Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006)

4.8
(5)
O Mapa
Original:The Fifth Quarter
Ano:2006•País:EUA, Austrália
Direção:Rob Bowman
Roteiro:Alan Sharp, Stephen King
Produção:Jeffrey M. Hayes, John J. McMahon
Elenco:Jeremy Sisto, Samantha Mathis, Christopher Morris, Christopher Kirby, Robert Mammone, Peter O'Brien, Kodi Smit-McPhee, Christine Moffat

Um pouco deslocado do tema terror – o que não diminui este que é o melhor episódio do segundo DVD. “The Fifth Quarter” é um segmento sobre crime, traição e ganância que traz o diretor Rob Bowman de volta à minissérie e conta com interpretações inspiradíssimas dos atores principais.

Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006) (24)

The Fifth Quarter” é um conto que foi publicado pela primeira vez em abril de 1972 na revista estadunidense Cavalier e um bocado de tempo depois compilado no livro Pesadelos e Paisagens Noturnas. Não é uma das histórias mais inspiradas do autor, porém a adaptação que ganha a pequena tela é muito bem executada e se não fosse pelo risível final seria certamente um dos melhores da série.

O roteiro acompanha Willie Evans (Jeremy Sisto, de May – Obsessão Assassina e Um Ponto Zero), que é reincidente no crime e cumpre sua segunda sentença na prisão onde sua esposa Karen (Samantha Mathis, de O Justiceiro) vai visitá-lo sempre que pode. A mulher trabalha na limpeza de um parque de diversões, ganha uma mixaria e está cansada de precisar mentir para o filho Jackson sobre a situação de seu pai.

Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006) (25)

Willie termina sua pena e vai para o trailer onde mora com uma promessa de vida limpa e honrada ao lado da esposa e do filho, mas, logo mais a noite, seu ex-companheiro de cela Barney (Christopher Morris) vai encontrá-lo.

Ferido de morte à bala, Barney explica a Willie que participou um último grande golpe com outros quatro bandidos. Cappy, outro ex-presidiário conhecido de Willie que já estava em estágio terminal de câncer, pegou todo o dinheiro do roubo – algo em torno de 3,5 milhões – e enterrou em algum lugar do estado dividindo o mapa da localização em quatro partes entregues para Barney, e os outros membros da gangue Keenan (Peter O’Brien, de O Retorno), Sarge (Christopher Kirby, de Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) e Jagger (Robert Mammone, também da franquia Matrix).

Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006) (26)

O moribundo diz que foi Keenan quem lhe deu o tiro a fim de roubar sua fração do mapa; entrega sua “quarta parte” para Willie e antes de falecer pede que recupere o dinheiro por ele e por Karen.

Willie se torna então a “quinta parte” e irá colocar um jogo sua recém liberdade determinado a encontrar os outros três pedaços do mapa movido pelo desejo de vingança e pela ganância de tanto dinheiro, matando seus donos se preciso for.

Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006) (27)

Jeremy Sisto é o nome do episódio; o Willie que ele interpreta é muito convincente e emotivo, com o ator quase chegando a loucura junto com seu personagem, sempre apoiado no grande trabalho do restante do elenco. Rob Bowman dirige ainda melhor do que em seu episódio anterior – O Último Caso de Umney – até mesmo porque é facilitado pelo formato mais sombrio e calçado na violência.

Também é preciso destacar que embora tenha elementos fictícios, “The Fifth Quarter” é o roteiro mais próximo da realidade entre todos os escolhidos para o seriado e isso conta mais alguns pontos a favor para aumentar o suspense do segmento. Quer um conselho final? Assista uma vez e se deixe levar, então assista novamente para pegar os detalhes do tipo que só S.K. – com o perdão da intimidade – poderia imaginar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Gabriel Paixão

Colaborador e fã de bagaceiras de gosto duvidoso. Um Floydiano de carteirinha que tem em casa estantes repletas de vinis riscados e VHS's embolorados. Co-autor do livro Medo de Palhaço, produz as Horreviews e Fevericídios no Canal do Inferno!

One thought on “Pesadelos e Paisagens Noturnas (2006)

  • 30/05/2019 em 20:47
    Permalink

    Eu queria rever o filme a cidade do Rock and roll

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *