A Festa do Monstro Maluco (1967)

A Festa do Monstro Maluco (1967) (1)

A Festa do Monstro Maluco
Original:Mad Monster Party
Ano:1967•País:EUA
Direção:Jules Bass
Roteiro:Len Korobkin, Harvey Kurtzman, Arthur Rankin Jr., Forrest J. Ackerman
Produção:Jules Bass, Arthur Rankin Jr.
Elenco:Boris Karloff, Allen Swift, Gale Garnett, Phyllis Diller, Ethel Ennis

“Ah, ah, ah, ah, e disse o corvo, nunca, nunca mais…” – Edgar Allan Poe

“Ah, eu criei os meios de destruir a matéria e eles todos precisam saber que eu, o barão Frankenstein, mestre do segredo da criação, dominei os segredos da destruição, os convites precisam ser enviados imediatamente. E que festa ótima teremos…”

Assim começa o clássico filme de bonecos, estrelando como papéis principais: Drácula, O Lobisomem, A Múmia, O Corcunda de Notre Dame, O Monstro de Frankenstein, A Coisa, O Homem Invisível, A Criatura, A Noiva de Frankenstein, Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Boris Karloff, Francesca e Felix, sobrinho do Dr. Frankenstein.

Imagine todos estes monstros em uma festa, ou melhor, uma convenção de monstros, todos reunidos, cada um com suas peculiaridades especiais… sim, foi assim A Festa do Monstro Maluco (Mad Monster Party, 1967), filme raro, conhecido apenas pelos verdadeiros colecionadores fãs de horror

A Festa do Monstro Maluco (1967) (2)

O Dr. Frankenstein, que é interpretado pelo boneco de Boris Karloff, abre um armário repleto de morcegos, amarra os convites nas garras de cada um deles e solta-os noite adentro para que voem levando os convites aos vários e famosos monstros. No convite está escrito:

“Você está convidado para nossa convenção da qual fazem parte grandes celebridades, que vai realizar-se no dia 13.”

Acontece que o Dr. Frankenstein vai aposentar-se e precisa urgentemente fazer a última reunião e comunicar a todos os monstros que seu sobrinho Felix vai ser o herdeiro de todas as suas descobertas, inclusive da última, que é a fórmula da destruição da matéria.

O castelo tradicionalmente é rodeado por um fosso contendo dezenas de crocodilos famintos e a praia da ilha onde ele se encontra é feita de areia movediça. Tudo está em harmonia, o cenário, os convidados, o jantar que oferece os melhores pratos, como a famosa sopa de polvo e outras iguarias bizarras.

A Festa do Monstro Maluco (1967) (3)

A festa ainda é animada por uma banda de rock onde os integrantes são caveiras que tocam guitarra bem melhor que Jimi Hendrix (!) e o baterista é bem melhor que aquele do Iron Maiden (!!).

Ah, a melhor parte é sem dúvida nenhuma o famoso encontro do Dr. Jeckyll com o Dr. Frankenstein, doutores da mesma profissão, criar monstros…

Temos ainda em cena uma frota completa de pilotos aéreos zumbis que no final vão atacar A Coisa, que na verdade é o King Kong, que aparece para destruir o castelo onde acontece o evento sinistro.

Considere que todo o cenário do filme é montado no gênero “horror cômico” e todos são bonecos, desde os morcegos, as plantas carnívoras, e os próprios monstros. Temos ainda, contracenando, um monstrinho esquisito que vive perdendo a cabeça no meio da festa e, é claro, sua cabeça acaba virando bola de boliche no meio da bagunça.

A Festa do Monstro Maluco (1967) (4)

No final, todos os monstros querem a fórmula secreta do Dr. Frankenstein, então forma-se uma confusão onde somente com a chegada de King Kong as coisas começam a resolver-se.

Este filme, lembro-me perfeitamente que passou uma ou duas vezes na TV, e nunca mais foi exibido. Rolou na sessão da tarde da Globo por volta do ano de 1978, e desapareceu das telinhas. Mas como eu tive a oportunidade de vê-lo, jamias iria esquecer esta bela e rara obra de arte da animação do gênero horror, para o deleite dos seus incontáveis fãs.

N.E.: Esse artigo foi publicado originalmente no fanzine “Juvenatrix” # 33 (Maio de 1999).

N.E.2: O filme A Festa do Monstro Maluco foi lançado em DVD pela Works Editora, através do selo DarkSide, em dezembro de 2005.

(Visited 85 times, 1 visits today)
Marcos T R Almeida

Marcos T R Almeida

Historiador, artista alternativo, escritor e pesquisador de cinema e literatura fantastica e de horror, colecionador de filmes e livros raros desconhecidos do grande publico

5 comentários em “A Festa do Monstro Maluco (1967)

  • 01/08/2017 em 21:40
    Permalink

    Eu tenho o DVD, e assisti mt com meu irmão. Muito bom.

    Resposta
  • 04/10/2015 em 08:00
    Permalink

    Eu tenho esse DVD. Possui alguns probleminhas de áudio mas, ainda assim, um verdadeiro achado.

    Resposta
    • 23/10/2015 em 08:38
      Permalink

      Os problemas foram porque algumas cenas devem ter sido cortadas na exibição original ou trechos da dublagem se perderam.

      Resposta
  • 24/09/2015 em 11:31
    Permalink

    realmente uma animação bem legal

    dois acréscimos:
    1º – lembro de ter assistido muito mais de 2x na TV, até no comecinho da desada de 80 ainda reprisava as X.
    2º – existe em Blu-ray pela Brookfilm.

    Resposta
  • 23/09/2015 em 23:15
    Permalink

    este filme foi relançado pela Brookfilm com a mesma dublagem que a extinta Works Editora havia lançado anteriormente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien