[REC] 4: Apocalypse (2014)

5
(1)

Rec 4 (2014) 4

REC 4: Apocalypse
Original:REC 4: Apocalipsis
Ano:2014•País:Espanha
Direção:Jaume Balagueró
Roteiro:Jaume Balagueró, Manu Díez
Produção:Julio Fernández
Elenco:Manuela Velasco, Paco Manzanedo, Héctor Colomé, Ismael Fritschi, Críspulo Cabezas, Mariano Venancio, María Alfonsa Rosso, Carlos Zabala, Javier Laorden

Podemos afirmar sem medo de errar que o filme espanhol REC, lançado em 2007, é um dos melhores e mais importantes filmes de terror do século 21. Não apenas pelo eficiente uso do estilo found footage, mas pelo bem estruturado roteiro capaz de colocar o público como se estivesse em uma montanha russa de medo e cujo final foi igualmente bem concebido.

A trama de REC acompanha a repórter Ángela Vidal (Manuela Velasco), que está gravando uma matéria sobre um grupo do corpo de bombeiros. A pauta de Ángela vira drasticamente quando os bombeiros vão atender a um chamado em um prédio no centro da cidade. Ao chegar ao local, o grupo descobre que um estranho vírus está infectando os moradores do prédio, que pouco a pouco passam a agir como animais selvagens devoradores de carne humana.

Rec 4 (2014) 1

O grande trunfo de REC se deu por trancar Ángela e demais personagens neste prédio e construir uma narrativa claustrofóbica e violenta. O filme é bastante gráfico e a direção de fotografia é muito eficiente. Sem contar o roteiro e a impossibilidade de fugir que ajuda a criar situações tensas tanto para os personagens como para o público. Além disso, em um dos poucos casos vistos desde A Bruxa de Blair, o found footage aqui realmente se justifica. Nas palavras de Ángela, as pessoas precisam saber o que está acontecendo dentro do prédio. Ou seja, tudo deve ser filmado.

Depois de duas sequências irregulares, e desnecessárias, eis que chegamos ao quarto e último suspiro da agora franquia REC. Espera-se inclusive que este REC 4 seja realmente o derradeiro episódio, visto que, assim como as partes 2 e 3, este novo filme não tem muito o que oferecer. No entanto, a quarta parte ainda é levemente melhor do que os seus antecessores.

Rec 4 (2014) 2

Em REC 4, reencontramos Ángela que está presa em um navio no meio do oceano. Para contextualizar, a repórter havia sido possuída pelo vírus do demônio em REC 2. Vamos lembrar que descobrimos no segundo filme que o tal vírus era na verdade um trabalho do capeta e Ángela passou a carregar no corpo dela o embrião do mal. Pois em REC 4 a repórter está presa no tal navio para que um grupo de cientistas e médicos tentem descobrir a cura do tal vírus. E claro que o chefão da operação tem a ordem de explodir todo o navio caso algo dê errado.

REC 4 deixa de lado a estética found footage e esse acaba sendo naturalmente um ponto positivo. O fato de ter funcionado muito bem no primeiro não significava que todos os demais filmes deveriam ser iguais. Um dos principais problemas de REC 2 foi justamente ser sido em found footage. Deixada a câmera na mão de lado, o roteiro pode ser mais livre para explorar seus personagens dentro do navio, que neste aspecto é bastante claustrofóbico com seus corredores apertados e escuros.

Rec 4 (2014) 3

Vai ser este o cenário ideal para Ángela não apenas tentar escapar como também destruir de uma vez por todas o vírus do demônio. E se o roteiro não é nenhuma maravilha, resta ao público desligar o cérebro para aproveitar cenas bem agressivas e sangue jorrando para todos os lados.

A direção é de Jaume Balagueró, que dirigiu e escreveu o primeiro filme, além da refilmagem norte-americana, Quarentena, de 2009. Se não consegue repetir o ótimo trabalho de REC, ao menos Balagueró finalizou a saga de forma mediana.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

5 thoughts on “[REC] 4: Apocalypse (2014)

  • 26/06/2020 em 01:57
    Permalink

    Bem melhor que a boa que é o terceiro, conseguiu encerrar com dignidade!

    Resposta
  • 07/04/2020 em 20:26
    Permalink

    Depois dessa, penso seriamente em sair da quarentena, que filme horrível, não se trata nem de decepção, ai já é um abuso do meu tempo, foi mais valido vir aqui expor a minha indignação do que ver esse péssimo “Filme”, isso nem pode-se chamar de filme, se tivesse como, colocaria a ponta de 1 estrela como avaliação, lixo!!!

    Resposta
  • 22/05/2018 em 10:30
    Permalink

    Gostei muito desse último filme, apesar de sair do estilo found footage ele ainda é melhor que muitos outros de zumbis/infectados que tem por ai, logo que ele mantém a adrenalina do suspense desde o primeiro minuto até as cenas finais. E digo mais, gostei de todos os filmes da saga REC discordando do Filipe Falcão, logo que o 2 tem muita importância pra história e o terceiro mostra um outro ponto de vista do que aconteceu naquela noite. E mais uma vez eu escrevo: filmes de terror/suspense espanhóis nunca me decepcionam.

    Resposta
  • 18/08/2017 em 15:12
    Permalink

    O filme piranhas poderia ser uma boa continuação desse filme

    Resposta
  • 15/09/2016 em 12:13
    Permalink

    Daria nota 8 a esse filme, é bem legal, principalmente pra quem é fã do primeiro filme.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *