Críticas

Exists (2014)

Brian Steele nos apresenta uma criatura violenta e feroz na pele do monstro e seus uivos e gritos de lamento são realmente apavorantes!

Exists (2014)

Exists
Original:Exists
Ano:2014•País:EUA
Direção:Eduardo Sánchez
Roteiro:Jamie Nash
Produção:Robin Cowie, Jane Fleming, Andy Jenkins, Mark Ordesky
Elenco:Samuel Davis, Dora Madison Burge, Roger Edwards, George P. Gakoumis Jr., Chris Osborn, Stefanie Sanchez, Jeff Schwan, Brian Steele, Denise Williamson

Exists é uma produção independente escrita por Jamie Nash (de Seventh Moon, Lovelly Moly e do segmento A Ride in the Park do filme V/H/S/2) e dirigida por Eduardo Sánchez (de The Blair Witch Project, Seventh Moon, Altered e A Ride in the Park). A trama conta a história de cinco amigos que decidem passar um fim de semana no Texas Big Thicket. Mas o que todos acreditavam ser uma viagem sem preocupações acaba por água abaixo com um acidente repentino em uma estrada escura e deserta. Em decorrência deste acidente, uma descomunal força da natureza é desencadeada, algo não exatamente humano, mas não completamente animal – uma lenda urbana viva (e aterrorizante!) que parte em busca de vingança.

Exists (2013)

Sim… Exists é um filme sobre o Pé-grande no formato found footage, amado por uns e odiado por outros. O longa-metragem de “cenas encontradas” tem como tema a lenda desta enigmática criatura e é estrelado por Dora Madison Burge, Samuel Davis, Roger Edwards, Chris Osborn e Denise Williamson.

Exists (2014) (1)

O Pé-grande (Bigfoot, Sasquatch ou Caiola – termo derivado do halkomelem – um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica) é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o famoso “Abominável Homem das Neves“). Relatos de pessoas que teriam visto a criatura, na maioria dos casos, descrevem um primata bípede muito alto (entre 2 a 4,5 m). Geralmente é coberto por pêlos de cor marrom escuro e seu rosto é uma mistura de gorila e ser humano. Algumas pessoas testemunham um forte odor desagradável, enquanto outras dizem que a criatura não exala cheiro algum. Existe uma teoria científica que aponta a possibilidade dessas criaturas serem descendentes diretos do Gigantopithecus, primata já extinto, maior que um gorila e que possuía dentes parecidos com os dos humanos. Seu parente vivo mais próximo é o orangotango.

Exists (2014) (2)

O Pé-grande de Sánchez e Nash é de longe a estrela do filme. Brian Steele nos apresenta uma criatura violenta e feroz na pele do monstro e seus uivos e gritos de lamento são realmente apavorantes. Diferente de outros filmes que abordaram monstros do imaginário popular no cinema found footage como The Frankenstein Theory, Wer, The Black Water Vampire e The Pyramid, o Sasquatch de Exists não parece ter medo de aparecer, independente dos horários (diurnos ou noturnos) e arremessar os incautos nas paredes, além de destruir automóveis com árvores arrancadas pela raiz.

Mas o filme tem, sim, os seus erros. O found footage funciona em alguns pontos, mas é flagrantemente equivocada em outros. É de uma confusão tão grande em algumas partes que passa a sensação de que não foi escrito originalmente para algo no estilo “filmagem encontrada” e sim transformado durante o seu processo de desenvolvimento. Algumas câmeras magicamente aparecem do nada na floresta. De onde é que elas vem? Quando foram instaladas? Isso não fica lógico na trama e traz o filme um pouco para baixo.

Exists (2014)

Além de Sánchez na direção e Nash no roteiro, a produção ficou com a Haxan Films e Amber Entertainment e teve sua estreia mundial em 07 de março de 2014 nas exibições da meia-noite no festival South by Southwest (SXSW). Desde 1987 que o SXSW movimenta a cidade de Austin, no Texas. São 10 dias de música, filmes e o futuro em tecnologia. Basicamente, é um festival de filmes feitos por produtores independentes, muitos deles não ligados a estúdios, e, por isso, muitos deles estão lá, com os seus olheiros, para analisar essas produções. As próprias independentes também colocam os filmes que podem render uma boa propaganda, e, torná-los mais conhecidos. Exists foi um dos vencedores. Adquirido pela Lionsgate (a produtora da franquia Jogos Vorazes) certamente a nova experiência de terror claustrofóbico dos criadores do “found footage” chegará ao Brasil.

Leia também:

2 Comentários

  1. Levando em conta os filmes de horror que vi no ano passado, este aqui é uma grata surpresa! Divertido, assustador e tenso na medida certa.

  2. Mk

    Eu já tinha visto muitas noticias referente a esse filme(muitas aqui mesmo no Boca) mas por ser found footage e tratar do Pé Grande( que é uma criatura que não me acende interesse) eu olhava com um olhar torto.Vou dar uma conferida agora.
    Ps: ótima critica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *