Game of Thrones – 5ª Temporada (2015)

Game of Thrones (2015) (1)

Game of Thrones - 5ª Temporada
Original:Game of Thrones - 5ª Season
Ano:2015•País:EUA, UK
Direção:David Nutter, Mark Mylod, Jeremy Podeswa, Miguel Sapochnik, Michael Slovis
Roteiro:David Benioff, George R.R. Martin, D.B. Weiss, Bryan Cogman, Dave Hill
Produção:Christopher Newman, Greg Spence, Jo Burn, Bryan Cogman
Elenco:Peter Dinklage, Lena Headey, Emilia Clarke, Kit Harington, Sophie Turner, Iain Glen, Maisie Williams, Nikolaj Coster-Waldau, John Bradley, Alfie Allen, Aidan Gillen, Jerome Flynn, Conleth Hill, Charles Dance, Gwendoline Christie, Julian Glover

Com a chegada da quinta temporada de Game of Thrones, muitos dos fãs da saga criada por George R. R. Martin estavam apreensivos. A série estava ultrapassando os livros e – com muitos dos personagens queridos de GOT mortos – a nova temporada começava com uma difícil tarefa. Como todo fã da série bem sabe, nenhum personagem em Game of Thrones é sagrado, e isso acaba gerando uma mudança constante de núcleos, personagens e atores, que, embora seja um dos grandes méritos de George R. R. Martin, é um dos principais problemas da série. Não há um personagem para se acompanhar, não há uma história única para se ver o desenrolar. E isso pode ser arriscado. Essa mudança constante nem sempre é para a melhor. A quinta temporada sofreu com a dificuldade de tornar novos núcleos interessantes.

Porém em seus primeiros episódios a quinta temporada de Game of Thrones falha em se manter atraente aos fãs e eventuais telespectadores. O reflexo disso veio em forma de uma leve queda na audiência, que se recuperou logo após o oitavo episódio ir ao ar. Os primeiros foram lentos, sem grandes cenas de ação ou diálogos memoráveis. O quinto ano da série passou mais tempo desenvolvendo novos núcleos e relações do que concluindo arcos em aberto.

Game of Thrones (2015) (2)

Destes novos núcleos, a grande decepção fica por conta de Dorne. Um arco que prometia ser interessante após os acontecimentos envolvendo Oberyn na temporada anterior, acaba em uma luta bastante simplória entre Jamie Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) e Bronn (Jerome Flynn) contra as Serpentes de Areia – e tudo se resolve de maneira muito rápida, embora a volta de Jamie e sua sobrinha/filha Myrcella (Nell Tiger Free) para casa trazem promessas interessantes para o sexto ano. Ayra, Sansa Stark e Brienne também tiveram suas cotas de decepção, deixando as novidades para a próxima temporada.

Dentre os arcos de destaque neste quinto ano de GOT, vale a pena destacar dois deles. Primeiro o de Jon Snow (Kit Harington) e a Patrulha da Noite. Alçado ao posto de comandante da Patrulha, Snow se viu na difícil posição de diplomata, tentando convencer seus companheiros de preto a acolher os selvagens em uma união inédita para derrotar o exército dos Outros, ou Caminhantes Brancos. Uma difícil missão que irá cobrar seu preço em uma das melhores cenas desta temporada, deixando um amargo gancho para o próximo ano.

Game of Thrones (2015) (3)

O segundo ponto de destaque fica por conta de Cersei (Lena Headey), que vê seu plano para se livrar de seu casamento arranjado sair pela culatra. A “rainha má” de Game of Thrones come o pão que o diabo amassou nas mãos do Alto Pardal (Jonathan Pryce) e A Fé dos Sete. A caminhada de expiação de Cersei ficará na memória dos fãs como uma das mais célebres cenas da série até o momento. Hadey entrega sua melhor atuação na série até então, mesmo que a montagem digital da dublê de corpo com seu rosto deixe muito à desejar.

Game of Thrones (2015) (4)

Mesmo com seus altos e baixos, a quinta temporada de Game of Thrones tem seu lugarzinho reservado no coração dos fãs do gênero fantástico com a melhor cena envolvendo zumbis da história da televisão. The Walking Dead terá que ralar muito para superar o rei dos caminhantes brancos e seu exército infinito. O inverno finalmente chegou.

(Visited 19 times, 1 visits today)
Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Um comentário em “Game of Thrones – 5ª Temporada (2015)

  • Silvana Perez
    26/06/2015 em 14:42
    Permalink

    Se o núcleo de Dorne tivesse acompanhado os livros, teria sido o mais sensacional dessa temporada. Da forma como foi feito, não acrescentou nada e poderia bem ter sido descartado.

    [SPOILERS!!!]

    Uma pena terem deixado de fora a Lady Stoneheart ):

    [/SPOILERS!!!]

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien