The McPherson Tape (1989)

The McPherson Tape (1989)

The McPherson Tape
Original:U.F.O Abduction
Ano:1989•País:EUA
Direção:Dean Alioto
Roteiro:Dean Alioto
Produção:Dean Alioto
Elenco:Tommy Giavocchini, Patrick Kelley, Shirly McCalla, Dean Alioto, Stacey Shulman, Christine Staples, Laura Tomas

O gênero terror costuma ser categorizado por ciclos. Os monstros da universal da década de 1930, os seres mutantes dos anos 50, os slashers dos anos 80. E se formos pensar no período atual, o termo found footage seria mais do que apropriado pela proliferação de títulos que utilizam a estética do falso documentário para narrar suas histórias.

Apesar do estilo found footage ter surgido antes do lançamento de A Bruxa de Blair, de 1998, sua popularização aconteceu nos anos seguintes, quando boa parte da produção fílmica de falsos documentários chegou aos cinemas e ao mercado de DVD. Mas uma década antes da bruxa ter assustado audiências mundo afora, uma outra produção gravada com uma câmera amadora foi lançada e chamou atenção pelo seu estilo.

The McPherson Tape (1989) (2)

The McPherson Tape (ou A Fita McPherson em tradução direta) foi lançado em 1989. Dirigido por Dean Alioto, a trama é um found footage na sua essência incluindo os acertos e os erros. Visto hoje, The McPherson Tape, que também é conhecido pelo título de UFO Abduction, é bastante datado e sua ação lenta pode incomodar quem está acostumado com as produções contemporâneas.

O filme começa com um letreiro explicando que o governo dos Estados Unidos realizou inúmeras investigações entre os anos de 1948 e 1969 sobre a existência de alienígenas e que estas investigações são conhecidas como Projeto Livro Azul. Um letreiro seguinte explica que as imagens que serão vistas são do caso 77, que teria acontecido em Connecticut na noite de 8 de outubro de 1983. O texto traz ainda a informação que uma pessoa deixou a câmera ligada e gravando durante estranhos eventos que aconteceram durante a noite.

Após esta introdução, as imagens trazem um jantar de aniversário de 5 anos de uma garota. Não se preocupe em saber os nomes dos personagens. A fotografia é tão escura que mal é possível identificar os personagens. A precariedade das imagens são justificadas por uma câmera amadora de 1983, ou seja, sem uma excelente qualidade de imagem.

The McPherson Tape (1989) (3)

Tudo vai bem na festinha de aniversário até que três membros da família vão caminhar durante a noite com a câmera e decidem investigar uma estranha luz que caiu em um terreno próximo. Aqui temos as tradicionais cenas noturnas onde não é possível enxergar nada e temos apenas o áudio dos personagens. Eis que o trio encontra o que parece ser um disco voador e três alienígenas. Desesperados, eles correm de volta para a casa e tentam se proteger como podem.

Com uma premissa inovadora para a época, The McPherson Tape se concentra na família trancada na casa e com medo do que está do lado de fora. O filme tem alguns bons momentos que servem para aumentar o clima tenso dentro da casa como quando a garotinha aniversariante desenha um dos ETs que teria visto pela janela. No entanto existem alguns deslizes na obra. Como as produções futuras provaram, aqui temos alguns personagens que insistem em fazer besteiras como abrir portas ou ficar perto das janelas. Além disso, parte do público pode ficar impaciente pelo número de cenas escuras ou com pouca iluminação que aqui acontecem em excesso. Infelizmente o visual dos ETs é um ponto fraco dentro da trama. Parte destas limitações é o resultado de em um orçamento ilusório de U$S 6 mil. O resultado não chega a comprometer pelo tempo de duração do filme, que tem pouco mais que uma hora.

The McPherson Tape (1989)

Quando lançado, The McPherson Tape teve uma divulgação limitada e foi exibido em poucas salas. Mas a experiência foi positiva o bastante para dar ao diretor Alioto as ferramentas corretas para regravar sua obra em 1998 desta vez com o título de Alien Abduction: Incident in Lake Town. O remake teve um orçamento bem maior e o resultado é mais seguro do que o da obra original.

Mesmo com as suas falhas, The McPherson Tape torna-se uma produção interessante principalmente para quem admira o estilo dos falsos documentários e tem curiosidade de conhecer as primeiras produções deste subgênero.

(Visited 219 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista com Mestrando em Comunicação. Fã de Cinema, mas com gosto especial para filmes de Terror. Para ele, o gênero vai muito além de sangue e morte.

3 comentários em “The McPherson Tape (1989)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien