Lovenomicon (2015)

0
(0)

Lovenomicon (2015) (2)

Lovenomicon
Original:Lovenomicon
Ano:2015•País:Brasil
Páginas:176• Autor:Carlos Alberto, Leander Moura, Marcos Garcia, Marcos Guerra, Mario Rasec, Renato Medeiros, Rodrigo Xavier•Editora: Jovens Escribas

Desprezado ainda em vida, H.P. Lovecraft é um daqueles autores à frente de seu tempo, que só obteve reconhecimento depois de partir para a longa jornada ao desconhecido. Sua literatura fantástica e ousada plantou sementes no imaginário popular que ainda hoje, décadas após a sua morte, ainda dão frutos. Um destes mais recentes frutos é a Graphic Novel Lovenomicon, escrita pelos quadrinistas potiguares, Carlos Alberto, Leander Moura, Marcos Garcia, Marcos Guerra, Mario Rasec, Renato Medeiros e Rodrigo Xavier.

Lovenomicon é uma coletânea que traz seis histórias que mesclam os mitos de Cthulhu à cultura natalense com algumas pitadas dos clássicos quadrinhos da EC Comics, resultando em uma obra bastante original. As histórias ainda são intercaladas por textos de diversos autores convidados que esmiúçam a literatura de Lovecraft e sua fascinante vida, servindo como introdução a cada um dos contos.

Claro que, quando falamos de uma coletânea de quadrinhos, com diversos autores de estilos e escolas diferentes, algumas histórias acabam sendo melhores do que as outras. É inevitável. Em Lovenomicon o resultado não é diferente.

Lovenomicon (2015) (3)

Alguns dos autores como Renato Medeiros e Leander Moura, do conto “Terra Negra”, mesclam melhor os mitos lovecraftianos à cultura regional de sua terra, inclusive com uma arte em alto contraste que lembra muito as gravuras de literatura de cordel, em um dos melhores contos da coletânea. Renato Medeiros e Carlos Alberto unem os deuses antigos ao candomblé em “O Terreiro do Horror” em um resultado que lembra muito as histórias de Cripta do Terror e outras revistas da EC Comics, assim como “Um passeio na Escuridão”, de Renato Medeiros e Rodrigo Xavier, que entrega um excelente “road-movie” de horror digno de figurar em algum episódio de Além da Imaginação.

Passeando pelo lado cósmico da literatura de Lovecraft, temos alguns contos interessantes, mas que ficam um pouco aquém da proposta inicial da coletânea, uma vez que poderiam se passar em qualquer lugar, apesar das expressões e locais citados. “O Poço do Desespero”, de Mário Rasec chega mais perto do resultado proposto em um conto envolvendo arqueologia e descobertas aterradoras no Forte dos Reis Magos em uma história que possui o clima exato dos contos de Lovecraft. Em “A Estrela Que Tinha Fome”, Marcos Guerra nos mostra um cientista às voltas com a descoberta de uma nova forma de vida, em um dos contos mais fracos de Lovenomicon ao lado do confuso “Metamorphose: Relíquias do Lado Escuro”, de Renato Medeiros e Mário Rasec, que abre a revista.

O saldo final é bastante positivo e o ousado projeto do grupo de quadrinistras fãs de H.P. Lovecraft resulta em uma excelente obra que traduz para os quadrinhos os mitos criados pelo famoso escritor de Providence misturados com uma linguagem bastante regional e folclórica da cultura natalense e que possui uma identidade nacional bastante marcante. Algo que o nosso horror cinematográfico, por muitas vezes, não consegue obter.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *