As Senhoras de Salem (2012)

3
(5)

The Lords of Salem (2013)

As Senhoras de Salem
Original:The Lords of Salem
Ano:2012•País:EUA, UK, Canadá
Direção:Rob Zombie
Roteiro:Rob Zombie
Produção:Jason Blum, Andy Gould, Steven Schneider, Rob Zombie
Elenco:Sheri Moon Zombie, Bruce Davison, Jeff Daniel Phillips, Judy Geeson, Meg Foster, Patricia Quinn, Ken Foree, Dee Wallace, Maria Conchita Alonso, Richard Fancy, Andrew Prine, Michael Berryman, Sid Haig

Estávamos todos lá em 2005, quando Rejeitados pelo Diabo, o segundo filme do roqueiro/cineasta Rob Zombie, saiu. E seria hipocrisia dizer que não amamos esse filme na época. A depravação, a sujeira, os personagens escrotos, a violência… era uma coisa linda de se ver! Muitos nem haviam dado muita atenção para o primeiro filme de Zombie, o fraco A Casa dos 1000 Corpos, mas, com Rejeitados, não havia dúvida de que ele era, de fato, um dos grandes nomes do horror moderno.

Aí, ele refilmou Halloween

A queda de Zombie no conceito do público foi algo único no cinema. O seu Halloween foi tão surrealmente desrespeitoso ao espírito do clássico de John Carpenter que parecia até piada. Zombie jogou na privada a fascinante mitologia de Michael Myers, e continuou fazendo o que fez em seus filmes anteriores: personagens white-trash, violência absurda, muita sujeira e palavrões a rodo. Foi um fiasco. Ele talvez pudesse se redimir com um próximo filme, mas resolveu insistir no erro. O horrendo Halloween 2 parecia ter sido o fim, senão da carreira, ao menos da credibilidade de Zombie. O ex-novo mestre do horror agora era desprezado por quase todos os verdadeiros fãs do gênero.

Por isso, quando seu novo filme, Lords of Salem, foi anunciado, a maioria de nós estava de saco cheio, já imaginando que Zombie apenas faria o mesmo filme pela quinta vez, dessa vez com uma temática sobrenatural. Sejamos francos, o que ele poderia ter feito para se redimir?

Bem, para começar, ele leu as nossas reclamações.

Lords of Salem não é apenas o melhor filme de Zombie, como também é o melhor filme de horror do ano. Zombie largou seus maneirismos e entregou um produto enxuto, maduro e extremamente original, que homenageia o cinema de horror de Ken Russel, Mario Bava e Alan Parker, mas sem precisar roubar ideias (ou referências) das obras desses mestres.

The Lords of Salem (2013) (3)

A história se passa em Salem, Massachussets, cidade infame pela perseguição às bruxas na época da inquisição. Heidi (Sheri Moon Zombie, esposa do Rob) é uma DJ local que recebe um estranho disco de vinil de um grupo autointitulado Os Lordes, contendo uma música desconexa. Após ouvir o disco, ela passa a ter visões sobrenaturais. Com a ajuda do pesquisador Francis Matthias (Bruce Davison) ela descobre que o disco é obra de uma seita de bruxas que querem sua vingança contra os descendentes dos inquisidores.

A técnica aqui é soberba, e preza pela economia. Na maior parte do tempo, o medo vem do que não se vê, ou do que só se vê de relance. Zombie evoluiu milênios também na construção de personagens. Resolveu deixar de lado os caipiras escrotos, os diálogos construídos na base de palavrões (aquela famigerada palavra com F raramente é pronunciada) e o uso exagerado de atores cult. O que temos aqui são personagens simpáticos, amparados por um elenco perfeito. Os maiores destaques são Bruce Davison, fantástico como um fanfarrão Matthias e o trio de bruxas interpretado por Judy Geeson (de O Estrangulador de Rilington Place), Dee Wallace (de Cujo) e Patricia Quinn (que já interpretou uma bruxa de Salem num episódio da série Hammer House of Horrors). Mesmo a sempre irritante Sra. Zombie convence como a atormentada Heidi.

The Lords of Salem (2013) (4)

Para comprovar a evolução de Zombie, foi cortada do produto final toda uma subtrama, que contaria com um filme falso chamado Frankenstein VS The Witchfinder. Trechos desse filme falso, que contaria com Udo Kier (de Suspiria), Camille Keaton (de A Vingança de Jennifer) e Clint Howard (de O Sorveteiro) foram filmados, mas Zombie preferiu eliminar essa ideia do produto final, para não destoar do clima sério do resto do filme.

Lords of Salem não é nada menos do que um novo clássico. É o filme que todos esperávamos do vocalista do White Zombie, desde A Casa dos 1000 Corpos. Caso resolva seguir essa linha, ele realmente tem um futuro promissor pela frente. E de Halloween, ele já está perdoado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

82 thoughts on “As Senhoras de Salem (2012)

  • 25/09/2016 em 23:13
    Permalink

    Filme fraco, definitivamente o Rob Zombie como diretor de cinema é um bom vocalista de rock…

    Resposta
  • 07/08/2016 em 01:09
    Permalink

    Não gostei…no meio do filme já me arrependi….Esperava mais, mto mais!

    Resposta
  • 14/07/2016 em 10:28
    Permalink

    Que bom que teve gente que curtiu assim, quase me deu vontade de rever pra ver se não estou ficando louca… quase.

    Resposta
  • 09/07/2016 em 19:48
    Permalink

    eu achei um puta filme , o melhor do zombie com certeza, e pra mim tambem considerei um dos melhores do ano qdo saiu, demais puta clima, estilo, simplicidade, referencia a classicos tudo demais

    Resposta
  • 28/06/2016 em 02:19
    Permalink

    Novo clássico????
    Vamos colocar pessoas que saibam oque estão escrevendo para fazer os artigos….pelo amor de deus. Esse é forte candidato a um dos piores filmes de terror já feito.

    Resposta
  • 26/06/2016 em 01:33
    Permalink

    Com certeza não é um clássico, mas tb não é uma bomba. Boa parte do filme não escapa dos clichês, demora a engrenar e testa a paciência do espectador. Só se salva no final com as bruxas mostrando realmente a que vieram. Se tivesse ousado mais nas imagens de satanismo, com certeza teria sido um filme mais interessante.

    Resposta
  • 12/06/2016 em 03:16
    Permalink

    Eu gostei, fala algumas verdade
    Eh interessante.
    Dá pra se tirar coisas importantes dele.
    Minha oopinião e n ligo pro resto, o filme é bom sim.

    Resposta
  • 22/02/2016 em 11:20
    Permalink

    Olhe, LORDS OF SALEM é um filme legal.
    Parece que ele quis se redimir depois de seus filmes anteriores. Criou um filme bacana, sem apelar para o grosseiro.
    Só faltava agora, ele fazer “Werewolf women of the SS”, fake-trailer que apareceu em “Grindhouse”. Esse eu queria ver também.
    Só pra constar, NÃO SOU FÃ DESSE CARA!

    Resposta
  • 18/09/2015 em 00:34
    Permalink

    Eu já não gostei desse filme rsrsrs

    Resposta
  • 24/06/2015 em 14:15
    Permalink

    Que filme infame!! Admiro quem conseguiu tirar algo de bom desse abacaxi.

    Resposta
    • 25/06/2015 em 00:09
      Permalink

      Que entusiasmada sua crítica Matheus, a maioria das pessoas pessoas que conheço não gostou ou detestou o filme, os próprios comentários do boca também não gostaram e Marcelo Milici, também crítico do boca (acho que é o fundador) considerou esse filme como “lixo”.
      Matheus: “Se sente mal?”

      Resposta
  • 11/02/2015 em 15:17
    Permalink

    não gostei , brochante, acompanhei ansioso o lançamento desse filme pois adoro os filmes do rob zombie , mas esse decepção total …..

    Resposta
  • 17/01/2015 em 23:03
    Permalink

    Novo clássico?????? Me poupe uma porcaria dessas nunca deveria ter saído nem em Dvd!Lixo total

    Resposta
  • 17/11/2014 em 02:26
    Permalink

    Nunca mas assisto esse filme gente pareci que chama o trosso ruim pra sua casa assisti na hbo 2 escutei barulhos na madrugada inteira assistir as 00:54 desliguei 2:00 coloquei na universal assim consegui durmir para aquelas pessoas que não acreditam em coisas ocultas pode ser engraçado. Ao durmir via forma de bode e a velha falando chamando satã. Abraços to bem melhor.

    Resposta
  • 12/05/2014 em 12:21
    Permalink

    Lixo de filme!
    o pior ate agora de Zombie.

    Resposta
  • 10/05/2014 em 23:04
    Permalink

    Simplesmente o filma mais Foda de Rob Zombie,

    Resposta
  • 08/05/2014 em 17:11
    Permalink

    Rob Zombie teve muitos momentos no terror, mas esse filme é um dos mais ruins que já assisti dele e do gênero terror. O filme se resume a: 50% a mulher do diretor aparecendo com a bunda seca de fora ou chapadona em total psicodelia, 30% de velhas peladas, 15% de velhas loucas e 5% cenas de terror e com alguma história (que se resuma a maldição das velhas bruxas peladas e a reencarnação do satã – e só!!!!) mas os 20% de cenas interessante não valem o tempo perdido….

    Resposta
    • 08/05/2014 em 17:11
      Permalink

      Rob Zombie teve muitos momentos no terror, mas esse filme é um dos mais ruins que já assisti dele e do gênero terror. O filme se resume a: 50% a mulher do diretor aparecendo com a bunda seca de fora ou chapadona em total psicodelia, 30% de velhas peladas, 15% de velhas loucas e 5% cenas de terror e com alguma história (que se resuma a maldição das velhas bruxas peladas e a reencarnação do satã – e só!!!!) mas os 20% de cenas interessante não valem o tempo perdido….

      Resposta
    • 11/02/2015 em 15:16
      Permalink

      concordo amigo , sou fã dos filmes controversos de rob zombie mas esse forçou a barra , simplismente não desceu ….

      Resposta
  • 25/04/2014 em 15:44
    Permalink

    Gostei do filme, não esperava um filme assim do Rob Zombie nem de longe.

    Resposta
  • 04/04/2014 em 17:32
    Permalink

    Parece que finalmente, Rob Zombie acertou em alguma coisa, depois do seu detestável “Halloween” e “Halloween 2”.
    Acertou no clima, na direção, no casting…
    Queria ver mesmo o “Werewolf Women of the SS”, trailerfake exibido em “Grindhouse”… Esse também tem cara de ser legal. Ele devia fazer.

    Resposta
  • 25/02/2014 em 23:31
    Permalink

    Que filme bosta. No início até parecia que ia ser bom, mas depois degringolou pra uma parada sem sentido, com cenas que parecem mais badtrip de maconha mofada… Uma merda total!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *