Phenomena (1985)

5
(8)

Phenomena (1985)

Phenomena
Original:Phenomena
Ano:1985•País:Itália
Direção:Dario Argento
Roteiro:Dario Argento, Franco Ferrini
Produção:Dario Argento
Elenco:Jennifer Connelly, Donald Pleasence, Daria Nicolodi, Fiore Argento, Federica Mastroianni, Fiorenza Tessari, Dalila Di Lazzaro, Patrick Bauchau, Alberto Cracco, Kaspar Capparoni, Mario Donatone, Antonio Maimone

Em janeiro de 2006 foi lançada pelo selo Dark Side da Works Editora a revista Cine Monstro número 6, trazendo encartado o DVD do filme italiano Phenomena (Phenomena, 1985), de Dario Argento, tendo no elenco a bela Jennifer Connelly ainda adolescente e o veterano Donald Pleasence (que faleceria dez anos depois), e que é mais conhecido como o implacável psiquiatra perseguidor do assassino mascarado Michael Myers na franquia Halloween.

Apesar do DVD não disponibilizar materiais extras, esse lançamento é verdadeiro um presente para os fãs e colecionadores por vários motivos: por ser um filme escrito, produzido e dirigido pelo mestre Dario Argento (de Suspiria), por apresentar uma história exagerada no surrealismo, mas ainda assim com um resultado bem interessante e algumas cenas memoráveis de horror grotesco, e porque essa versão sem cortes de 110 minutos estava inédita no Brasil até então, sendo que era conhecida por aqui apenas uma versão bastante reduzida e editada especialmente para o mercado americano, chamada Creepers.

Phenomena (1985) (1)

A revista traz artigos sobre o filme em questão, resenhas de O Exorcismo de Emily Rose e a refilmagem de King Kong, de Peter Jackson, comentários sobre lançamentos em vídeo (entre eles, Terra dos Mortos, de George Romero), além de um cartaz espetacular do clássico King Kong (1933).

No prólogo, uma jovem dinamarquesa, Vera Brandt (Fiore Argento, filha do cineasta) chega atrasada para pegar um ônibus e se perde num bosque próximo da estrada deserta, indo parar numa casa de campo onde enfrenta uma recepção trágica.

Enquanto isso, uma jovem americana, Jennifer Corvino (Jennifer Connelly, de Hulk e Água Negra), filha de um famoso ator de cinema (Paul Sorvino), vai para a Suíça estudar numa escola internacional para moças. Lá chegando, ela é recepcionada pela coordenadora do internato Sra. Bruckner (Daria Nicolodi, que na vida real foi ex-esposa de Dario Argento), e vai se alojar num quarto com a adolescente francesa Sophie (Frederica Mastroianni).

Phenomena (1985) (2)

A colega de quarto informa para ela que existe uma grande preocupação na vizinhança por causa das ações de um assassino psicopata que está matando as moças e escondendo seus cadáveres, desafiando a polícia, que investiga o caso através do Inspetor Rudolf Geiger (Patrick Bauchau), que por sua vez conta com o auxílio do veterano escocês John McGregor (Donald Pleasence), um professor paraplégico de entomologia, sendo um perito em insetos e que fornece seus conhecimentos para a investigação de cadáveres assassinados, os quais são consumidos por vermes e insetos.

Além de preocupada com os assassinatos violentos das moças, a adolescente Jennifer ainda sofre de sonambulismo e tem terríveis pesadelos, e após uma crise onde se perdeu nos arredores da escola, ela acabou conhecendo o professor especialista em insetos e seu chimpanzé de estimação Tanga, descobrindo mais tarde que possui um misterioso e sobrenatural dom de comunicação telepática com os insetos de todos os tipos. Esse fato serviu de motivo para a garota ser importunada pelas colegas de escola, que a tratavam como louca e até diabólica, obrigando-a a fugir dali e a tentar por conta própria, ajudada por uma mosca saprófaga (que transporta vermes devoradores de carne morta), localizar os corpos desaparecidos das meninas, culminando num confronto com o responsável pelos brutais assassinatos.

Phenomena (1985) (4)

Phenomena tem algumas similaridades com Suspiria, onde podemos encontrar elementos comuns como a ideia da escola para moças, a jovem personagem americana num país estranho, os misteriosos assassinatos em série e o prólogo perturbador e bastante carregado de violência. A história é bizarra, mas consegue prender a atenção do espectador durante todo o tempo, ao tentar descobrir a identidade do assassino e imaginar o confronto decisivo com a garota que se comunica com insetos. Na fotografia destacam-se as cenas noturnas de perseguições, e as tomadas de belas paisagens durante o dia. A trilha sonora me surpreendeu quando ouvi duas das mais lendárias bandas de heavy metal mundial emprestando suas músicas pesadas para o filme, servindo de inspiração para cenas intensas de morte e perseguição: o Iron Maiden com a música Flash of the Blade, do fantástico álbum Powerslave (84), e o Motorhead com o petardo Locomotive (nota 10 para Dario Argento pelas escolhas, numa clara homenagem a todos os fãs de metal e horror). Entre as cenas grotescas, vale registrar a piscina mantida pelo maníaco assassino, repleta de cadáveres em decomposição em meio aos vermes pestilentos, e onde a jovem Jennifer foi obrigada a dar um mergulho asqueroso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

9 thoughts on “Phenomena (1985)

  • 10/04/2020 em 01:54
    Permalink

    Não sei por que, mas embora esse filme, a princípio, não tenha nada de fenomenal, eu gostei dele. A Jennifer sempre muito bonita, a trilha sonora e a fotografia chamam a atenção.

    Recentemente a Versatil Home Video lançou um DVD versão especial com vários extras

    https://www.versatilhv.com.br/produto/424902/phenomena-edicao-especial

    Vale a pena também dar uma conferida na trilha sonora

    https://www.youtube.com/watch?v=hE2TUEnJ7Nk

    https://www.youtube.com/watch?v=3maNqcDaPhw

    Resposta
  • 23/02/2019 em 14:56
    Permalink

    Adoro esse filme. O conheci através do jogo Clock Tower, o qual tirou muita inspiração desse longa. Fantástico.

    Resposta
  • 02/09/2018 em 04:02
    Permalink

    Belamente horrífico.

    Resposta
  • 06/12/2016 em 15:29
    Permalink

    Um filme poético.
    Um verdadeiro conto de fadas dark.
    Visualmente maravilhoso; uma obra-prima do Mestre Dario Argento.

    Resposta
  • 25/08/2014 em 16:42
    Permalink

    Eu adoro esse filme é um dos meus preferidos do Dario Argento.
    Ps: o final é um dos mais ”porra loucas” que eu já ví na vida.

    Resposta
  • 14/07/2014 em 16:14
    Permalink

    ótimo filme , também gosto muito do elenco. um ótimo giallo tenho o dvd e me orgulho muito..

    Resposta
  • 13/07/2014 em 02:00
    Permalink

    Jennifer Connelly mostrando a que veio. Bom filme, mas o final é bem trash.

    Resposta
  • 11/07/2014 em 23:51
    Permalink

    Nota 10 também sem dúvida Clecy , trilha sonora foda , atriz linda , o famoso Dr. Loomis em Halloween , a piscina repleta de cadáveres em decomposição , e é claro muita violência numa morte memorável sendo executada pelo chimpanzé cortando a vítima com uma navalha !
    ” Phenomena ” é claro que faz parte da minha coleção !

    Resposta
  • 11/07/2014 em 00:03
    Permalink

    filme nota 10,
    vale destacar a beleza da Jennifer

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *