Força Demoníaca (1988)

2.8
(5)

Força Demoníaca (1988) (2)

Força Demoníaca
Original:976-EVIL
Ano:1988•País:EUA
Direção:Robert Englund
Roteiro:Brian Helgeland, Rhet Topham
Produção:Lisa M. Hansen
Elenco:Stephen Geoffreys, Patrick O'Bryan, Sandy Dennis, Jim Metzler, María Rubell, Lezlie Deane, J.J. Cohen, Paul Willson, Greg Collins, Darren E. Burrows

Em 1988, no auge da sua fama como ator após o sucesso de A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos, Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, resolveu se aventurar na direção em um pequeno filme B lançado por aqui como Força Demoníaca. A partir do roteiro simples de Rhet Topham (que tem poucos outros créditos no cinema) e Brian Helgeland (que se tornaria um roteirista respeitado em Hollywood, vencendo o Oscar por Los Angeles: Cidade Proibida) Englund parece se divertir na cadeira do diretor, sem mostrar grandes pretensões.

Na trama, Hoax (Stephen Geoffreys, o Evil Ed de A Hora do Espanto) é um jovem nerd que mora com sua mãe dominadora, Lucy (a maravilhosa Sandy Dennis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Quem Tem Medo de Virginia Woolf? Em 1966), uma velha religiosa que vive rodeada por gatos. O ídolo de Hoax é seu primo Spike (Patrick O’Bryan) um delinquente juvenil que gasta suas noites em partidas de pôquer na sala de projeção de um cinema de filmes de horror.

Força Demoníaca (1988) (3)

Certo dia, Spike encontra um cartão anunciando um serviço de horóscopo por telefone (algo muito comum na época) chamado 976-EVIL, através do qual um atendente de voz sinistra chamado Mark Dark (Robert Picardo, de Viagem Insólita) lhe dá conselhos perigosos. Após a primeira chamada, uma inexplicável chuva de peixes cai sobre a sua casa, algo que Lucy interpreta como sendo um aviso dos céus. Logo Spike descobre que está lidando com forças do mal, e decide rasgar o cartão parar de discar o número.

Força Demoníaca (1988) (1)

Hoax descobre o cartão rasgado e passa a consultar seu horóscopo com o 976-EVIL. Ao contrário de Spike, ele passa a seguir tudo o que Dark Mark lhe manda fazer. Logo, Hoax começa a desenvolver poderes sobrenaturais, e seu corpo passa a sofrer mutações, como longas garras e olhos demoníacos. Ele descobre ser capaz de matar pessoas com vodu, destroçar vítimas com as próprias mãos e abrir portais para o outro mundo. Sua fúria se volta contra aqueles que o rejeitaram durante sua vida, e ele pretende fazer com que todos paguem, mesmo que isso signifique trazer o Inferno para a Terra.

Qualquer um pode perceber que Força Demoníaca não quer, de maneira alguma, ser um filme sério de horror. Trata-se de uma brincadeira bastante original, com personagens simpáticos e atores carismáticos. Stephen Geoffreys faz de Hoax um personagem patético, mas, ao mesmo tempo, divertido – muito parecido com o seu personagem em A Hora do Espanto. Em 1994, Geoffreys entraria para o mundo da pornografia, voltando para as produções B de horror nos anos 2000. Sandy Dennis rouba a cena como a velha rabugenta que vive rodeada de gatos. Essa fantástica atriz, morta em 1992 por câncer de ovário, mostra que era capaz de dar o melhor de si em qualquer tipo de produção. Já Englund tem apenas mais três créditos como diretor, sendo dois deles na fraca série Freddy’s Nightmares e o outro em um obscuro longa de 2008 chamado Killer Pad. 976-EVIL ganhou uma continuação em 1991, onde apenas Patrick O’Bryan reprisou o seu papel.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

3 thoughts on “Força Demoníaca (1988)

  • 14/06/2019 em 22:25
    Permalink

    Filme raro e realmente interessante pra época em que foi feito.

    Resposta
  • 02/08/2015 em 23:07
    Permalink

    pra mim é um dos melhores filmes que já assisti até hoje , muito bom.. no cine trash passava a vera!..

    Resposta
  • 27/07/2015 em 10:31
    Permalink

    Se o filme é tão divertido e original, merecia pelo menos três caveiras

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *