Hellblazer Origens Vol.06: O Homem de Família (1990)

4
(1)

Hellblazer Origens Vol.06 (1990)

Hellblazer Origens Vol.06: O Homem de Família
Original:Hellblazer Origins Vol.06
Ano:1990•País:EUA
Páginas:196• Autor:Editora: Panini Comics/DC Comics

Este sexto encadernado da série Hellblazer Origens é um marco histórico por três motivos: primeiro, finalmente um encadernado completo de histórias originais de Jamie Delano totalmente inédito no Brasil; segundo, com este volume, a Panini atinge a notável marca de um terço de todas as histórias da edição original americana – que nos EUA teve 300 edições – publicada por aqui; e terceiro, mas não menos importante, temos a edição de estreia de Sean Phillips, o artista que mais desenhou histórias de John Constantine, tendo sido responsável pela arte de mais de cinquenta edições originais de Hellblazer.

Outro ponto a se comemorar é que Delano finalmente volta a mostrar um pouco da acidez e verve política que apresentava nas primeiras edições da revista, antes da pressão e interferência editorial interferir no seu ritmo e intenções para Hellblazer.

Esqueçamos toda aquela confusão e bobagem do péssimo arco A Máquina do Medo. Aqui Delano volta para concluir O Homem de Família – que começou no final do encadernado anterior – colocando Constantine para enfrentar um terror diferente daquele com que está acostumado. Desta vez o demônio é humano: o assassino em série conhecido como Homem de Família. Vale a pena mencionar que o final desta história ressoa diretamente na décima quarta edição de Sandman – publicada por aqui pela Panini no primeiro volume de Sandman Edição Definitiva – na história Colecionadores.

Delano aproveita a conclusão de O Homem de Família para nos mostrar um pouco mais do passado de John Constantine e sua família. Em O Luto do Mago somos apresentados a Thomas, pai de John, e um pouco do relacionamento conturbado com seu filho, que ele culpa pela morte da mãe no parto. Uma história emocionante que mostra o lado mais humano do mago inglês.

A próxima parada de Delano é Novos Truques, um conto de horror clássico envolvendo os planos de dominação do mundo de um cão (!!!) em uma história divertida que parece ter saído de alguma coletânea de Stephen King. Já em Os Domingos São Diferentes podemos perceber o descontentamento de Delano com a situação da Inglaterra na época de sua passagem pelo título Hellblazer, em uma história totalmente política que pode soar estranha para os leitores de outros países, mais de vinte anos depois.

Fechando este volume, temos O Bicho Papão, que traz de volta Marj e Mercury – mãe e filha que apareceram em A Máquina do Medo – colocando-as no caminho de um Constantine desorientado, depressivo e destrutivo. Esta história instigante conclui no próximo encadernado, deixando o leitor ansioso para o próximo volume.

Além do acabamento gráfico excelente como sempre para esta série de encadernados, Hellblazer Origens Vol.06 ainda traz fichas de personagens, biografias dos autores e uma breve introdução situando o leitor no que aconteceu anteriormente.

Depois de dois ótimos primeiros volumes – que já resenhei aqui – e três outros medianos, este encadernado somente com material inédito volta a mostrar a qualidade do texto de Delano, um dos grandes autores da famosa “invasão britânica” dos quadrinhos americanos, que tornou John Constantine um dos personagens mais queridos da história da nona arte.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *