Críticas

Trailer Review #4: Missão Impossível: Gostar de A Múmia

O que se pode esperar é o que o trailer já vende: mais um filme de ação de Tom Cruise, com um inimigo sobrenatural!

a-mumia-2017-1

Faz tempo que a Universal está planejando fazer um reboot dos clássicos filmes de monstros da década de 30 e 40. A ideia é boa, mas talvez funcionasse melhor se o orçamento fosse proporcional ao utilizado nas produções originais. Refazer A Múmia, por exemplo, com nomes de peso como Tom Cruise e Russell Crowe pode trazer mais referências à série de Stephen Sommers, iniciada em 1999, do que ao clássico de Boris Karloff. E o trailer completo acentua essa desconfiança, fazendo o público sentir falta das velhas bandagens que cobriam esqueletos apodrecidos, em seus passos lentos e silenciosos…

Ethan Hunt Nick Morton (Cruise) está em apreensivo em um voo, justificado não pelo medo aéreo, mas de imagens de uma tumba sendo retirada de alguma cova egípcia por um helicóptero e conduzida ao avião em que ele está. Estranha algo no sarcófago, além da turbulência, e do ataque de centenas de aves ao veículo. Com duas turbinas incendiadas e a nave em queda acelerada, a equipe é arremessada para todos os lados no interior do avião – alguns até são jogados para fora. Morton, que havia colocado os paraquedas em sua companheira, Jenny Halsey (Annabelle Wallis, de Annabelle), aciona o botão da mochila e a salva do desastre, enquanto aguarda com gritos de desespero o momento do encontro com o solo.

a-mumia-2017-2

Dado como morto, apesar de fisicamente intacto, ele acorda no necrotério assustado. Os restos da aeronave mostram que a tumba também está intacta, e de lá sairá uma mulher com quatro pupilas amareladas – “Bem vindo a um mundo de deuses e monstros.” Morton disse que a viu e que ela é real, cortando para inúmeras cenas de ação como um filme da série Missão Impossível: Cruise nada, é quase atropelado por um ônibus, foge de tiroteios e dá saltos no ar. Dr. Henry Jekyll (Russell Crowe), de O Médico e o Monstro, diz que a tal múmia é a princesa Ahmanet (Sofia Boutella, de Monsters: Dark Continent), que veio reivindicar o que lhe fora negado. Explosões, destruição de Londres, Big Ben e Westminster Abbey, e Cruise correndo pela vida…

a-mumia-2017-3

Está mais para um filme de ação e aventura do que horror, apenas trocando um vilão comum por uma X-Men. Provavelmente a sobrevida do personagem de Cruise pode envolver alguma relação com passado da princesa – é claro que teremos flashbacks para mostrar como ela foi condenada à morte. Será que ela enxergará nele uma reencarnação de seu príncipe egípcio? O que se pode esperar é o que o trailer já vende: mais um filme de ação de Tom Cruise, com um inimigo sobrenatural. Grandes locações, efeitos especiais de primeira (algum CGI pode saltar aos olhos) e muita correria.

A Universal já anunciou que ainda teremos filmes do Homem Invisível (Johnny Depp), Frankenstein (Javier Bardem), entre outros. Mas, a despeito do sucesso comercial das produções individuais, a produtora deixou claro pelas palavras do diretor que não há intenção de realizar uma espécie de A Liga Extraordinária, com os monstros unidos em um único filme. Por enquanto, não. No entanto, o diretor e produtor Alex Kurtzman já deixou escapar que os filmes poderão fazer parte do mesmo universo – o que explica o personagem de Russell Crowe – e algumas menções a outros personagens clássicos da literatura e do cinema.

a-mumia-2017-4

Kurtzman também disse que já existe a imagem dos próximos monstros como O Monstro da Lagoa Negra, Frankenstein, A Noiva de Frankenstein, Fantásma da Ópera, Lobisomem. E cita como exemplo o monstro de Frankenstein. A Universal tem o direito sobre a criatura em seu formato original: verde, alto, com parafusos no pescoço, como é a primeira associação que uma criança faria com o personagem. Vieram várias versões do monstro, mas poucos se inspiraram no modelo original. Sim, mas me responda, senhor Kurtzman, por que a sua múmia não tem o aspecto clássico?

Além do trailer, você confere abaixo um vídeo dos bastidores do novo A Múmia, com depoimentos e cenas extras. Vale a pena, caso você tenha se empolgado com o primeiro material divulgado. Eu ainda não.

Leia também:

2 Comentários

  1. Pois é tive essa mesma impressão sobre o trailer.Apesar de eu gostar de uma nova releitura sobre a personagem (não tendo relação com os anteriores), não consigo ainda ver o que há de terror nisso,pois está mais focado na ação. A Múmia dos filmes anteriores começava decrépita e só depois é que ganhava uma forma mais humana,essa daí parece que ficará assim o filme todo( pois mesmo o caixão fechado mantendo o mistério de como ela está,no vídeo de bastidores ela sai já toda com carne e tudo´).Fora que no vídeo de bastidores ela foi capturada e parece que o Dr.Jekyll foi quem a aprisionou,o que me irrita pois então quer dizer que ela não é tão poderosa assim,e já que ela vai fugir,já deu pra ver que derrotá-la não será algo tão dificil,o que pode culminar num final meio cliche,onde ela só queria no final das contas seu grande amado(que talvez ela veja o personagem do Cruise uma reencarnação dele,como foi dito) e aí é derrotada facilmente,integrando uma equipe de modo muito fácil.Sobre o Dr Jekyll é que eu fico em dúvidas também,pois nos bastidores ele tem uma luta com o personagem do Cruise e a força dele está um tanto como aumentada,então teremos um vislumbre do Sr.Hyde?Se sim,então fico preocupado com o fato de termos dois vilões no filme ou pelo menos uma disputa entre dois personagens de literatura( a própria Múmia e o Sr.Hyde), se não, o mistério do filme se mantém,mas nada que cause susto.Eu to com um pé atras.Assim se eles querem mesmo fazer um universo compartilhado,este filme tem a obrigação de dar certo,senão vai ficar muito dificil ter confiança no Kurtzman,pois se o primeiro deles falhar,quem não garante que os outros filmes falharão?

  2. Thiago Testa

    Eu também não me empolguei com o trailer. Esperava a volta de um terror mais clássico e só vi ação e efeito especial. E pensar que o Drácula – A História Nunca Contada, que achei até legal, já foi descartado pela Universal para fazer parte desse universo de monstros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *