Críticas

Invasão Zumbi (2016)

Os zumbis contorcionistas coreanos em um blockbuster de fazer inveja em hollywood!

invasao-zumbi-2016-3

Invasão Zumbi
Original:Busanhaeng / Train to Busan
Ano:2016•País:Coreia do Sul
Direção:Sang-ho Yeon
Roteiro:Sang-ho Yeon
Produção:Lee Dong-ha
Elenco:Gong Yoo, Jung Yu-mi, Ma Dong-Seok, Kim Su-an, Choi Woo-shik, Ahn So-hee

O cinema coreano é um prato cheio para os fãs do horror! Ao longo dos anos vem nos presenteando com excelentes obras. Desde quando Chan-Wook Park nos trouxe sua Trilogia da Vingança, acompanho esse cinema cru, violento, contestador, instigante dentre outras várias qualidades. Esse ano fomos surpreendidos com o interessante The Wailing, um filme que envolve magia negra made in Coreia, e dá um nó na cabeça do espectador, mas deixemos este para outra hora. Estou aqui para falar de um dos melhores exemplares do sub-gênero “Zumbis” dos últimos anos. Com jeitão de blockbuster, mostra aos produtores de World War Z como realizar um filme neste tema, que vai agradar e muito aos frequentadores das salas de cinema pelo mundo afora. Invasão Zumbi, nome nacional dado pela Paris filmes, que deve lançá-lo nos nossos cinemas em breve,  vale muito a pena; é o tipo de filme que cresce muito na telona.

Somos apresentados aos protagonistas, Seok-woo (Gong Yoo), analista financeiro de uma grande empresa, workholic, separado, que pouco se dedica a sua filha Soo-an (Kim Su-an). A negligência do pai para com a filha é tamanha, que ele chega a dar até um presente repetido no aniversário da pequena. Tentando compensar, aceita o pedido da menina em levá-la a Busan em seu aniversário, para que passe o dia com a mãe. E é Soo-an que vê o primeiro ataque na estação de trem enquanto o pai dormia tranquilamente. Logo deduzimos que as proporções serão grandes e a epidemia se alastrará rápido. Porém os tripulantes do trem estarão seguros? Mero engano! Uma moça infectada consegue entrar no veículo e pronto, a merda está feita. A partir daí o que vemos é como o ser humano lida em situações onde tem que lutar pela sobrevivência, enquanto uns tentam se ajudar, outros estão preocupados com si mesmos e farão de tudo para garantir sua sobrevivência. Dentro do trem, grupos são separados, e a ameaça não está apenas nos zumbis enfurecidos…

invasao-zumbi-2016-2

O roteiro não se preocupa em mostrar a causa da infecção, uma explicação rasa é suficiente para o que o filme se propõe, focando em situações extremamente tensas dentro do trem. Destaque para a cena onde quatro dos dos sobreviventes têm que passar por alguns vagões tomados por zumbis para tentar salvar alguns de seus entes queridos. É interessante como o filme trabalha na construção, principalmente do personagem Seok-woo, que aprende com sua filha, que muda seu caráter nas tomadas de decisões, em meio a situação adversa em que se encontram. Outro grande mérito é como a produção desperta diversos sentimentos no espectador, criando, nas mesmas proporções, empatia e ódio entre os diferentes personagens, fazendo com que torça pela vida de uns e morte de outros. Emocionante sem forçar a barra e soar melodramático, já adianto a vocês, infernautas, o final é de partir o coração.

invasao-zumbi-2016-1

Não há nada de novo em Invasão Zumbi que já não tenhamos visto em Extermínio, do Danny Boyle, O Nevoeiro, de Frank Darabont, e até mesmo na série The Walking Dead. Mas tudo é construído com eficiência, graças à direção de Sang-ho Yeon, que tem em seu currículo algumas animações, entre elas, Seoul Station, onde um grupo de pessoas tenta sobreviver a um ataque zumbi em uma estação de trem, e que provavelmente foi a inspiração para o longa.

Train to Busan (2016) (2)

Existem notícias de que estão confirmadas a continuação e também um remake estadunidense, desnecessários, claro, mas inevitáveis. Mesmo que venham, nada vai mudar esse excelente filme que é Invasão Zumbi. E o ano de 2016 segue com excelentes produções do gênero, incluindo até blockbusters, que vão agradar uma gama maior de público, não só do gênero de terror, mas também de quem gosta de um bom entretenimento.

Leia também:

7 Comentários

  1. Fernanda

    O brilhante Cinema Coreano veio pra ficar. Recomendo a Trilogia da Vingança, Mother e O hospedeiro. Asiáticos asiaticando, como sempre.

  2. Paulinha

    Merecia 5 caveiras, filme mto bom!

  3. Davi Mercatelli

    Um bom filme de zumbis.

    Não apresenta novidades, mas, tem uma história, excelentes efeitos e maquiagens e um bom roteiro.

    Indicado!

  4. adriano

    o que eu fico mas chateado é a tradução, PORRA, o TREM PARA BUSAN já é mai cult até para indicar para alguém.

  5. Depois De Ver Lixos Como a Bruxa e outros filmes vejo uma decadência e achava que os filmes de terror já era acabou que nada quem sabe nossos amigos Coreanos que ao contrario dos Japoneses que são frios e só sabem fazer filmes de fantasmas e patatipatata Os Coreanos são mais carismáticos e esta ai quem sabe o retorno dos bons filmes de terror
    Por Que também chega de americanos já deu o que tinha que dar vamos dar espaço a gente nova com novas e boas ideias!!!!

  6. Lucio

    é um filme que realmente nos traz um único pensamento: Lições valiosas para a vida.

    Os asiáticos estão de parabéns!
    Quem falar o contrário………. vai ter o mesmo destino que os idiotas do trem mereceram!

  7. Ismael Monteiro

    Excelente filme,recomendo !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *