Resident Evil: Retribuição (2012)

3
(1)
Resident Evil 5 (2012)
Her name is Alice!
Resident Evil 5: Retribuição
Original:Resident Evil: Retribution
Ano:2012•País:Alemanha, Canadá, EUA
Direção:Paul W.S. Anderson
Roteiro:Paul W.S. Anderson
Produção:Paul W.S. Anderson, Jeremy Bolt, Don Carmody, Samuel Hadida
Elenco:Milla Jovovich, Sienna Guillory, Michelle Rodriguez, Aryana Engineer, Bingbing Li, Boris Kodjoe, Johann Urb, Robin Kasyanov, Kevin Durand, Ofilio Portillo, Oded Fehr, Colin Salmon

O que esperar de um filme com o título Resident Evil 5 – Retribuição? Praticamente os mesmos elementos que fizeram desta adaptação do mundo dos games uma das mais populares do gênero. A história continua a mesma: o vírus mortal T, desenvolvido pela corporação Umbrella, continua dizimando o planeta Terra e transformando a população global em legiões de mortos-vivos comedores de carne. A única e última esperança da raça humana continua sendo Alice (Milla Jovovich). Mas não se preocupe se você não viu os demais filmes. Como já se tornou frequente na série, a trama começa com uma narração feita pela própria Alice explicando tudo o que aconteceu. Já virou inclusive tradicional ter a moça em cena começando o seu texto com “My name is Alice…

Quem viu o quarto filme, provavelmente se lembra do ataque final feito pela Umbrella contra Alice e um grupo de sobrevivente. A ação deste quinto filme começa no exato momento no qual vimos Alice e amigos pela última vez. Destaque para a forma como o diretor Paul W.S. Anderson (responsável pelo primeiro filme e atual marido de Milla) conduz os primeiros minutos da quinta película. Após a conclusão deste ataque, com direito ao retorno da personagem Jill Valentine (novamente interpretada por Sienna Guillory), a trama segue para o momento “My name is Alice…”, para depois encontrarmos nossa heroína presa no centro de operações clandestinas da Umbrella. A essa altura do roteiro, o planeta inteiro está infestado por zumbis.

O filme acompanha a fuga de Alice da Umbrella e como justificativa apresenta provavelmente as melhores cenas de ataques zumbis de toda a série. A cena do ataque com os mortos-vivos em uma Tóquio recriada dentro da Umbrella já entrega o que vem pela frente: ótimas cenas com zumbis, um visual que faz justa homenagem ao universo dos games e Milla Jovovich mais sensual do que nunca mostrando que realmente tornou-se a marca da série. Descobrimos então que existem outros cenários dentro da Umbrella que recriam grandes cidades como Nova Iorque e Moscou. Claro que tudo serve como desculpa para um show de destruição com zumbis e outras criaturas monstruosas. Basicamente o que os fãs da série esperam.

Resident Evil 5 (2012) (1)

Um outro ponto de interesse é a volta da personagem Jill Valentine, que esteve presente no Resident Evil 2 e fez uma rápida aparição em uma cena pós créditos no quarto filme da franquia. Sequestrada pela Umbrella, a antiga aliada de Alice surge como vilã e os embates entre as duas gera boas cenas para o novo filme. Infelizmente o mesmo não pode ser dito de outros personagens de filmes anteriores e que regressaram nesta quinta parte.

Quem assistiu ao trailer deste quinto Resident Evil com certeza ficou curioso com a inclusão dos atores Michelle Rodriguez e Oded Fehr, que interpretaram os personagens Rain e Carlos respectivamente em capítulos anteriores da série. Rodriguez esteve presente no primeiro filme da franquia e Carlos acompanhou as aventuras de Alice nos filmes 2 e 3. Ambos os personagens morreram, por isso revê-los em cenas inéditas no trailer de Retribuição deixou os fãs bastante curiosos. Infelizmente a participação da dupla é no mínimo desnecessária e não inclui em nada dentro da trama.

Talvez uma outra questão que desagrada aos fãs do filme seja o curto tempo. Com 96 minutos, perde-se muito tempo na fuga da Umbrella e com personagens secundários sem importância e quando o público se prepara para um grande final, eis que surgem os créditos anunciando o final do filme. Tudo desculpa para uma sexta parte.

No entanto, estes deslizes não comprometem a ação principal. Na verdade, quem vai assistir ao filme sabe exatamente o que vai ver pela frente e, neste aspecto, a película não desagrada. O diretor Anderson fez um trabalho seguro dando aos fãs exatamente o que eles gostam: zumbis e monstros (com exceção dos tradicionais cachorros), cenas de ação e Milla Jovovich vestida e seminua para matar. Afinal, her name is Alice.

Resident Evil 5 (2012) (3)

O nome dela é Milla

Um dos sonhos de todo grande astro do cinema é, provavelmente além de um Oscar, ter uma franquia para chamar de sua. Harrison Ford, Sigourney Weaver, Al Paccino. Todos eles são nomes de peso no cinema norte-americano e que, além do grande talento, possuem séries estreladas por eles, com seus nomes em cima do cartaz da série. No entanto, não basta ter apenas talento para ser considerado um astro e, neste universo confuso chamado Hollywood, muitas vezes atores mais fracos conseguem as suas séries. É o que falar de Milla Jovovich, que tem na franquia cinematográfica Resident Evil a sua marca cinematográfica?

Para ter certeza de que a série Resident Evil é a marca desta atriz ucraniana, basta uma ida rápida ao perfil da moça no internet movie data base (imdb) e perceber que dos quatros filmes eleitos para representar a carreira dela, três são da série Resident Evil. O quarto é a simpática ficção-científica O Quinto Elemento, de 1997. No entanto, Milla já se aventurou fora da ficção científica e até fez alguns bons filmes fora do universo que a tornou uma estrela.

Milla fez a sua estreia no cinema em De Volta a Lagoa Azul, em 1991. No ano seguinte, recebeu elogios na cinebiografia de Chaplin. Em 1993, esteve na deliciosa comédia Jovens, Loucos e Rebeldes. Um dos seus trabalhos mais lembrados foi no drama épico Joana a’Arc, onde foi dirigida pelo então marido Luc Besson. No ano seguinte, esteve no projeto O Hotel de Um Milhão de Dólares.

O papel de Alice veio em 2002 e, desde então, a atriz não se deixou mais a série. Até Retribuição, Milla esteve em produções de gostos duvidosos, como Ultravioleta, de 2006, Contatos de Quarto Grau, de 2009, e Os Três Mosqueteiros, de 2011. Atualmente, Milla está envolvida na produção The Winter Queen. Mas é bem provável que em breve tenhamos notícias de um sexta Resident Evil que claro, será estrelado por Milla Jovovich.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

4 thoughts on “Resident Evil: Retribuição (2012)

  • 25/05/2020 em 03:51
    Permalink

    Também não me conformo com 3,5 estrelas pra esse filme hahaha
    O filme é um lixo e essa franquia é uma afronta aos fãs dos games.

    Resposta
  • 16/01/2017 em 03:53
    Permalink

    Péssimo.

    Um filme cheio de explosões, tiros, mortes e cenas com Milla Jovovich fazendo acrobacias inimagináveis. É mais do mesmo!!

    Não merece nem 1 caveira.

    Resposta
  • 08/05/2013 em 21:47
    Permalink

    Não me conformei com as caveiras (3,5) dadas a este filme, hahaha. É simplesmente um lixo e o pior da franquia.

    Resposta
  • 04/04/2013 em 18:12
    Permalink

    apesar de repetitivo eu sempre assisto,não tem jeito hahaha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *