O Planeta Pré-Histórico (1965)

O Planeta Pré-Histórico (1965)
FC bagaceira dos anos 60
O Planeta Pré-Histórico
Original:Voyage to the Prehistoric Planet
Ano:1965•País:EUA, União Soviética
Direção:Curtis Harrington
Roteiro:Curtis Harrington
Produção:George Edwards
Elenco:Basil Rathbone, Faith Domergue, John Bix, Gennadi Vernov, Georgi Zhzhyonov, Yuriy Sarantsev, Georgiy Teykh, Vladimir Yemelyanov

O Planeta Pré-Histórico (Voyage to the Prehistoric Planet) é uma tosqueira a cores produzida em 1965. Foi lançada em DVD no Brasil pela extinta Works na Sci-Fi Collection, num mesmo disco com Viagem ao Planeta das Mulheres Selvagens (Voyage to the Planet of Prehistoric Women, 1967).

Com direção e roteiro de Curtis Harrington, o filme tem a curiosidade de ter em seu elenco nomes como Basil Rathbone (astro de inúmeros filmes de horror) e Faith Domergue (do clássico Guerra Entre Planetas, 1955), apesar que em papéis pequenos: Rathbone é o cientista Prof. Hartman, que lidera uma expedição com destino ao planeta Vênus (e que não sai do centro de comando, de onde dá suas ordens e orientações), e Domergue é a cientista e astronauta Marsha Evans, que também não sai de seu foguete, nunca se expondo ao perigo.

Ambientado em 2020, após a exploração da lua, a Terra inicia uma conquista maior do espaço com uma expedição que é formada por dois grupos de astronautas viajando em naves diferentes. De um lado (Sirius), temos os astronautas Brendan Lockhart (Vladimir Yemelyanov), Andre Ferneau (Gennadi Vernov) e Hans Walters (Georgi Zhzhyonov), e em outra nave (Vega), temos Allen Sherman (Yuri Sarantsev) e Kern (Georgi Tejkh), acompanhados por um robô chamado John (John Bix), desajeitado e pesado. Esses últimos descem à superfície do planeta Vênus para uma missão de exploração e perdem o contato com o centro de comando. Para tentar resgatá-los, a nave Sirius vai ao seu encontro, e seus tripulantes enfrentam uma série de situações tensas num ambiente desconhecido e hostil com ataques de animais pré-históricos e revolta da natureza com uma erupção vulcânica.

O Planeta Pré-Histórico (1965) (2)

Diversão discreta num filme de baixo orçamento produzido há quase meio século, e que curiosamente teve várias cenas aproveitadas do filme russo Planeta das Tempestades (Planeta Bur, 1962), de Pavel Klushantsev. Aliás, O Planeta Pré-Histórico recebeu uma espécie de refilmagem dois anos depois, com o acréscimo de outros eventos na história tendo como resultado o filme Viagem ao Planeta das Mulheres Selvagens, dirigido por Peter Bogdanovich (de Na Mira da Morte, 1968, com Boris Karloff) e com a musa Mamie Van Doren liderando uma tribo de belas mulheres loiras habitantes de Vênus, que se comunicam telepaticamente e planejam vingança contra os astronautas humanos que chegaram em seu planeta numa missão de exploração e matam um pássaro pré-histórico num confronto, o qual era considerado um deus para as nativas. O filme consegue ser mais tosco que seu antecessor, uma vez que a inclusão forçada e fora do contexto de mulheres semi nuas na história deixou o roteiro ainda mais bagaceiro.

(Visited 53 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien