From the Dark (2014)

From the Dark (2014) (1)

From the Dark
Original:From the Dark
Ano:2014•País:Irlanda
Direção:Conor McMahon
Roteiro:Conor McMahon
Produção:Michael Lavelle, Kate McColgan, Conor McMahon, Greg Newman
Elenco:Niamh Algar, Stephen Cromwell, Ged Murray, Gerry O'Brien

O tema vampirismo é sempre polêmico no mundo do horror. Muitos produtores e público acreditam não ser possível lançar nada diferenciado e assustador no gênero. Será? McMahon tenta nos provar o contrário no novíssimo From the Dark… Mas aí se ele foi bem sucedido nesta empreitada, já é outra história.

O filme acompanha o casal Sarah (Niamh Algar) e Mark (Stephen Cromwell), enquanto viaja pela Irlanda, para encontrar a família de Sarah. Obviamente que, num daqueles clássicos momentos de casais, Mark acredita piamente que sabe onde está, ou seja, logo eles se perdem e atolam na lama. A partir daí uma sequencia óbvia se segue: estão no meio do nada, vão pedir ajuda em uma casa estranha, um velho machucado na casa e pronto, confusão armada. O velho tenta atacar os dois e está com um estranho machucado no pescoço. O casal e perseguido por este senhor e por uma misteriosa criatura, que não se deixa mostrar por completo, mas, que simplesmente tem completa aversão à luz.

From the Dark (2014) (2)

Mesmo a criatura não se mostrando, a narrativa deixa claro se tratar de um vampiro, mas, estranhamente, aqui a criatura, assim como os protagonistas, são exageradamente burros. Sabe todas aquelas coisas que sabemos que não se deve fazer em um filme de terror (igual Pânico nos ensinou)? Pois bem, eles fazem. Além disso, aqui o vampirismo é tratado como uma espécie de vírus estilo zumbi: você nem precisa ser mordido, se o cara te arranhar meu bem, já era! Isso poderia ser usado de forma interessante, mas aqui, fica bobo demais. Tira a magia do vampirismo, das criaturas inteligentes e elegantes, colocando-as num lugar comum de monstros e ponto. Nada de espetacular.

A reviravolta dos protagonistas também é algo que vale destaque. No inicio percebemos que Mark é bem pentelho e que Sarah é um vegetal, mas, no decorrer das situações em que o bicho pega, Sarah assume o posto principal da narrativa e acaba levando o filme nas costas, já que o vampiro mor não aparece muito.

From the Dark (2014) (3)

Mesmo com estes defeitos e buracos narrativos, que irritam mais que a maquiagem ruim, From the Dark traz bons sustos. Os sustos ficam repetitivos com o decorrer do longa, mas mesmo assim ainda te prende, para ver no que tudo aquilo vai dar.

From the Dark não é um filme espetacular, mas trouxe um preceito diferenciado para o vampirismo e garante bons sustos. Vale como distração.

Leia também:

Luana Caroline Damião

Luana Caroline Damião

Graduada em museologia, fã de faroestes e Christopher Lee, deseja que o mundo acabe com um apocalipse zumbi, onde, certamente, será um dos mortos-vivos. Contato: luanadamiao@bocadoinferno.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien