The Tunnel (2011)

4.3
(3)

The Tunnel (2011)

The Tunnel
Original:The Tunnel
Ano:2011•País:Austrália
Direção:Carlo Ledesma
Roteiro:Enzo Tedeschi, Julian Harvey
Produção:Julian Harvey, Enzo Tedeschi
Elenco:Bel Deliá, Andy Rodoreda, Steve Davis, Luke Arnold, Goran D. Kleut, James Caitlin, Ben Maclaine, Peter McAllum. Rebecca Clay

Há algo muito estranho ocorrendo nos subterrâneos de Sydney, na Austrália. Milhares de pessoas circulam pelos metrôs e não imaginam que uma estranha criatura ronda o lado mais escuro das proximidades se alimentando de mendigos e curiosos. Ninguém sabe o que seria ela, quanto tempo está ali, enquanto o governo tenta esconder sua existência, desconversando sobre o assunto. Mas, alguém sabe a resposta e está disposta a contar para o mundo a respeito da manifestação física do horror absoluto. Seu nome é Natasha Warner (Bel Deliá), uma jornalista em ascensão, audaciosa para expor a verdade. Ela uniu uma equipe de filmagem para a realização de um documentário para a TV, forjando uma autorização de seu chefe para invadir os meandros fétidos desse inferno vivo.

Devido à escassez de água na cidade, alguns políticos anunciaram um projeto que envolveria a utilização dos canais de esgoto de Sydney para a construção de dois túneis de reaproveitamento do que é desperdiçado. Uma espécie de reciclagem líquida, com um filtro eficiente, seria realizada na parte interna da região, numa construção ousada e dispendiosa. Ao passo que se discute na TV os procedimentos para a reforma, Natasha inicia sua própria investigação, tentando interrogar o ministro e um sem-teto que abandonou o local e está extremamente assustado com o que testemunhou. Ela se une aos colegas Peter Ferguson (Andy Rodoreda), Steve Miller (Steve Davis) e Jim ‘Tangles’ Williams (Luke Arnold) e encontra um meio alternativo para descer ao local, já interditado pela polícia.

The Tunnel (2011) (1)

Diferente dos mockumentaries tradicionais, este já deixa evidente que dois personagens irão sobreviver à experiência. Além disso, o material de filmagem já foi editado, possui abertura, trilha sonora, além da intervenção constante de Natasha e Steve como narradores do trajeto. Similar a filmes como Mole (2001), Plataforma do Medo (2004) e até C.H.U.D. (1984), The Tunnel trabalha com a incerteza do espectador sobre a ameaça. Você sabe que existe um inimigo assustador naquele local, mas fica na expectativa de sua aparência e como ele será apresentado ao público. E é essa sutileza que traz os pontos necessários para que The Tunnel seja recomendado, embora boa parte das críticas aponte isso como defeito, como se houvesse necessidade de mostrar “a bruxa” ou responder a todas as perguntas.

Apesar da inexperiência do elenco, nota-se muito esforço para representar as sensações verdadeiras numa situação assustadora como aquela. Bel Deliá faz muito bem o papel de líder do grupo, sabendo dosar o medo e o nervosismo nas mesmas proporções. Em dado momento, quando ela se encontra sozinha no local sombrio, sua tensão é percebida de modo convincente com uma intensa tremedeira e o gaguejar, convencendo o espectador de que ela poderia realmente estar ali, enfrentando aquele pesadelo interminável. Também merece aplausos o roteiro de Enzo Tedeschi e Julian Harvey, nunca permitindo que o longa fique chato como a maioria dos found footage em que nada praticamente acontece em mais de 70% de seu produto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

2 thoughts on “The Tunnel (2011)

  • 02/08/2014 em 16:45
    Permalink

    Eu gosto desse filme, principalmente por dosar suspense e tensão na medida certa.Geralmente os Found Footages são bem chatos mesmo.

    Resposta
  • 21/06/2014 em 02:05
    Permalink

    Por se tratar de mais um found footage esse parece ser interessante .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *