O Que Há para Jantar? (1989)

5
(2)

O que há para jantar (1989)

O Que Há para Jantar?
Original:Parents
Ano:1989•País:Canadá, EUA
Direção:Bob Balaban
Roteiro:Christopher Hawthorne
Produção:Bonnie Palef
Elenco:Randy Quaid, Mary Beth Hurt, Sandy Dennis, Bryan Madorsky, London Juno, Kathryn Grody, Deborah Rush, Graham Jarvis, Helen Carscallen, Warren Van Evera, Wayne Robson, Uriel Byfield, Mariah Balaban, Larry Palef

Os anos 50 foram prósperos para a família de classe média norte-americana. Nesse período, que seguiu diretamente a Segunda Guerra Mundial, a economia ianque teve um boom, que fez com que novidades tecnológicas e bem-estar econômico agraciassem sua população. De repente, todos podiam ter geladeiras, televisões, carros e aquecimento a gás. O trabalhador americano comum era capaz de pôr seus filhos numa boa escola, planejar viagens e fazer investimentos a longo prazo. Ah, e podia também botar carne na mesa todo santo dia!

O Que Há Para Jantar? apresenta a família Laemle, um clã que vive feliz no estado de bem-estar social. Eles se mudam para uma bela casinha com gramado e cerca branca, prontos para terem sua fatia do sonho americano. O pai, Nick (o grande Randy Quaid) é um cientista bem-sucedido. A mãe, Lily (Mary Beth Hurt, de O Exorcismo de Emily Rose), uma dona de casa dedicada e uma ótima cozinheira. Já o pequeno Michael (Bryan Madorsky, que só fez esse filme) parece destoar desse espírito de otimismo, pois é um garoto estranho, retraído e estranhamente fissurado em ideias violentas.

O que há para jantar (1989) (2)

Michael faz uma amizade com Sheila (London Juno) uma garota igualmente estranha, que começa a exercer influência sobre ele. Depois que Michael faz um desenho sangrento no seu dever de casa, os seus pais procuram a psicóloga da escola, a Sra. Dew (Sandy Dennis, que ganhou um Oscar pela sua magnífica interpretação em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, e desde então nunca encontrou um papel à altura de seu grande talento). Em meio aos desequilíbrios do garoto, Lily continua servindo seus deliciosos pratos, com suculentos pedaços de carne, que Nick devora com um sorriso no rosto. Michael começa a se perguntar se não há algo por trás da vida tranquila da família, e passa a investigar de onde toda essa carne gostosa vem. É aconselhável parar a descrição da trama por aqui, ou a verdadeira essência desse filme aterrorizante seria servida muito mal-passada, o que seria uma pena.

O clima de O Que Há Para Jantar? é tétrico e sinistro desde o primeiro momento. Graças às interpretações caricaturais, cenários camp e o amplo uso de lentes grande angulares, momentos que normalmente pareceriam singelos se tornam desconfortáveis e intimidadores. Mesmo com seus sorrisos e bons modos, a família Laemle não deixa nada a dever aos clãs de O Massacre da Serra Elétrica ou Quadrilha de Sádicos, mas dessa vez instaurados numa confortável casa suburbana. Mesmo vendido como uma comédia de humor negro, esse é um filme que vai te deixar sem querer comer um bife por muito tempo…

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

5 thoughts on “O Que Há para Jantar? (1989)

  • 26/04/2014 em 16:37
    Permalink

    filmes dos anos 80 pra mim são os melhores, seja de diferente gênero..

    Resposta
  • 25/04/2014 em 16:01
    Permalink

    interessante.. ja esta na lista de filmes para ver

    Resposta
  • 24/04/2014 em 18:06
    Permalink

    E não sei por que, mas esse filme tem cheiro de Tim Burton!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *