Terror que Mata (1955)

Terror que Mata (1955) (4)

Terror que Mata
Original:The Quatermass Xperiment
Ano:1955•País:UK
Direção:Val Guest
Roteiro:Val Guest, Richard H. Landau, Nigel Kneale
Produção:Anthony Hinds, Robert L. Lippert
Elenco:Brian Donlevy, Jack Warner, Margia Dean, Thora Hird, Gordon Jackson, David King-Wood, Harold Lang, Lionel Jeffries, Sam Kydd, Richard Wordsworth

Filme que faz parte do ciclo de produções de ficção científica com elementos de horror com fotografia em preto e branco, do cultuado estúdio inglês “Hammer”, no período de meados dos anos 50 do século passado. Terror Que Mata tem direção de Val Guest, de outros filmes da “Hammer” como Usina de Monstros e O Monstro do Himalaia (ambos de 1957), e roteiro de Richard Landau, baseado no universo ficcional criado por Nigel Kneale, formado por vários filmes e séries para a televisão.

Um foguete espacial cai numa fazenda nos arredores de Londres, tendo seu bico soterrado no solo. Dos três astronautas lançados ao espaço, num projeto científico liderado pelo Prof. Bernard Quatermass (daí o título original inglês), interpretado por Brian Donlevy, apenas um deles sobrevive e é resgatado seriamente doente. Ele é Victor Carroon (Richard Wordsworth), que está internado secretamente num hospital para tentar se recuperar de estranhas feridas que cobrem seu corpo. Os outros dois astronautas desapareceram. Para investigar o caso, o cientista Quatermass assume a liderança, contando com o auxílio não desejado de um policial, o Inspetor Lomax (Jack Warner).

Terror que Mata (1955) (1)

O transtornado astronauta foge do hospital, ajudado por sua esposa Judith (Margia Dean), e depois de deixá-la em estado de choque devido sua horrenda transformação física, ele percorre as ruas de Londres desorientado matando pessoas que encontra pelo caminho e animais de um zoológico. Com um misterioso fungo recobrindo seu corpo e o transformando vagarosamente numa massa disforme com tentáculos que cresce conforme se alimenta da energia vital de suas vítimas.

Depois de atingir um tamanho imenso e refugiar-se numa abadia, ocorre um confronto final com o Prof. Quatermass, interessado em eliminar rapidamente a ameaça para poder desviar novamente suas atenções na continuidade de novos projetos científicos de exploração do espaço exterior.

Terror que Mata (1955) (3)

Terror Que Mata é um título brasileiro oportunista e mal escolhido, pois certamente o melhor seria apenas traduzir do original inglês, resultando em algo como O Experimento de Quatermass. O filme também é conhecido pelo título alternativo The Creeping Unknown nos Estados Unidos e tem uma história explorando o sempre interessante tema de “homem transformado em monstro”. É a investida da “Hammer” em ficção científica, num período fértil para o gênero na década de 1950, abordando uma ameaça alienígena trazida para a Terra após o retorno de um foguete lançado para pesquisas espaciais.

Fez muito sucesso na época, impulsionando a “Hammer” como produtora de filmes do gênero fantástico, se especializando principalmente nas histórias com ambientação gótica e atmosferas sombrias, além de explorar os tradicionais monstros clássicos em filmes de vampiros, lobisomens, múmias e cientistas loucos.

Terror que Mata (1955) (2)

As aventuras do cientista Quatermass envolvendo alienígenas estão registradas numa trilogia produzida pela “Hammer”, e além de Terror Que Mata, ainda temos o já citado Usina de Monstros e Uma Sepultura na Eternidade (Quatermass and the Pit, 1967), sendo que nesse último o ator Andrew Keir ficou com o papel do abnegado cientista, substituindo Brian Donlevy, que esteve nos dois primeiros filmes. Em 1956 o estúdio inglês lançou O Estranho de Um Mundo Perdido (X: the Unknown), cuja ideia inicial seria que fosse uma continuação de Terror Que Mata, mas como o escritor Nigel Kneale não havia liberado o uso do personagem, os realizadores optaram por utilizar uma história similar com o roteiro de Jimmy Sangster. E o Prof. Quatermass foi apenas substituído pelo cientista Dr. Royston, que possui as mesmas características.

(Visited 96 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

2 comentários em “Terror que Mata (1955)

  • 23/07/2016 em 13:46
    Permalink

    Procuro, rever um filme, que vi em 1963, PRETO E BRANCO, sobre um astronauta americano, que foi ao espaço e voltou transformado em monstro, algo preto e disforme cobria o seu rosto.VACAS COMEÇARAM A APARECER MORTAS, SEM SANGUE, na região onde o foguete pousou.Gostaria MUITO de rever esse filme, do qual só lembro esse pequeno trecho.Por favor, se algum cinéfilo sabe, de que filme estou falando, me diga o nome do mesmo.

    Resposta
    • 15/07/2017 em 22:05
      Permalink

      Consegui, rever o filme, que tanto me amedrontou, nos meu doze anos de idade.Era Frist Man in Space.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien