Trilogia do Terror (1993)

Trilogia do Terror (1993)

Trilogia do Terror
Original:Body Bags
Ano:1993•País:EUA
Direção:John Carpenter, Tobe Hooper, Larry Sulkis
Roteiro:Billy Brown, Dan Angel
Produção:Dan Angel
Elenco:John Carpenter, Tom Arnold, Tobe Hooper, Robert Carradine, Peter Jason, Molly Cheek, Wes Craven, Sam Raimi, David Naughton, George 'Buck' Flower, Stacy Keach, David Warner, Kim Alexis, Greg Nicotero, Deborah Harry, Mark Hamill, Roger Corman

Filmes apresentando episódios independentes ou amarrados entre si por uma ideia central são bastante comuns no cinema fantástico. Em 1993, os conhecidos diretores John Carpenter (criador de Halloween, 78) e Tobe Hooper (responsável por O Massacre da Serra Elétrica, 74) se reuniram para filmarem Trilogia do Terror (Body Bags), onde a ação é centralizada num necrotério com um médico legista bizarro e espirituoso (feito pelo próprio John Carpenter), apresentando três histórias de horror com aproximadamente trinta minutos de duração cada, inspiradas nos cadáveres que lá se encontravam, dentro de seus sacos de corpos, ou body bags do título original. Todos os episódios são apresentados pelo médico legista e intercalados com comentários irônicos recheados de muito humor negro. E percebemos claramente o quanto John Carpenter está se divertindo no papel.

Sam Raimi em Trilogia do Terror
Sam Raimi em Trilogia do Terror

A primeira história chama-se O Posto de Gasolina (The Gas Station) e é dirigida por John Carpenter. Uma jovem estudante de psicologia, Anne (Alex Datcher), vai passar sua primeira noite no novo emprego como atendente de um posto de gasolina. Porém, ela sente-se incomodada após ouvir rumores num noticiário de televisão sobre as ações de um serial killer que está agindo nas proximidades. Ela é recebida por Bill (Robert Carradine), um funcionário do posto que lhe orienta as novas tarefas e a deixa em seu lugar. A noite de Anne tem experiências boas, como a visita de Pete (David Naughton), que abastece seu carro durante a madrugada, e também ruins, como a visita inoportuna do assassino em busca de mais vítimas.

Trilogia do Terror (1993) (5)

A seguir, é apresentado o episódio Cabelo (Hair), também com direção de John Carpenter, contando a história de um homem de meia idade, Richard Coberts (Stacy Keach), que está extremamente incomodado com o fato de tornar-se careca. Preocupado que a perda crescente de cabelo possa influenciar em seu relacionamento com a bela namorada Megan (Sheena Easton), Richard procura ajuda numa clínica de recuperação capilar que viu numa propaganda de televisão, onde é anunciado um novo e revolucionário processo para crescer os cabelos rapidamente. Ele é então recebido pelo Dr. Lock (David Warner) e sua enfermeira sexy (Deborah Harry), que convencem-no a fazer o tal tratamento. Porém, apesar dos resultados bem sucedidos no começo, Richard não imaginaria a trágica verdade por trás dos fatos.

Wes Craven em Trilogia do Terror
Wes Craven em Trilogia do Terror

A última história é a melhor de todas e chama-se Olho (Eye), com direção de Tobe Hooper (que também aparece como ator na sequência final interpretando um assistente no necrotério). Um famoso jogador de baseball, Brent Matthews (Mark Hamill), sofre um acidente de carro ao retornar para sua casa para se encontrar com sua esposa Cathy (Twiggy), machucando terrivelmente seu olho direito, num fato que comprometeria definitivamente sua carreira de jogador, já que a visão é imprescindível no desempenho como atleta. No hospital, ele recebe a notícia da perda do olho e para não abandonar o esporte, ele aceita o desafio de um transplante conforme sugestão dos médicos Dr. Bregman (Roger Corman) e Dr. Lang (John Agar). Porém, o olho transplantado pertencia a John Randall, um psicopata assassino com traumas na infância e que matou muitas mulheres jovens e loiras. Após uma recuperação aparentemente estável, Brent começa a declinar quando passa a ver coisas misteriosas e assustadoras que colocarão em risco a sua vida e a da sua esposa que está grávida. E se o teu olho direito te ofende, arranca-o e lança-o de ti…

Trilogia do Terror (1993) (6)

Trilogia do Terror é um filme que desperta um interesse diferenciado não tanto pelo conteúdo das histórias dos três episódios apresentados, as quais são boas e bem contadas, apesar de comuns demais e situadas de forma apropriada numa produção para a televisão. Mas, o interesse maior e a curiosidade estão principalmente nos nomes dos participantes do projeto, onde dois dos mais conhecidos diretores do cinema de Horror, John Carpenter e Tobe Hooper, convidaram outras personalidades marcantes do gênero para fazer parte do filme.

Tanto que o elenco conta com a ilustre participação dos cineastas Wes Craven (A Hora do Pesadelo, 84) e Sam Raimi (The Evil Dead, 82) em pequenas pontas na história O Posto de Gasolina, além do lendário produtor e diretor Roger Corman, o eterno Rei dos Filmes B, que aparece mais destacadamente como o médico Dr. Bregman no episódio Olho.

Trilogia do Terror (1993) (3)

Sem contar os atores convidados, todos rostos conhecidos de filmes cultuados dos anos 70 e 80, desde David Naughton (Um Lobisomem Americano em Londres, 81), o experiente David Warner (A Profecia, 76), passando por Mark Hamill (o jedi Luke Skywalker da saga Star Wars), até a bela Deborah Harry (Videodrome, 83). Não podemos esquecer também de Robert Carradine, filho do lendário John Carradine, um dos grandes atores de horror de todos os tempos, e o veterano John Agar (1921/2002), de inúmeros filmes bagaceiros e super divertidos das décadas de 50 e 60 como Tarântula (55), de Jack Arnold, Revenge of the Creature (55), The Mole People (56), The Brain of the Planet Arous (57), Attack of the Puppet People (58), Journey to the Seventh Planet (62) e Women of the Prehistoric Planet (66), entre outros.

Trilogia do Terror (1993) (7)

A antologia Trilogia do Terror já havia sido distribuída no Brasil em vídeo VHS pela Mundial e agora foi lançada em DVD no final de junho de 2005, com distribuição nas bancas de jornais e revistas pelo selo Dark Side da Works Editora, a qual é especializada no lançamento de filmes de horror no formato DVD, com um catálogo de aproximadamente meia centena de títulos muito interessantes. O filme veio encartado na revista Cine Monstro # 4, que na verdade é um relançamento, pois a revista já havia sido distribuída originalmente em janeiro de 2004, sendo esta a sua última edição. O disco traz apenas o filme, não disponibilizando nenhum tipo de material extra.

(Visited 143 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Um comentário em “Trilogia do Terror (1993)

  • 02/11/2014 em 10:01
    Permalink

    conto razoável , tenho em dvd dá pra assistir..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien