Dia dos Mortos 2 – O Contágio (2005)

4
(3)

ELES LANÇAM “DIA DOS MORTOS 2”, MAS NÃO ESTES!

Em 2004, escrevi um artigo para o divertidíssimo filme oriental de mortos-vivos Junk, publicado na Boca do Inferno. Naquela oportunidade, ao reclamar que Junk não havia sido lançado comercialmente no Brasil, fiz uma lista com outros 10 títulos sobre zumbis que também continuavam inéditos no país, em VHS e DVD. Acredite se quiser, mas, dos 10, seis foram lançados de 2004 para cá: Zombie, de Lucio Fulci, Premutos, Versus e Zombie Lake. Os outros continuam aguardando alguma distribuidora interessada em lançá-los. O que me leva a questionar: por que lançam porcarias como Dia dos Mortos 2, mas não os que prestam, como estes da lista?

Fica a sugestão: se no futuro quiserem lançar algum filme de mortos-vivos, pelo menos lancem um que preste!

JUNK (Shiryô-gari, 2000, Japão). Direção: Atsushi Muroga
Neste louvável tributo às produções baratas com zumbis feitas na Itália da década de 80, o cineasta japa e fã de Tarantino Atsushi Muroga cria uma versão exagerada e sangrenta de Um Drink no Inferno, de Robert Rodriguez, apenas substituindo os vampiros por zumbis carniceiros. Mas a trama é praticamente a mesma: assaltantes manés cometem um assalto a uma joalheria, fogem da polícia e se encontram numa velha refinaria – onde, por coincidência, funcionava um laboratório ultra-secreto de pesquisas sobre a vida após a morte. Desnecessário dizer que um líquido verde brilhante (muito parecido com a fórmula de Reanimator) será despejado sobre dezenas de cadáveres “estocados” na fábrica, dando vida a um batalhão de mortos-vivos. Sangue, mulher pelada e nudez do começo ao fim, num daqueles filmes para ver com a turma toda.

Junk (2000) (6)

WILD ZERO (idem, 2000, Japão). Direção: Tetsuro Takeuchi
O diretor Takeuchi é um diretor de videoclips e candidato nipônico a ser o “novo George A. Romero“. Este filme, regado a sangue e rock-and-roll, parece uma espécie de versão hardcore do velho A Volta dos Mortos-Vivos. Ainda não vi, mas tenho boas referências. Conta a história de Ace, um roqueiro que salva a vida do seu músico preferido, o famoso Guitar Wolf. O rockstar, em retribuição, presenteia Ace com o poder mágico de chamá-lo sempre que precisar. E é claro que ele vai precisar, porque uma espaçonave alienígena acabou de cair em uma cidade próxima, transformando todos os seus habitantes em zumbis. Assim, Ace, Guitar Wolf e seus amigos saem despachando zumbis para salvar a própria pele.

Wild Zero (2000)

NIGHTMARE CITY (Incubo sulla Città Contaminata, 1980, Itália). Direção: Umberto Lenzi
Um excelente filme de ação/terror que foi bastante copiado pelo Extermínio, de Danny Boyle (não sei se Boyle viu o filme de Lenzi, mas que ambos têm muito em comum, inclusive um padre zumbi, isso tem!). Neste filme, os zumbis são humanos contaminados por radiação, que se transformam num tipo de mortos-vivos super rápidos e ágeis, que não só mordem como usam facas, machados e metralhadoras para dizimar o elenco humano. Provavelmente, foi um dos primeiros filmes onde os mortos correm. Devido à contaminação, eles precisam beber sangue fresco de seres humanos, e os infectados voltam à vida como mais zumbis. Praticamente não há roteiro, apenas um festival de encontros de humanos com zumbis, sempre com efeitos bem sangrentos (cabeças partidas a machadadas, seios arrancados a facadas, olhos furados com espetos, tudo em superclose). Mesmo com a produção pobre, um filme altamente recomendado.

Nightmare City (1980)

ZOMBIE 3 (Zombi 3, 1988, Itália). Direção: Bruno Mattei e Lucio Fulci
Tudo bem, este está aqui mais como piada, considerando que a direção de 80% do filme é do péssimo Bruno Mattei, com roteiro do igualmente péssimo Claudio Fragasso. Mesmo assim, vale como comédia de humor negro. É sobre um soro criado pelo Exército para ressuscitar os mortos, que acaba sendo roubado por terroristas, espalhando a contaminação pela cidade. Entra em cena o “exército do extermínio“, ou seja, um grupo de soldados com roupa branca anti-contaminação, que varre o local matando zumbis e humanos também. No meio deste inferno, os sobreviventes tentam escapar de zumbis e soldados. Uma bobagem, onde os zumbis ora correm, ora andam devagar; ora mordem, ora lutam karatê (e ainda ficam escondidos para pegar as vítimas de surpresa!). Este é o filme que tem a infame cena da cabeça decepada zumbi voando da geladeira para abocanhar um mané!

Zombie 3 (1988) (1)

ZOMBIE HOLOCAUST (idem, 1980, Itália). Direção: Mario Girolami
Um dos filmes mais violentos do período, misturando referências ao Zombie, de Fulci, e aos filmes de canibais, tipo Cannibal Holocaust, de Ruggero Deodato. Mostra um cientista louco que vive em uma ilha habitada por canibais, onde faz experiências com os nativos em busca de uma fórmula para ressuscitar os mortos. Acaba criando um exército de zumbis, que trata de dizimar o elenco humano (pelo menos aqueles que escapam de serem mortos pelos canibais!). O filme tem vários efeitos do mais puro gore, inclusive uma cabeça moída em close pela hélice de um barco a motor! E até o herói é chupado de Zombie, sendo interpretado pelo mesmo Ian McCulloch do filme de Fulci.

Zombie Holocaust (1980)

BIOZOMBIE (idem, 1998, Japão). Direção: Wilson Yip
Outro filme japa que na Internet é bastante elogiado. Trata-se de uma espécie de paródia ao clássico Dawn of the Dead, onde uma bebida repleta de componentes químicos transforma pessoas em sanguinários zumbis. Um homem infectado pela fórmula é atropelado por dois jovens, que resolvem levá-lo até o shopping-center onde trabalham. Lá, óbvio, o cara se transforma em zumbi e espalha a contaminação, forçando um grupo de funcionários do local a tentar sobreviver à epidemia dos mortos-vivos. Sangreira desatada e humor negro a rodo fizeram deste filme uma espécie de clássico para a nova geração de fãs de zumbis (que, infelizmente, precisam se contentar com porcarias como House of the Dead).

Biozombie (1998)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

4 thoughts on “Dia dos Mortos 2 – O Contágio (2005)

  • 10/07/2014 em 13:34
    Permalink

    Brother o filme é ruim mesmo, mas oque estou procurando é o nome do livro que isaac lê durante o filme.
    Se alguém souber chama la no whats vlw.
    997445516

    Resposta
  • 15/04/2014 em 13:02
    Permalink

    Eu sempre esperei o site publicar esta critica para mim escrever aqui “PÉSSIMO, HORRÍVEL, DETESTÁVEL, LIXO!!!!!”, pior filme de mortos vivos que assisti na minha vida!!! e olha que ja assisti muita coisa ruim, bem que você citou, eu fiquei intrigado com aquele Sam fazendo de tudo pra abrir a merda da garrafa. E os efeitos especiais? Perdem feio para filmes da decada de 80. Um completo lixo me arrependo ate hoje de pegar o dvd pirata emprestado do meu primo pra assistir hehe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *