O Anticristo (1974)

3.6
(9)

E AINDA MAIS EXORCISMOS…

Outros filmes que deram aquela “chupadinha” básica em O Exorcista, aproveitando o fenômeno do filme americano sem a menor vergonha na cara!

EXORCISMO NEGRO (1974), de José Mojica Marins – Brasil
Claro que o maior diretor de horror brasileiro não iria deixar de tirar uma casquinha, ainda mais nos anos 70, quando estava em época de vacas magras. Ele aproveitou as melhores partes do romance de William Peter Blatty para inventar a história de uma família que é aterrorizada pela maldição de uma bruxa. No cúmulo do egocentrismo, Mojica interpreta ele mesmo, e as vítimas são possuídas não pelo diabo, mas sim por Zé do Caixão!

Exorcismo Negro (1974)

ABBY (1974), de William Girdler – EUA
Versão “black” de O Exorcista, numa época em que estava na moda fazer filmes de horror estrelados apenas por negros (tipo Blácula). Aqui, uma mulata que trabalha como conselheira matrimonial é possuída por uma entidade chamada “Demônio da Sexualidade“. Seu padrasto, um pastor negro, que estuda rituais pagãos africanos, faz o exorcismo. O filme é tão parecido com o sucesso de William Friedkin que a Warner processou seus produtores, impedindo a exibição no cinema, a distribuição da fita e a realização de continuações (é por isso que nunca foi feita a parte 2 idealizada pelos produtores). Graças à proibição, o filme não existe nem em vídeo nem em DVD nos Estados Unidos, apenas circula em cópias piratas, e nunca foi exibido nos cinemas em qualquer outra parte do mundo.

Abby (1974)

AMITYVILLE 2: A POSSESSÃO (1982), de Damiano Damiani – EUA
O diretor enfoca uma história real – a do rapaz Ronald DeFeo, que matou sua família a tiros de espingarda, aparentemente motivado por forças malignas. Mas claro que tomou algumas licenças poéticas, como o final, onde um padre vai exorcizar o tal rapaz, em uma cena tão copiada de O Exorcista (inclusive o diálogo: “Saia dele, entre em mim, entre em mim!“) que chega a dar raiva!

Amityville 2 (1982) (5)

LA ENDEMONIADA/THE POSSESSED (1975), de Armando De Ossorio – Espanha
O diretor da clássica série de zumbis Blind Dead narra a história de uma garota, filha de influente político, que é possuída pelo espírito de uma velha bruxa, mandada para a prisão por ordem de seu pai. Um velho padre é chamado para fazer o exorcismo. Hmmm… Onde eu já vi isso antes?

EXORCISMO (1975), de Juan Bosch – Espanha
Uma jovem participa de ritual satânico e é possuída pelo espírito do pai morto. Um velho padre é chamado para… o quê? Acertou quem disse “fazer o exorcismo“. Filme obscuro, sem maiores referências.

LA SEXORCISTA/SATÁNICO PANDEMONIUM (1975), de Gilberto M. Solares – México
Obscura produção espanhola que virou cult movie nos EUA. Uma jovem freira é possuída pelo demônio e se entrega a depravadas orgias. Sexploitation total, inspirou Quentin Tarantino (o nome da vampira interpretada por Salma Hayek em Um Drink no Inferno é Satánico Pandemonium) e a banda White Zombie, que chamou uma de suas músicas de “La Sexorcista“.

Satanico Pandemonium (1975)

LA CASA DELL ESORCISMO (1973), de Alfredo Leone – Itália
Jovem em viagem por pequena cidadezinha se envolve com homem misterioso, que a considera uma reencarnação de um antigo amor. O filme tem roteiro de Mario Bava e foi lançado alguns meses depois de O Exorcista. O título original era Lisa and the Devil, mas os produtores o rebatizaram como “A Casa do Exorcismo” para tentar faturar uns trocados com o sucesso do filme americano.

THE RETURN OF THE EXORCIST/UN URLO NELLE TENEBRE (1975), de Franco Lo Cascio e Angelo Pannacciò – Itália
Outra picaretagem, com título em inglês que força relação com O Exorcista. Um jovem é possuído pelo espírito de uma garota morta, através de uma velha fotografia. Um padre é chamado para… vamos lá, todos juntos: “fazer o exorcismo“!!!!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

6 thoughts on “O Anticristo (1974)

  • 11/01/2023 em 16:07
    Permalink

    Assisti em VHS e, meu Deus, que qualidade deplorável!! Na época, sem a facilidade de informação da internet, não sabia “da tradicional fotocopiagem criminosa arruinando o widescreen”; a imagem e o som do VHS era péssimo o que, talvez, me fez ter um sentimento de que o filme fosse uma merda sem tamanho.

    Resposta
  • 24/04/2017 em 18:06
    Permalink

    Bem, tanto este filme quanto “Beyond the Door”, os quais assisti a ambos, são de péssima qualidade. Porém, acho que o “Anticristo” é um filme melhor se comparado ao “Beyond…….”. Também assisti ao filme “O Demônio”, e realmente o “Exorcista” chupinha este filme, pois ele copia o “spider walk”, que é originário do filme italiano. Mas, entre mortos e feridos, o melhor de todos estes 4 filmes ainda e sempre será “O Exorcista”.

    Resposta
  • 22/12/2014 em 21:45
    Permalink

    Pode ser uma cópia de O EXORCISTA, mas, ainda assim, é um filme interessante.
    Meu momento favorito é a tomada do rosto de Ippolita, com os olhos vazios e a gosma escorrendo de sua boca – usada como ilustradora dessa postagem.

    Resposta
  • 16/02/2014 em 14:50
    Permalink

    parece bem cópia do exorcista mesmo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *