O Grito da Caveira (1958)

4.2
(5)

O Grito da Caveira
Original:The Screaming Skull
Ano:1958•País:EUA
Direção:Alex Nicol
Roteiro:John Kneubuhl
Produção:John Kneubuhl
Elenco:John Hudson, Peggy Webber, Russ Conway, Tony Johnson, Alex Nicol

“O Grito da Caveira é um filme que atinge seu clímax num horror chocante. Seu impacto é tão terrível que pode causar um efeito imprevisto. Pode até matá-lo. Portanto, seus produtores garantem serviços funerários gratuitos para quem morrer de susto enquanto assistir O Grito da Caveira”.

No final dos anos 1950, uma época de ouro do cinema fantástico bagaceiro, vários filmes de baixo orçamento do produtor e cineasta William Castle receberam um tratamento diferenciado e criativo na área de marketing e divulgação, despertando a atenção e curiosidade do público para ir aos cinemas. Utilizando técnicas interativas para assustar os espectadores como poltronas que tremem e dão pequenos choques elétricos, fornecimento de apólices de seguro de vida para quem morresse durante a exibição do filme, ou o uso de um esqueleto humano iluminado movimentado por um complexo mecanismo de polias, cordas e correias, que era arremessado por cima das pessoas. Inspirado por esse marketing inusitado de William Castle, os produtores de O Grito da Caveira (The Screaming Skull, 1958), Thomas F. Woods e John Kneubuhl (também autor do roteiro), igualmente entraram na onda e prometeram pagar os serviços funerários de quem morresse de susto durante a projeção do filme (conforme atestam a tagline e a narração de introdução reproduzidas acima).

No filme, dirigido por Alex Nicol (mais conhecido pela carreira de ator coadjuvante), Eric Whitlock (John Hudson) se casa com Jenni (Peggy Webber) e juntos vão morar no casarão de Eric, que utilizava quando ainda era casado com Marianne, morta num trágico acidente doméstico, ao se afogar num pequeno lago após escorregar num dia de forte chuva.

Jenni tenta ser feliz ao lado do marido, após enfrentar uma fase conturbada com problemas psicológicos num hospital psiquiátrico por causa da morte dos pais afogados num acidente de barco. Na mansão ainda vive o suspeito jardineiro Mickey (Alex Nicol), um homem com retardamento mental que cuida do imenso jardim que rodeia a casa, e continua sentindo uma devoção exagerada à antiga patroa falecida. E entre os amigos do casal temos os vizinhos Reverendo Edward Snow (Russ Conway) e sua esposa (Tony Johnson).

Os problemas se iniciam quando Jenni é atormentada por gritos na escuridão da noite e com a suposta presença fantasmagórica da falecida primeira esposa de seu marido, além de uma misteriosa caveira que está constantemente perseguindo-a para desestabilizar o seu já fragilizado estado psicológico. Apavorada, o estado mental dela vai progressivamente piorando, confusa com os acontecimentos sinistros da casa e do passado trágico envolvendo a morte perturbadora de Marianne.

O Grito da Caveira tem fotografia em preto e branco e uma duração curta, com apenas 68 minutos. É uma produção de orçamento reduzido, poucos personagens (apenas 5), uma história clichê e ingênua com elementos de horror que talvez pudessem assustar as plateias mais sensíveis de meados do século passado, mas que atualmente dificilmente causaria algum desconforto. Os efeitos especiais da “caveira que grita” são patéticos de tão hilários. Porém, são exatamente esses ingredientes típicos do cinema fantástico bagaceiro daquele período que resultam na diversão dos apreciadores dessas tranqueiras. Temos uma atmosfera sinistra de um casarão envolto em manifestações sobrenaturais, um fantasma atormentado em busca de vingança e paz, uma mulher lutando para manter sua instável sanidade, e a jogada de marketing promocional com um caixão nos cinemas reservado para quem morresse de susto durante a exibição do filme.

Curiosamente, O Grito da Caveira também recebeu outro nome alternativo nacional: A Maldição na Noite de Núpcias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

2 thoughts on “O Grito da Caveira (1958)

  • 12/11/2023 em 10:47
    Permalink

    Muito bom o filme, estou numa vibe de filmes P&B dos anos 50 e 60 depois que vi o filme A Casa Dos Maus Espíritos e fiquei viciado nos filmes de vincent price, assistido ontem numa sessão dupla com o parque macabro os dois são topados demais, nota 10. Recomendado

    Resposta
  • 03/06/2021 em 18:40
    Permalink

    A Maldição Da Noite De Núpcias foi o título dado pela TV Globo quando exibiu este filme pela primeira vez na Sessão Das Dez. Lembro perfeitamente dele pois eu o assisti na minha transição de criança para adolescente(1969/1970). O filme foi exibido em um sábado que era o dia em que a emissora exibia filmes de horror/ficção e fazem parte desta época os seguintes filmes: Horrores Do Museu Negro, O Terror Do Ano 5000, The Earth Vs The Spider(A Aranha), O Fantasma Sem Cabeça(The Headless Ghost), Tormented(Sangue No Farol), The Deadly Mantis, Mothra(O Monstro Radioativo), O Monstro Marinho(The Saga Of The Viking Women…), The Brain Eaters(Impacto No Cérebro), I Walked With A Zombie(A Morta Viva), The Undead(que recebeu o mesmo título A Morta Viva), A Casa Dos Maus Espíritos, Behemoth(O Monstro Submarino). Os anos se passaram, a Sessão Das Dez acabou porém, a Globo e TV Tupi continuaram a exibir vários filmes dos dois gêneros sempre na madrugada com filmes como The Hypnotic Eye(O Olho Diabólico), Frankenstein Conquers The World, The Brain That Wouldn´t Die, The Mark Of The Vampire e My Son The Vampire. Porém, 1974 foi o ano de ouro para os amantes de filmes de horror e ficção com a Globo e a sua Sessão Mistério(todas as 4as às 23 hrs)que exibiu um lote imenso de filmes inéditos no Brasil da Hammer(A Serpente, A Górgona, Epidemia De Zumbis, Uma Sepultura Na Eternidade, A Múmia(1959), Horror De Drácula e suas sequências, todos os Frankensteins protagonizados por Peter Cushing, além de todos os filmes da AIP baseados em contos de Edgar Alan Poe com Vincent Price(que só não fez Obsessão Macabra dando lugar a Ray Milland) e ainda O Monstro Do Mar(The Beast From 20,000 Fathoms), O Mundo Em Perigo. A extinta TV Tupi não ficou atrás quando exibiu no seu Círculo Do Medo todos os monstros da época de ouro da Universal Picture(filmes com Bela Lugosi, Lon Chaney e Boris Karloff) e mais A Máscara Do Horror, The Monolith Monsters, It Came From Outer Space, Tarantula, O Monstro Do Mar Revolto, Cry Of The Werewolf(Nina Foch). E também tinha o Cine Mistério da TV Bandeirantes mas, este era exibido apenas em São Paulo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *