Rupture: Superando o Medo (2016)

4
(1)

Rupture - Superando o Medo
Original:Rupture
Ano:2014•País:Canadá, EUA
Direção:Steven Shainberg
Roteiro:Brian Nelson, Steven Shainberg
Produção:Monika Bacardi, Andrea Iervolino, Andrew Lazar, Steven Shainberg, Christina Weiss Lurie
Elenco:Noomi Rapace, Michael Chiklis, Kerry Bishé, Peter Stormare, Ari Millen, Lesley Manville, Sergio Di Zio, Morgan Kelly, Mayko Nguyen

Uma maneira eficiente de superação do medo é a exposição gradual do objeto de aflição. Se você teme altura, uma olhada pela janela de cada andar de um prédio pode ser um bom início de tratamento da fobia, conforme pesquisamos no desenvolvimento do livro Medo de Palhaço. Em Rupture, a personagem de Noomi Rapace sofre de aracnofobia, mesmo mal que aterrorizou Jeff Daniels no longa de Frank Marshall, lançado em 1990, e tenta conduzir sua vida de mãe solteira sem maiores preocupações que não envolva a educação de seu filho.

Observada por câmeras escondidas e por estranhos em um veículo, no final de semana em que deverá deixar o rapaz sob a tutoria de seu ex-marido ela é sequestrada. O modo como acontece isso é comprometido pelas revelações do longa, soando bobo e sem sentido: eles colocam algo próximo do pneu para que ele estoure na estrada. Ao ser auxiliada por um estranho em um furgão, ele se revela como um dos que a levarão adormecida na traseira do veículo. Se eles conseguiram colocar câmeras nas ruas e dentro da casa dela, por que, então, não invadiram o local e a levaram de madrugada, precisando cometer o ato à luz do dia, sem pensar que o estouro do pneu poderia levar o carro a um acidente fatal?

Amordaçada, mas com um canivete que mantinha em seu bolso para um conserto caseiro, os estranhos tentam evitar qualquer comunicação, enquanto a levam para uma espécie de fábrica, onde outras pessoas também são mantidas nas mesmas condições. Renee (Rapace) participa desse projeto que envolve a aplicação de um estranho líquido em sua veia e a exposição gradual (e aterrorizante, diga-se de passagem) a aranhas. As intenções parecem mais profundas do que apenas um auxílio para que ela supere o seu medo, tornando-se mais complicado à medida em que descobre algo mais obscuro e exagerado, liderados por Terrence (Peter Stormare).

O longa de Steven Shainberg não pretende explicar muita coisa. Começa como um thriller claustrofóbico sobre uma mãe na procura por uma maneira de escapar de uma situação extrema e depois avança para uma Ficção Científica de graphic novel. Quando começa a ampliar o interesse do espectador, termina de maneira abrupta como se não soubessem como concluir ou pensando em uma continuação. O enredo foi escrito por Brian Nelson, que fez trabalhos melhores com Menina Má.Com (2005), 30 Dias de Noite (2007), Demônio (2010) e com um episódio da excelente minissérie 11.22.63 (2016).

Alguns furos e situações forçadas se somam a uma interpretação sem grande esforço de Rapace, um rosto querido pelo mundo pela belíssima atuação na trilogia Millenium, em Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011), Prometheus (2012) e Crimes Ocultos (2015). Aqui pode-se apontar como um desvio de sua filmografia, um filme menor e que tinha potencial para grandes possibilidades, mas optou pelo básico, sem aprofundar em seu conteúdo curioso e angustiante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

6 thoughts on “Rupture: Superando o Medo (2016)

  • 12/09/2017 em 09:07
    Permalink

    o filme não é ruim, é igual aos filmes da decada de 80/90 , amazing histories, contos do além, etc. Nada pra se dizer

    Resposta
  • 14/06/2017 em 13:01
    Permalink

    Tirando a parte das aranhas, eu achei fraco o final.

    Resposta
  • 27/05/2017 em 18:55
    Permalink

    É curioso e angustiante, só faltou mais explicações sobre o programa executado nas vítimas.

    Resposta
    • 26/06/2017 em 13:40
      Permalink

      Cara, você não prestou atenção no filme? onde estava?, foi explicado sim, eles queriam continuar a espécie mutante, pq o Gene G10X12 era um, gene descoberto por cientistas que, ao ser rompido na cadeia do DNA, por isso rompimento da pele, esse gene ta ligado as emoções e mutações corporais e até dos olhos, acontece que ao romper o gene, acontece uma mutação, mudando os olhos, a pele etc… e aperda de emoções, resultado eles queriam continuar ploriferando essa raça de mutantes, e a mulher seria a escolhida pra ser a mãe da nova geração deles, pq segundo o cara lá, o cientista, eles iam mudar a raça humana e salvar o planeta, o medo que rompe o gene, a emoção, por isso a cara distorceu, mudou os olhos quando a mulher começou a bater a cabeça, ela conseguiu pela emoção romper o gene, e ela era diferente dos outros, pq os outros tentavam romper ,mas a pele rasgava e morriam.

      Resposta
      • 25/07/2017 em 17:43
        Permalink

        Eu assisti ontem e eu não entendi muito bem os mistérios do filme, eles (os cientistas sequestradores) são uma raça alienígena que objetivavam aumentar sua raça transformando humanos no que eles são, ou eram humanos que também sofreram esses experimentos?

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *