do Inferno procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores instigam pesadelos em tons rubros ao contar sobre os assustadores carnavalescos bate-bolas, o mito dos palhaços ladrões de órgãos e John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino. (Autores: Marcelo Milici, Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz, Rodrigo Ramos)

 

16h – Sessão Mal e Violência (100 minutos)

Reze para Sair (20 minutos)

Direção: Lukas Dias
Sinopse: Cinco amigos passam o final de semana juntos, mas a diversão acaba quando três homens invadem a casa. Agora a morte pode ser a única saída do grupo.

Nasty (16 minutos)

Direção: Prano Bailey-Bond
Sinopse: O adolescente de 12 anos Doug adentra o escabroso mundo das fitas de VHS quando ele explora o misterioso desaparecimento de seu pai.

Domingos (11 minutos)

Direção:  Jota Bosco
Sinopse: Domingos é uma pessoa pacata, tímida, “invisível” e podemos notar isso na repetição de seus hábitos diários. A única “variável” em sua vida é a presença de Rosinha. Uma das únicas pessoas que o percebe. Certo dia, a jovem encontra um documento perdido por nosso protagonista e resolve ir em sua casa para devolvê-lo. Rosinha vai descobrir que Domingos possui um terrível segredo…

Sutura (12 minutos)

Direção: Larissa Melo
Sinopse: Ruan é um médico que desde criança sempre foi muito tímido. Mas ao presenciar a morte de sua mãe, tudo muda e faz toda sua vida tomar um rumo meio diferente.

Gêmeas (10 Minutos)

Direção: Juliana Valente e Bianca Medina
Sinopse: Curta metragem sobre a rivalidade de irmãs gêmeas, potencializada pela visita do primo mais velho e pelo desejo sexual.

Brechó (9 minutos)

Direção: Márcio Nascimento
Sinopse: A história de uma jovem que acaba indo parar em um brechó localizado no zona norte de Manaus. A cada momento em que entra mais no estabelecimento, a garota descobre um mundo misterioso e assustador.

Earworm (5 minutos)

Direção: Tara Price
Sinopse: Quando um homem recluso é repetidamente acordado ao longo de uma noite por fortes dores de cabeça, acompanhadas pela repetição musical de uma fonte desconhecida, sua sanidade começa a se desfiar rapidamente.

Reviravolta Sangrenta (17 minutos)

Direção: Janderson Rodrigues
Sinopse: Duas garotas estão se divertindo quando testemunham um assassinato. Elas acabam se tornando o novo alvo do maníaco, desencadeando uma serie de reviravoltas.

17h – Palestra: Supermax e as séries de terror. Convidado: Ademir Emboava, ator da série Supermax. (60 minutos)

18 – Sessão Versátil (filme escolhido pelo público)

– após a sessão, haverá um bate-papo sobre a produção

21h – Encerramento

Domingo – 20/11

Início: 10h

Término: 18h30

10h – abertura do festival com a receptividade da equipe Boca do Inferno

10h10 – Sessão A Quinta Dimensão (50 minutos)

Querido Excêntrico (8 minutos)

Direção: Juacêni Abreu
Sinopse: O casal Romeu e Ofélia vivem um relacionamento perfeito por dois anos. Mas a situação poderá mudar com uma revelação do querido excêntrico ao voltar do serviço.

Day of the People (11 minutos)

Direção: Philip Stainsby
Sinopse: Um homem embarca em uma odisseia estranha através das passarelas elevadas de uma cidade deserta envolta em uma névoa vermelha.

– A Noite e o Silêncio (15 minutos)

Direção: Thiago Sena
Sinopse: Curta-metragem fanfic do Batman, com um vilão pouco conhecido do universo do homem morcego, o Silêncio, que sequestra uma garotinha e mata seus pais a fim de perturbar a mente do herói ao lembrá-lo de sua própria história.

Infinito Periódico (15 minutos)

Direção: Gabriel Ritter e Leandro Luz
Sinopse: A obsessão do protagonista, Marcelo, por um célebre jogo eletrônico vintage, em que o preço da vitória por se chegar à última fase pode ser demasiado caro ética e moralmente, culminando num frenesi violento e perturbador

Até que a Morte nos Separe (5 minutos)

Direção: Danilo Morales
Sinopse: Apocalipse zumbi. Uma noiva, um policial e um motoqueiro, fugindo por uma cidade devastada.

11h – Longa: Lilith´s Awakening (80 minutos)

Direção: Monica Demes

Sinopse: Uma mulher sexualmente reprimida abraça seu lado escuro, experimentando sua fantasia mais selvagem.

13h – Longa: Contos da Morte (100 minutos)

Contos da Morte 2016 (D)

Direção: Ana Rosenrot, Bruno Benetti, Calebe Lopes, Helvecio Parente, Ivo Costa, Jeziel Bueno, Julio Wong, Kayo Zimmermam, Rodrigo Brandão, Thiago Moyses, Ulisses da Motta Costa, Vinicius J. Santos
Sinopse: Filme de terror brasileiro que reúne 12 cineastas de várias partes do país para contar historinhas macabras.

14h – Quadrinhos em Debate – Rodrigo Ramos e convidados (60 minutos)

15h – Sessão Heresia (58 minutos)

Cabrito (19 minutos)

Direção: Luciano de Azevedo

Sinopse: E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão. (Deuteronômio 28:53)

Catrina (12 minutos)

Direção: Marcelo N. Reis
Sinopse: Vida e morte estão sempre conosco. Uma mulher vai enfrentar o lado escuro que existe dentro dela. O lado negro!

Madre de Dios (Mother of God) – (7 minutos)

Direção: Gigi Saul Guerrero
Sinopse: Uma mulher acorda em um altar, indefesa. Ela é transformada em carne e sangue pela estátua de Santa Muerte por dois Bruxos idosos cujo único objetivo é evocar o anti-Cristo em nosso plano de existência.

Invasor  (20 minutos)

Direção:  Lula Magalhães
Sinopse: Um homem tenta ressuscitar o corpo de uma mulher que foi brutalmente assassinada, substituindo seus órgãos internos por peças de computador.

17h – Apresentação da banda Polifônicos

Integrantes: Anelyse Brañas, Cristiano Pelizzari, Eduardo Bentivoglio, Gabriel Bentivoglio e Rogério Pelizzari

banda-polifonicosA virada do milênio, graças às benesses da cibercultura, os irmãos Dudu e Gabriel Bentivoglio conheceram o baterista Cristiano Pelizzari. O encontro dos três jovens músicos teve como resultado as primeiras experiências polifônicas, originalmente influenciadas por bandas dos anos 90 como Pearl Jam, Silverchair, Stone Temple Pilots e Alice in Chains.

Os experimentos iniciais garantiram participações bem sucedidas em festivais de música escolares e apresentações ocasionais em festas comunitárias.

Em agosto de 2012, a banda aceitou o desafio de musicar sete letras elaboradas pelo escritor e publicitário, Luciano Milici, por ocasião do lançamento da obra “A Página Perdida de Camões”. O álbum, que está associado ao livro, foi criado ao longo de dois meses, a partir de referências musicais contemporânea, que, por natureza, se caracterizam pelo hibridismo.

Neste período, o também guitarrista Rogério Pelizzari, que foi convidado para colaborar na criação dos arranjos para as faixas que fazem parte do “disco literário”, acabou incorporado de maneira definitiva ao grupo.

Constam do repertório da Polifônicos, além da músicas próprias, hits de bandas de rock que fizeram sucesso no último meio século, como The Beatles, Eagles, Foo Fighters, Whitesnake, The Strokes, Franz Ferdinand, The Killers, Live e Audioslave. Há também espaço para releituras de artistas pop como Adele e Amy Winehouse.

 

18h30 – Encerramento

Leia também:

3 Comentários

  1. Márcio Nascimento

    É uma honra meu filme”Brechó” ter participado desse grandioso festival, dando oportunidade a nós que somos amantes desse gênero, ter nosso trabalho sendo apreciado em outro estado. Pena não ter conseguido estar presente e ver a reação do público.

    • Murilo

      Tenho um amigo que adorou! Foi o curta favorito dele junto com Domingos
      Eu tambem achei incrivel os efeitos e a reviravolta no final. Parabens

Trackbacks / Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *