A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993)

A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993)

A Volta dos Mortos-Vivos 3
Original:Return of the Living Dead III
Ano:1993•País:EUA, Japão
Direção:Brian Yuzna
Roteiro:John Penney
Produção:Gary Schmoeller, Brian Yuzna
Elenco:Kent McCord, James T. Callahan, Sarah Douglas, Melinda Clarke, Abigail Lenz, J. Trevor Edmond, Jill Andre, Michael Decker, Mike Moroff, Julian Scott Urena, Sal Lopez, Dana Lee, Michael Deak

Uma das principais contribuições que a década de 1980 deu para a temática dos zumbis no cinema foi indiscutivelmente com A Volta dos Mortos-Vivos. Para quem não se lembra, o roteiro traz um grupo de pessoas, incluindo alguns punks, que são atacados por cadáveres que saem de suas tumbas em busca não apenas de carne humana para saciarem o apetite, mas principalmente com vontade de comerem cérebros. Ou como a palavra que popularizou a trama e que é repetida pelos zumbis do filme sempre que encontram alguém vivo: BRAAAAIIIIINNNNSSSSS.

Lançado em 1985, o filme foi dirigido por Dan O’Bannon, que alguns anos antes foi responsável pelo roteiro do clássico de ficção Alien – O Oitavo Passageiro, de 1979. A Volta dos Mortos-Vivos caiu no gosto popular por se tratar de uma bem humorada releitura das tramas com zumbis mesclando cenas de gore com momentos cômicos e uma trilha sonora contagiante. Três anos depois e A Volta dos Mortos-Vivos 2 foi lançado. Desta vez com direção de Ken Wiederhorn, a parte 2 tentou seguir a cartilha do original com zumbis, correria, momentos cômicos e muitos brains.

A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993) (2)

Nos anos 80, três anos era um tempo bastante longo para que sequências de filmes de terror fossem produzidas. Basta pensar em títulos como Sexta-feira 13 ou A Hora do Pesadelo, onde a cada ano praticamente tínhamos um novo capítulo. Desta forma, os anos foram passando e nada de um terceiro Volta dos Mortos-Vivos ser anunciado. Estaria a série morta e finalmente pronta para descansar em paz?

Eis que a notícia de um novo filme foi divulgada em 1993. A Volta dos Mortos-Vivos 3 teve direção de Brian Yuzna, de A Noiva de Re-Animator, e roteiro de John Penney, responsável por A Estrada da Morte. A dupla tomou uma arriscada decisão, cujo resultado poderia ter sido catastrófico. Ambos pensaram em um filme que deixaria o lado cômico de lado e apostaria apenas em cenas de violência e gore. O resultado foi bastante positivo.

A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993) (3)

A Volta dos Mortos-Vivos 3 nos apresenta ao casal de namorados Curt (J. Trevor Edmond) e Julie (Melinda Clarke). Um belo dia, a dupla acaba espionando o trabalho do pai de Curt, o militar Reynolds (Kent McCord). Ele é um dos responsáveis por um trabalho secreto do exército que testa um gás para reanimar corpos sem vida. Trata-se da mesma substância que acordou os defuntos nos filmes 1 e 2. Não demora muito para Curt e o pai brigarem e logo o casal de namorados decide fugir. No meio do caminho, Curt perde o controle da moto e Julie morre. O rapaz tem então a brilhante ideia de utilizar o gás que viu no laboratório do pai para reanimar a namorada.

Após ressuscitar, Julie é tomada por uma avassaladora fome e nós sabemos bem do quê. A garota então começa a perder o controle enquanto Curt tenta encontrar uma solução para os problemas da namorada. Desesperada e confusa, Julie começa a cortar a própria pele com vidros, pregos e correntes, já que a dor aparentemente afugenta a fome. Em uma das melhores cenas do filme, que ilustra inclusive o cartaz da película, somos brindados com Julie completamente transformada depois de um verdadeiro ritual de autoflagelação.

A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993) (4)

Visto hoje, e principalmente em comparação com as partes 1 e 2, talvez este terceiro episódio deveria ter tido um título diferente de A Volta dos Mortos Vivos 3. Com exceção do gás utilizado para animar os corpos, a trama é totalmente independente dos dois primeiros filmes e segue uma linha narrativa completamente diferente. Desvincular a história desta parte 3 dos dois filmes anteriores talvez tivesse ajudado em uma maior divulgação da mesma. O próprio diretor Yuzna declarou em comentário extraído do DVD do filme o seu arrependimento de não ter mantido outro título, principalmente por A Volta dos Mortos Vivos 3 ser, de acordo com ele, muito longo. Uma boa opção para Yuzna seria simplesmente “Kurt e Julie”.

De qualquer forma, a direção de Yuzna foi bastante eficiente. Além disso, o elenco soube dar conta do recado e cada ator e atriz parece bastante bem em seus papeis. Os efeitos de maquiagem são bem produzidos e o sangue é na medida certa para os apreciadores de filmes com zumbis. E engana-se quem pensa que aqui o terror existe ao lado do romantismo. Apesar de Kurt e Julie serem um casal, a trama não é romântica em excesso já que o roteiro é bem amarrado ao lidar com temas de terror para fãs do gênero. Recomendado.

A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993) (5)

(Visited 335 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista com Mestrando em Comunicação. Fã de Cinema, mas com gosto especial para filmes de Terror. Para ele, o gênero vai muito além de sangue e morte.

9 comentários em “A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993)

  • 29/09/2014 em 14:12
    Permalink

    Pra mim esse filme é o que tem o tom mais sério da franquia. Pra quem adorou ver a
    Melinda Clarke em O.C., agora pode dar uma bela conferida nos peitinhos de Julie Cooper (em slow motion, please).

    Resposta
  • 22/08/2014 em 21:36
    Permalink

    SOU FÃ DESSE FILME!!!! UM DOS MELHORES FILMES DE ZUMBI QUE EU JÁ VI!!!!!

    Resposta
  • 05/05/2014 em 14:21
    Permalink

    Gostei muito, até mesmo pela historia e a capa. Foi o primeiro e único dessa trilogia que eu vi. Eu assisti uma cena do primeiro e achei bobinha, O terceiro eu assisti ainda em VHS e achei legal pra caramba. Talvez tenha sido esse filme que me fez gostar de filmes de zumbi e um dos filmes que me fez curtir coisas macabras.

    Resposta
  • 01/05/2014 em 18:17
    Permalink

    Muito foda esse 3 , tão bom quanto os antecessores , altamente recomendável e com certeza faz parte da minha coleção !!!

    Resposta
  • 27/04/2014 em 09:46
    Permalink

    esse parece ser melhorzinho.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien