Never Sleep Again: The Elm Street Legacy (2010)

5
(1)

Never Sleep Again (2010) (1)

Never Sleep Again: The Elm Street Legacy
Original:Never Sleep Again: The Elm Street Legacy
Ano:2010•País:EUA
Direção:Daniel Farrands, Andrew Kasch
Roteiro:Thommy Hutson
Produção:Daniel Farrands, Thommy Hutson
Elenco:Heather Langenkamp, Wes Craven, Robert Englund, Robert Shaye, Sara Risher, Lin Shaye, Rachel Talalay, Jack Sholder, Jacques Haitkin, Amanda Wyss

Parece ser lugar comum assistir a documentários curtos sobre filmes de terror de baixo orçamento produzidos na década de 1980 e perceber como diretores, produtores e elenco são praticamente unânimes ao declararem que nunca esperavam que seus filmes fossem se tornar referências dentro do gênero. A Hora do Pesadelo (1984) é um destes produtos que surgiu de uma boa ideia e um baixo orçamento e desde o seu lançamento conseguiu faturar milhões de dólares e outros milhares de fãs com suas seis sequências, uma série para TV, o projeto Freddy Vs Jason e um remake.

Nada mais justo do que a produção do mais completo documentário que a franquia poderia ter. Com o sugestivo título Never Sleep Again: The Elm Street Legacy (traduzido como Nunca Mais Durma: O Legado da Rua Elm), o documentário, lançado em 2012, traz nos seus 240 minutos um verdadeiro presente para os fãs, que finalmente poderão ir além das entrevistas já conhecidas de que ninguém esperava pelo sucesso do filme original.

Never Sleep Again (2010) (4)

Produzido e narrado pela atriz Heather Langenkamp, a Nancy dos filmes 1, 3 e 7, Never Sleep Again é dividido por capítulos que são referentes a cada filme da franquia, além da série para TV e Freddy Vs Jason. Na primeira parte, o grande destaque são as entrevistas com o próprio pai de Freddy, o diretor Wes Craven, o ator Robert Englund (o próprio Freddy) e com o produtor e dono da então pequena e pouco conhecida New Line Cinema, Robert Shaye, que reconhece como o crescimento da companhia só aconteceu graças ao sucesso de A Hora do Pesadelo e suas sequências.

Apesar de uma primeira parte irretocável, boa parte dos pontos apresentados já é conhecida para os fãs, embora existam muitas novidades. Por isso o verdadeiro deleite surge no capítulo dois, referente ao polêmico A Hora do Pesadelo 2. Aqui temos o ator Mark Patton (Jesse) falando sobre sua homossexualidade e como isto pode ter influenciado o filme. Aliás, trata-se do tema principal debatido por produtores, roteiristas e o restante do elenco desta parte 2.

Never Sleep Again (2010) (5)

Sobre os demais filmes, temos boa parte do elenco em divertidas entrevistas relembrando bastidores e situações curiosas. Destaque para a própria Heather Langenkamp e Lisa Wilcox (Alice das Partes 4 e 5). Até a veterana Priscilla Pointer (a Dra. Simms da Parte 3), Brooke Bundy (Elaine Parker dos Pesadelos 3 e 4), Alice Cooper (o pai adotivo de Freddy na parte 6) dão depoimentos bastante interessantes. A exceção fica pelas ausências de Johnny Depp (Glen da Parte 1), Patricia Arquette (Kristen do Pesadelo 3) e Laurence Fishburne (Max da parte 3). Em um documentário tão completo, seria interessante ter estes depoimentos.

O documentário também traz entrevistas com maquiadores e técnicos de efeitos especiais que esclarecem alguns “mistérios” da série como a filmagem da morte de Tina no primeiro filme, a cobra com cabeça de Freddy da Parte 3, a mulher barata da Parte 4, a sequência do cinema da Parte 4, a criação de um mundo gótico na Parte 5, a identidade do Super Freddy da Parte 5, quem teve a ideia de incluir a maternidade na Parte 5, o motivo de fazer o final em 3D da Parte 6, entre muitos outros exemplos.

Never Sleep Again (2010) (3)

Os diretores também engrandecem o documentário ao explicarem como tentaram (e conseguiram) contribuir para a franquia. Destaque para Chuck Russel (que anos depois de A Hora do pesadelo 3 fez O Máscara) e Renny Harlin (que no ano seguinte de A Hora do Pesadelo 4 dirigiu Duro de Matar 2). Harlin chega a se emocionar por se lembrar de como foi importante para ele ter dirigido o quarto filme de Freddy Krueger. Nas palavras dele, foi o trabalho que abriu as portas para ter uma carreira de verdade.

Never Sleep Again (2010) (2)

Ao final todos parecem muito agradecidos por terem participado dos filmes da franquia e os depoimentos mais emocionantes estão na conclusão do documentário. Infelizmente Never Sleep Again nunca foi lançado oficialmente no Brasil. Apesar de alguns fãs recorrerem ao donwload, o DVD original traz um segundo disco repleto de extras imperdíveis como entrevistas que ficaram de fora dos 240 minutos, uma visita nas locações originais de A Hora do Pesadelo, a construção da trilha sonora e o especial A Nightmare on Elm Street in 10 Minutes, onde todos os atores e atrizes entrevistados repetem as falas de seus personagens. Se você é fã de Freddy Krueger, Never Sleep Again é um item obrigatório para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

2 thoughts on “Never Sleep Again: The Elm Street Legacy (2010)

  • 12/09/2018 em 12:41
    Permalink

    Tem legendado no Youtube para quem quiser.

    Resposta
  • 29/04/2017 em 20:42
    Permalink

    Parece mesmo ser um excelente documentário. Uma pêna que foi feito só pros americanos, uma vez que nem legenda de outras línguas tem, o documentário com certeza é foda, mas só pra quem sabe falar inglês né. Procurei a internet e não achei nenhuma legenda em português, é como se o documentário fosse exclusivo dos EUA e o Freedy não tivesse fans ao redor do planeta, uma falta de consideração, igual os episódios da série de TV que até hoje não lançaram em DVD BOX os episódios todos aqui no Brasil e pelo visto, nunca lançarão. Eu posso até assistir porque ja tem no youtube, mas vou entender pouca coisa ou nada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *