A Volta dos Mortos-Vivos (1985)

4.9
(10)

A Volta dos Mortos-Vivos (1985) (4)

A Volta dos Mortos-Vivos
Original:The Return of the Living Dead
Ano:1985•País:EUA
Direção:Dan O'Bannon
Roteiro:Dan O'Bannon, John A. Russo, Rudy Ricci, Russell Streiner
Produção:Tom Fox
Elenco:Beverly Randolph, Brian Peck, Cathleen Cordell, Clu Gulager, David Bond, Don Calfa, Drew Deighan, James Dalesandro, James Karen, Jewel Shepard, John Durbin, John Philbin, Jonathan Terry, Linnea Quigley, Mark Venturini, Miguel A. Núñez Jr., Thom Mathews

Quem nunca ouviu o jargão “Miooolos” não pode se considerar um verdadeiro fã de filmes de zumbis e isso também se aplica aos que nunca assistiram a pérola cult/trash A Volta dos Mortos-Vivos (Return of the Living Dead). Criado pelas mãos amaldiçoadas de Dan O’Bannon em 1985 o longa inovou (e porquê não, também perverteu!) o conceito zombie movie até então creditado ao “padrinho dos zumbis”, George Romero.

Atenção! O texto contém spoilers!

O filme conta a história de como três empregados, acompanhados por um grupo de punks adolescentes, lidam com a liberação acidental de um apocalipse zumbi. No dia 03 de julho de 1984, no armazém de abastecimento médico Uneeda, em Louisville, Kentucky, um dos funcionários mais velhos da empresa chamado Frank (James Karen) tenta impressionar Freddy (Thom Mathews), um adolescente recém-empregado mostrando-lhe contêineres militares que foram para acidentalmente no porão do edifício. O cilindro continha os restos mortais de um experimento do exército que havia dado errado e que, de acordo com Frank, inspirou o filme Night of the Living Dead. Ainda “se crescendo” encima do novato, Frank acidentalmente liberta o gás tóxico preso dentro do barril (“sem problemas, isto foi feito pelo Exército!”) e com a exposição ao produto químico acabam por desmaiar. Momentos depois Frank e Freddy descobrem que o corpo que estava dentro do tanque desapareceu e acreditando que o cadáver tivesse provavelmente derretido tentam se recompor para arrumar a “cagada” feita antes que o chefe do armazém descobrisse. Infelizmente as coisas não correram exatamente como mo planejado…

A Volta dos Mortos-Vivos (1985) (5)

O gás liberado reanima um cadáver encomendado por uma universidade de anatomia e que estava sendo guardado dentro do frigorífico do prédio, forçando Frank e Freddy a “convidar” seu chefe, Burt Wilson (Clu Gulager) para ajudá-los a lidar com a situação. Por mais que tentassem destruir o corpo este continuava a gritar e a espernear e quando os três não conseguem descobrir uma forma de sossegar o defunto Burt tem a “fantástica” ideia de desmembrar o corpo para depois queimá-lo numa funerária próxima à empresa onde Ernie (Don Calfa), um antigo amigo de Burt, trabalha em uma sessão de embalsamento. A desculpa que Burt empurra para o amigo é a das mais estapafúrdias; ele alega que receberam um lote de doninhas raivosas que precisam ser destruídas.

Enquanto isso, a gangue de Freddy, composta por Spider (Miguel A. Núñez Jr.), Trash (Linnea Quigley), Chuck (John Philbin), Casey (Jewel Shepard), Scuz (Brian Peck), Suicide (Mark Venturini) e a namorada de Freddy, Tina (Beverly Randolph) decidem esperar o camarada terminar seu turno dentro de um cemitério local. O tempo passa devagar e Tina resolve visitar o namorado em seu novo emprego enquanto o restante do grupo apronta uma baderna básica que inclui muita bebida, rock ‘n roll e até um strip-tease da gótica pôrraloca Trash (Linnea Quigley em seus bons tempos!) em cima de um dos túmulos.

A Volta dos Mortos-Vivos (1985) (2)

No necrotério, Ernie descobre que os pequenos embrulhos saltitantes não são doninhas raivosas e toda a história da cagada de seus funcionários (que não estão parecendo muito bem na altura dos acontecimentos) lhe é contada. Os dois amigos então decidem que queimar o corpo e incinerar os ossos é o melhor que podem fazer, mas assim que o conteúdo dos sacos de lixo começam a queimar a química do Trioxin (o produto químico utilizado nas experiências do Exército) causa uma reação em cadeia em contato com o oxigênio e volta para a terra na forma de uma tempestade repentina.

A chuva ácida obriga os baderneiros no cemitério a voltar para o conversível de Suicide, mas o “poizé” além de não pegar ainda começa a vazar, molhando ainda mais o grupo que já começa a reclamar de algumas queimaduras na pele. Com o início da chuva tóxica Tina decide invadir o armazém e ao procurar seu namorado acaba encontrando algo um tanto inesperado; um cadáver extremamente apodrecido e que cambaleante, caminha em sua direção soltando um gorgolejante “miooolos!”. Trata-se do cadáver desaparecido (Tarman, interpretado por Allan Trautman) que se encontrava encerrado no contêiner que Frank abriu por descuido.

Lá fora, a gangue de punks continua procurando abrigo (e Trash continua pelada!) até que também resolvem se refugiar no armazém. Dentro, eles ouvem os gritos de Tina e ao resgatá-la do zumbi acabam por perder Suicide, que teve seu crânio esfacelado por uma mordida certeira. O grupo constrói uma barricada na porta do porão trancando a criatura novamente. Tina procura desesperadamente pelo namorado e Casey diz que viu Freddy entrando no necrotério. O grupo então faz uma corrida pelo cemitério em direção ao prédio funerário e acabam descobrindo que os mortos estão levantando de seus túmulos. Num momento de pânico o grupo acaba se desmembrando. Spider, Tina e Scuz seguem para o necrotério, enquanto Trash é devorada por uma horda de zumbis, cumprindo ironicamente um relato seu enquanto estava chapada no cemitério: “Gostaria de ser devorada por um monte de velhos!”. Enquanto isso, Chuck e Casey fogem de volta para o armazém. A música da banda 45 Grave “Party Time”, que aparece no momento da aparição dos mortos-vivos acabou por se tornar um hino do filme e, consequentemente, a banda espremeu o hit em vários álbuns até não haver mais caldo algum.

A Volta dos Mortos-Vivos (1985)
More Brains!!

Na funerária, Frank e Freddy ficam cada vez mais doentes por causa da exposição ao gás e logo após um exame feito por alguns paramédicos que responderam a um chamado do grupo (“chamem mais paramédicos!”) o resultado implica que eles não estão mais vivos. De repente, a gangue perseguida invade o necrotério, trazendo uma horda de zumbis. O grupo começa a proteger o edifício e Scuz é morto ao proteger a barricada trazendo para dentro a (quase) sexy meio-zumbi de olhos azuis. Com Frank e Freddy mostrando sinais de se tornarem criaturas devoradoras de carne humana, Burt resolve trancá-los na capela. Tina, no entanto, se recusa a abandonar seu namorado naquele estado e escolhe ser trancada com ele.

Como o amor tudo vence, Freddy tenta “comer” Tina, mas é interrompido por Burt, Ernie e Spider. Na luta que se segue, Ernie joga um vidro de ácido no rosto de Freddy, cegando-o horrivelmente. Durante o caos, Frank consegue escapar do grupo e, ainda tendo certo controle sobre sua mente, se suicida entrando no crematório. A Volta dos Mortos-Vivos é um filme que esbanja o humor negro e a diversão, mas a cena em que Frank tira a aliança e entra no forno carrega uma emoção tão grande que chega até desvirtuar a trama splatstick do filme.

A Volta dos Mortos-Vivos (1985) (3)

No final, Burt decide ligar para o número descrito no contêiner militar que iniciou toda a confusão. A chamada vai para o Coronel Glover, um oficial do Exército que está desesperado à procura dos “ovos de Páscoa”. Ao descobrir a localização do alvo ele ativa um protocolo de contenção que resulta na destruição de 20 blocos de Louisville por um projétil nuclear. O filme então termina semelhante ao Noite dos Mortos-Vivos de George Romero, apresentando ao espectador cenas da área do desastre, junto com uma narração do Coronel que descreveu o resultado como ideal (“uma baixa de menos de 4.000 mortos, senhor”) para o Presidente dos EUA e descrevendo algumas contra-indicações no relatório como queixas de irritações na pele, mas alegando que “a chuva que cai deve limpar toda a sujeira causada“.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Iam Godoy

Escritor, colunista, fotógrafo, libertino, subversivo e um porra-louca sem noção do perigo. Comanda desde 2013 o site Gore Boulevard, antro de clássicos e bagaceiras sangrentas.

19 thoughts on “A Volta dos Mortos-Vivos (1985)

  • 20/02/2024 em 23:54
    Permalink

    Queria saber o ano de lançamento do VHS da “Globo Vídeo”!

    Resposta
  • 30/01/2023 em 16:40
    Permalink

    Clássico!!! Já passou à tarde no SBT. Bons tempos!!

    Resposta
  • 20/10/2018 em 18:19
    Permalink

    esperava uma análise, não uma descrição detalhada do filme.

    Resposta
    • 30/06/2019 em 13:38
      Permalink

      Pois, é eu também. E o “encima” ainda me doeu os olhos.

      Resposta
  • 28/09/2017 em 15:35
    Permalink

    Clássico eterno, ainda melhor com a dublagem em português típica dos anos 80.

    Resposta
  • 30/01/2017 em 14:19
    Permalink

    Isso é um grande clássico dos anos 80, mas acho que 5 caveiras pra ele é supervalorização; o enredo, as ações dos protagonistas, a maquiagem dos zumbis, além da sua velocidade, isso tudo é simplesmente incrível, mas o que deixou a desejar foi o final brusco e preguiçoso, que faz que todas as ações de fuga dos personagens sejam inúteis. Por último, essa crítica só faz contar a história do filme (completa, inclusive), cadê a crítica em si?

    Resposta
  • 07/06/2016 em 17:27
    Permalink

    Esse filme é excelente! ótima direção, atores com atuações exageradas, ótimos efeitos visuais, ótima trilha sonora, ótimo enredo, tudo ótimo. O filme foi um marco na história dos filmes de Terror com Zumbis e irá ser lembrado por todos para sempre. Acho a transformação dos personagens em ZUMBI uma das mais criveis da história do cinema: eles sofrem muito, morrem lentamente e depois se transformam. Esse filme tem que ser assistido por todos fãs de Terror. Diversão e entretenimento garantidos! Altamente recomendado.
    P.S: Mais um ótimo filme da lista do última sexta feira 13 publicada pelo Boca do Inferno. Quando vi esse titulo na lista fui assistir primeiro o NOITE DOS MORTOS VIVOS -1968 (faço comentário sobre o filme lá).

    Resposta
  • 30/09/2015 em 08:29
    Permalink

    Filme muito bom, em uma epoca classica: a maldicao de Samantha, a hora do pesadelo, a hora do espanto, sexta feira 13, reanimator. Muito bem explicado.

    Resposta
  • 03/12/2013 em 02:06
    Permalink

    Muito mais muito legal mesmo esse filme e o final é ótimo.

    Resposta
  • 07/05/2013 em 11:11
    Permalink

    A punk pelada é literalmente devorada por uma horda de zumbis e logo depois aparece já convertida em zumbi desfilando pela rua com o corpo (belo, por sinal) inteiro e sem sinal de uma única mordida. Será que os zumbis realmente traçaram ela?

    Resposta
  • 28/04/2013 em 18:00
    Permalink

    Sou fã absoluto do site Boca do inferno. Sempre visito o site e sempre releio os artigos preferidos. Confesso que fiquei decepcionado com este artigo, extremamente mal escrito e com português tosco. Não deixem o nível do site cair, por favor continuem com a qualidade de sempre!

    Resposta
  • 27/04/2013 em 16:47
    Permalink

    Extremamente divertido, engraçado e, em alguns momentos, assustador…

    Resposta
  • 25/04/2013 em 19:23
    Permalink

    Assisti este filme quando tinha uns 8 anos de idade hj tenho 34, foi o maior comentario na escola na epoca, pra mim um classico dificil de ser superado em relacao a filmes de zumbis, show mesmo.

    Resposta
  • 22/04/2013 em 23:56
    Permalink

    Excelente filme,um clássico dos anos 80 e do gênero terror / humor !!!

    Resposta
  • 22/04/2013 em 00:43
    Permalink

    O vovô Romero que me perdoe, mas esse é o melhor filme de zumbis de todos os tempos. Pena que as continuações sejam sem graça.

    Resposta
  • 21/04/2013 em 19:37
    Permalink

    cLássico ! o Melhor filme sobre zumbi que assistí até hoje..

    Resposta
  • 20/04/2013 em 17:06
    Permalink

    Essa linha de filmes da década de 80 é pura diversão. Uma nota interessante é que Frank e Freddy reaparecem nas continuações sãos e depois viram zumbis novamente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *