A Revolta dos Zumbis (1936)

0
(0)

A Revolta dos Zumbis
Original:Revolt of the Zombies
Ano:1936•País:EUA
Direção:Victor Halperin
Roteiro:Victor Halperin, Howard Higgin, Rollo Lloyd
Produção:Edward Halperin
Elenco:Dorothy Stone, Dean Jagger, Roy D'Arcy, Robert Noland, George Cleveland, E. Alyn Warren, Carl Stockdale, William Crowell, Teru Shimada, Adolph Milar, Sana Rayya

A Revolta dos Zumbis (Revolt of the Zombies, 1936) é um filme em preto e branco com apenas 65 minutos de duração, e produção de baixo orçamento dos irmãos Halperin (Victor Halperin foi o diretor e Edward Halperin o produtor). As atuações do elenco são teatrais, algo típico do período, e o argumento básico esbarra no gênero fantástico, explorando assuntos como magia negra e ocultismo que são utilizados inadvertidamente para manipular a mente das pessoas, transformando-as em escravos zumbis. Ao dono do conhecimento do segredo proibido, é conferido o poder incomensurável de se criar um exército de soldados zumbis capazes de conquistar o mundo.

Durante a Primeira Guerra Mundial, uma expedição formada por representantes de várias nações imperialistas vai até um pequeno país oriental à procura de um perigoso segredo ancestral capaz de transformar pessoas em zumbis. O tradutor de idiomas antigos Armand Louque (Dean Jagger) foi quem descobriu a fórmula secreta. E por estar apaixonado por um amor não correspondido da bela Claire (Dorothy Stone), filha do General Duval (George Cleveland), que na verdade ama o inglês Clifford Grayson (Robert Nolan), Louque decide manipular todos à sua volta, criando uma legião de zumbis ao seu dispor. Mas, como na maioria dos filmes da época, e parar agradar ao grande público, um desfecho punitivo está reservado ao vilão.

Lançado em DVD no Brasil, o filme tem um título sonoro, mas a narrativa é lenta demais, com um roteiro sem ousadia e totalmente previsível, dificultando uma empatia com o espectador. É considerado um dos precursores dos filmes de zumbis, assim como também seu antecessor Zumbi Branco (White Zombie, 1932), com o eterno Drácula Bela Lugosi, e igualmente produzido pelos irmãos Halperin, apresentando zumbis bem diferentes dos agressivos comedores de carne humana, que foram introduzidos magnificamente pelo mestre George Romero no clássico A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), influenciando uma infinidade de filmes seguintes. Em A Revolta dos Zumbis as pessoas são enfeitiçadas por magia negra, que perdem o auto-controle transformando-se em escravos obedientes sem consciência. Apesar dos defeitos, vale a pena conhecer um filme antigo que apresentou uma história de zumbis há mais de 75 anos.

A Revolta dos Zumbis (1936) (2)

Curiosamente e de forma não creditada, as várias cenas onde aparecem os olhos manipuladores do poder oculto sobre os zumbis são de Bela Lugosi, retirados de Zumbi Branco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *