A Noite dos Arrepios (1986)

UM FIM LEGAL E UM FIM CONVENCIONAL

Atenção: SPOILERS! Não leia se não quiser saber como A Noite dos Arrepios termina!!!

A Noite dos Arrepios (1986) (27)

O roteiro de Fred Dekker para A Noite dos Arrepios encerrava com um final bem interessante. Porém, a moda nos anos 80, em filmes de horror, era deixar um gancho escancarado para uma possível continuação, onde, normalmente, os heróis se davam mal. Assim, o estúdio que produziu o filme (Tri-Star, hoje falido) pediu que Dekker filmasse uma conclusão mais convencional, e ele o fez um tanto de má vontade. Esta conclusão requisitada pelo estúdio acabou sendo agregada a todas as versões do filme lançadas em VHS na América e também à cópia televisiva exibida no Brasil. Já nos EUA o final original de A Noite dos Arrepios, que foi filmado pelos realizadores, acabou sendo veiculado na versão para a TV, e é infinitamente mais interessante do que a conclusão que conhecemos.

A Noite dos Arrepios (1986) (21)

No final “do estúdio“, logo após o detetive Cameron explodir a casa da fraternidade e todos os seres espaciais que se reproduziam no porão, Chris e Cynthia misturam-se à multidão de curiosos que assiste ao incêndio do casarão. Então, viram-se um para o outro e trocam um beijo apaixonado. Começa a tocar uma musiquinha dos anos 50 e a câmera desce para os pés da moça, quando vemos que um cãozinho vai abrindo espaço em meio às pernas da multidão. Trata-se do mesmo totó possuído que espalhou as sanguessugas espaciais no ônibus dos atletas mortos, transformando-os em zumbis. Quando Cynthia vê o cão, sabe-se lá porquê, abaixa para fazer-lhe um afago. Então, recua com uma expressão horrorizada e, neste momento, a câmera filma um close do cão, com uma das sanguessugas voando da boca do animal direto contra a câmera! Esta conclusão tem menos de um minuto de duração e, de tão rápida, parece estar ali só para tapar buraco mesmo – e para anunciar uma possível continuação que jamais seria realizada…

A Noite dos Arrepios (1986) (28)

A Noite dos Arrepios (1986) (29)

O final de Dekker é bem mais longo e interessante. Logo após Cameron explodir a casa, Chris e Cynthia finalmente trocam seu beijo apaixonado e uma multidão se reúne em frente à casa que pega fogo, aparecendo inclusive um caminhão de bombeiros para controlar as chamas. Cynthia então olha para Chris e fala, sorrindo: “Que belo smoking“. Mas, enquanto todos olham para a fraternidade incendiada, vemos um cadáver carbonizado caminhando pelo outro lado da rua. Trata-se de Cameron, transformado em zumbi por uma das lesmas do espaço, mas ainda com o cigarro no canto da boca. O zumbi carbonizado caminha até um enorme muro de pedra, onde cai “morto” e sua cabeça se abre, libertando uma nova leva de lesmas alienígenas. Estas atravessam um portão, e então a câmera se distancia, deixando ver a placa no muro, que diz “Restridge Cemetery“!!! Em seguida, numa criativa tomada aérea, a câmera mostra um belo take do cemitério à noite, repleto de sepulturas, onde provavelmente as sanguessugas irão gerar um novo exército de zumbis. Então, subitamente, luzes de holofotes são vistas rastreando o local e surge, no céu, a nave dos alienígenas mostrados no começo do filme, e que aparentemente estão ainda procurando pelo cilindro que foi disparado na Terra. Trata-se de uma conclusão infinitamente mais interessante, e que ainda resgata os personagens do prólogo – confesso que eu sempre pensei que os ETs teriam um papel maior na trama, e não apenas no comecinho.

A Noite dos Arrepios (1986) (30)

(Visited 1.560 times, 3 visits today)
Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

6 comentários em “A Noite dos Arrepios (1986)

  • 03/11/2017 em 21:47
    Permalink

    Comprei a coletânea Zumbis no Cinema da versatil na qual veio este filme, que ainda eu não tinha assistido, o filme passou a ser um dos meus favoritos!

    Resposta
  • 10/09/2017 em 02:34
    Permalink

    FILMAÇO !
    ” A Noite Dos Arrepios ” de 1986 orgulhosamente está na minha coleção !
    Porque não fazem mais filmes assim ?

    Resposta
  • 14/05/2016 em 22:29
    Permalink

    ESSE FILME É UM VERDADEIRO CLÁSSICO.

    Resposta
  • 29/07/2015 em 10:34
    Permalink

    É um clássico dos anos 80 e é melhor que muita coisa lançada atualmente. Ainda bem que a Versátil o lançou no Brasil no Box – Zumbis no Cinema, há um preço bem justo para quem é fã de terror.

    Resposta
  • 03/02/2015 em 11:23
    Permalink

    tinha que pegar a fita,o Dvd ,e o arquivo desse filme e mandar varias vezes para o Diretor Bruce La Bruce e dizer é assim que se faz um filme deixa suas fantasias para mostrar em outro lugar!!!!!!!!

    Resposta
  • 11/12/2014 em 20:16
    Permalink

    É um dos meus filmes favoritos dos anos 80. Na verdade, ele representa tudo o que foi o cinema dos anos 80, buscando a diversão em primeiro lugar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien