Pictured (2014)

Pictured (2014) (1)

Pictured
Original:Pictured
Ano:2014•País:EUA
Direção:David F. Sandberg
Roteiro:David F. Sandberg e Lotta Losten
Produção:David F. Sandberg
Elenco:Lotta Losten

O diretor David F. Sandberg e a atriz Lotta Losten já se tornaram conhecidos para os fãs de curtas de terror. O principal trabalho que a dupla já fez responde pelo título de Lights Out. O interessantíssimo curta foi lançado em 2013, e logo passou a ser compartilhado por quem era fã do gênero e até por quem não era. E geralmente o compartilhamento nas redes sociais vinha acompanhado de alguma explicação que apontava Lights Out como um curta bastante assustador.

E não foi muito barulho por nada. Lights Out responde como um trabalho muito bem executado que em poucos minutos apresentava uma trama pautada pelo medo. No curta, a personagem de Losten, que sempre aparece com cara de medo e nunca fala, está se preparando para dormir quando percebe uma sombra no corredor que aparece cada vez mais próxima. Sem diálogos, Sandberg apresentou uma história que conduz o público por um medo muito real, quase como uma criança apavorada do escuro e sem a possibilidade de ligar as luzes.

O sucesso de Lights Out motivou a dupla a produzir outros curtas sempre com estruturas semelhantes e resultados interessantes. Um destes curtas surgiu logo em 2014 e respondeu pelo título de Pictured, que pode ser traduzido livremente como Fotografada. Com pouco mais de três minutos, o curta se passa novamente em um apartamento. Aliás, os cenários dos filmes de Sandberg são os mais simples possíveis como um corredor, uma sala ou um quarto. Apenas Attic Panic, de 2015, teve um cenário mais elaborado já que a ação se passava em um porão repleto de entulhos.

Pictured (2014) (2)

Em Pictured, logo reencontramos Losten interpretando mais uma vez uma mulher sem nome e que não possui diálogos. Como em Lights Out, Losten está caminhando pelo apartamento quando escuta um estranho barulho. Ao examinar a origem do som, ela encontra um jarro de planta que foi derrubado como se alguém tivesse batido no mesmo. Mas ela está sozinha no local. Perto do jarro, existem algumas fotos emolduradas e penduradas na parede.

A personagem de Losten fica atenta a uma foto especial com uma mulher de aparência solitária e um pouco bizarra. Não demora muito para Losten perceber que parece existir uma possível ameaça vinda daquela estranha fotografia.

Se comparado com Lights Out, Pictured é mais simples e pode provocar menos incômodo no público. Mesmo assim, não deixa de ser um interessantíssimo exercício de como uma ideia simples pode gerar um resultado positivo. Curiosamente o roteiro de Pictured foi assinado não apenas por Sandberg como também por Losten.

E além de um bom exercício, curtas de qualidade podem sempre funcionar como bases de construção de um currículo cinematográfico cada vez mais respeitado. Após dirigir mais de dez curtas, Sandberg assumiu a direção da versão longa de Lights Out, que recebeu no Brasil o título de Quando as Luzes se Apagam e está com previsão de estreia para 18 de agosto de 2016. Logan também estará presente no filme. Além disso, Sandberg vai dirigir Annabelle 2. Tudo depois de fazer alguns curtas aparentemente simples, mas bastante eficientes naquilo que muitas vezes o cinema de horror esquece de trabalhar: o simples fato de provocar medo no público.

(Visited 25 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista com Mestrando em Comunicação. Fã de Cinema, mas com gosto especial para filmes de Terror. Para ele, o gênero vai muito além de sangue e morte.

4 comentários em “Pictured (2014)

  • 05/10/2016 em 13:39
    Permalink

    Todos os crutas desse casal são ótimos!!!!!!

    Resposta
  • 15/07/2016 em 15:31
    Permalink

    Legal, mas levemente previsível (ou ela ia sair do quadro e pegar a moça ou elas iam trocar de lugar). Espero que eles continuem fazendo, é sempre bacana ter mais e mais curtas de terror.

    Resposta
  • 13/07/2016 em 18:06
    Permalink

    já assistiram aquela “lenda urbana” do programa do ratinho que foi descaradamente copiada desse curta? kkkkkk brasil sendo brasil.

    Resposta
    • 15/07/2016 em 00:27
      Permalink

      As lendas urbanas do Ratinho tem bem uns 15 anos já, não?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien