O Lamento (2016)

O Lamento
Original:Goksung / The Wailing
Ano:2016•País:Coreia do Sul, EUA
Direção:Hong-jin Na
Roteiro:Hong-jin Na
Produção:Robert Friedland
Elenco:Jun Kunimura, Jung-mim Hwang, Do-Won Kwak, Woo-hee Chun, Hwan-hee Kim, So-yeon Jang

O Lamento foi, ao lado de Invasão Zumbi (Train to Busan), um dos melhores filmes do gênero horror de 2016, ambos coreanos, porém com ritmo e propostas diferentes. Ridley Scott quer produzir o remake americano, o que pode ser um desafio, pois o filme tem fortes raízes com a cultura e folclore local.

Bizarros assassinatos ocorrem em um vilarejo, onde os assassinos em questão parecem ter contraído uma doença que os torna psicóticos. O protagonista, Jong-Doo (Don-On Kwak), é um policial abobado (um alívio cômico na trama) que toma à frente das investigações quando vê sua família ameaçada pelo mal que assola o vilarejo.

Em meio as distorções que a história proporciona, um dos caminhos que o filme toma mostra o universo de rituais de magia negra, bruxos, xamãs, possessões, envoltos em uma atmosfera sombria e desoladora. Sem recorrer a sustos fáceis, a constante sensação de que algo muito ruim está para acontecer é enaltecida por um incômodo silêncio por vezes quebrado com ruídos ocasionais. A empatia com o protagonista faz com que o expectador assimile sua angústia em meio a um círculo de ameaças, onde não se sabe em quem acreditar. Vale destacar a bela fotografia, fria e com tons azulados, que casa bem com os aspectos sobrenaturais da trama. A longa duração do filme o torna um pouco cansativo em determinado momento, mas essa sensação se perde com os momentos cruciais da trama, conduzidos magistralmente pelo talentoso diretor, que consegue manter o tom horripilante nas sequências finais.

É louvável que o cinema coreano ganhe destaque, uma vez que a qualidade de seus filmes do gênero é inquestionável. O Lamento é um filme de um horror genuíno, instigante, incômodo e desolador, o que torna a experiência de assisti-lo única e satisfatória.

(Visited 2.066 times, 1 visits today)
Ivo Costa

Ivo Costa

Estudante de Cinema, fez parte do Juri Popular do Cinefantasy em 2011. Além de crítico do Boca do Inferno, atua como diretor e roteirista de curtas-metragens.

2 comentários em “O Lamento (2016)

  • 30/05/2018 em 18:44
    Permalink

    Esse foi um dos poucos filmes dessa década que conseguiu me apavorar de verdade! Eu o considero como sendo o exorcista da nossa época! Eu tava tão assustado no terceiro ato que até as partes que não eram para dar susto eu me assustei! À coisa mais assustadora nesse filme é aquele gordinho! Toda vez que ele aparecia eu só pensava em fugir! Não tô brincando eu senti muito medo mesmo!

    Resposta
  • 07/05/2018 em 11:29
    Permalink

    O final desse filme é um dos mais aterrorizantes que eu já vi. Vale cada minuto!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien