Críticas

A Restaurant of Many Orders (1993)

Vale a pena por sua narrativa e características técnicas, mas, também, para quem quer conhecer outros lados das produções japonesas!

A Restaurant of Many Orders (1992)

A Restaurant of Many Orders
Original:Chumon no ooi ryori-ten
Ano:1992•País:Japão
Direção:Tadanari Okamoto
Roteiro:Tadanari Okamoto, Kenji Miyazawa
Produção: Sakura Eiga-sha
Elenco:

Todos os filmes japoneses têm o mesmo estilo, os de animação então, nem se fala, trazem referências de animes e ponto, certo? Errado!

A Restaurant of Many Orders é um curta metragem que vem provar exatamente esta diversidade. Com um traço completamente diferente dos animes, com aparência de rascunho e desenho a lápis, poderia ser facilmente confundido com uma produção de qualquer outro local do planeta até identificarmos a linha característica japonesa: a história e a narrativa.

O curta é baseado em um conto do poeta e autor de histórias infantis Kenji Miyazawa, que podemos classificar como uma espécie de Dr. Seuss nipônico, mas com traços e questionamentos aterrorizantes e amedrontadores. Podemos dizer que Miyazawa usa o lado negativo do ser humano para explicar uma lição, enquanto Seuss aborda o positivo.

A Restaurant of Many Orders (1992) (3)

Muitas de suas obras foram adaptadas a diversos formatos e com A Restaurant of Many Orders não foi diferente – diversas vezes adaptado ao teatro japonês, podemos acompanhar esta obra também nesta localmente premiada animação.

Com exibição não licenciada nos Estados Unidos, a trama é simples, formando-se como um quebra-cabeça: dois amigos caçadores perdem seus cães e resolvem dar um tempo na temporada de caça entrando em uma espécie de hotel/restaurante no meio da floresta (olha o drama sendo feito), mas não são atendidos por ninguém, apenas seguem o fluxo acompanhando algumas placas que dizem o que devem fazer a seguir. Importante ressaltar que o filme não tem falas, apenas os cartazes e a trilha sonora orientam e acompanham as ações das personagens.

A Restaurant of Many Orders (1992) (2)

A trama segue e começamos a compreender que os dois amigos não são bons; são obcecados pela caça e não respeitam as regras impostas pelo local, algo completamente inaceitável naquele contexto. Então, é possível que não terminem muito bem.

Vale destacar que Miyazawa é budista, vegetariano e ativista de causas animais… Comecem a perceber a moral da trama! Dr. Seuss faria os inconscientes caçadores conhecerem alguém que transformaria suas opiniões, Miyazawa acredita que não mudariam e prefere castigá-los. Uma questão de ponto de vista! (que fique claro que adoro o trabalho do Seuss e exatamente por isso as tangencias para comparação apareceram em vários momentos).

Enfim, A Restaurant of Many Orders vale a pena por sua narrativa e características técnicas, mas, também, para quem quer conhecer outros lados das produções japonesas. E sim, ele está disponível no youtube com legendas nos cartazes no link abaixo. Aproveitem!

Leia também:

1 Comentário

  1. João Pedro"

    Incrível! Muito obrigado por me apresentar a animação e o autor.
    Boca sempre surpreendendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *