O Mistério do Invisível (1980)

3
(1)

O Mistério do Invisível
Original:The Unseen
Ano:1980•País:EUA
Direção:Danny Steinmann
Roteiro:Danny Steinmann, Stan Winston, Thomas R. Burman, Michael L. Grace, Kim Henkel, Nancy Rifkin
Produção:Anthony B. Unger
Elenco:Stephen Furst, Barbara Bach, Sydney Lassick, Lelia Goldoni, Karen Lamm, Douglas Barr, LoisYoung

Uma equipe de mulheres jornalistas de televisão, formada por Jennifer Fast (Barbara Bach), sua irmã Karen (Karen Lamm) e Vicki Thompson (Lois Young), está a caminho da pequena cidade americana Solvang, no Estado da Califórnia, para cobrir uma festa tradicional da região. Porém, com todas as vagas nos hotéis esgotadas, elas procuram alternativas de hospedagem e encontram uma improvável oportunidade na casa do zelador de um antigo museu que foi hotel no passado, Ernest Keller (Sydney Lassick). Ele é um homem simpático e bom anfitrião, mas também tem comportamentos estranhos e esconde um misterioso segredo no porão.

Sua irmã Virginia (Lelia Goldoni) fica extremamente preocupada com a chegada imprevista das convidadas, e sempre está triste, assustada e com um olhar deprimido e perturbado, ocultando o “mistério do invisível”, representado por uma criatura demente que vive no porão (“Junior”, interpretado por Stephen Furst).

Enquanto a repórter Jennifer faz seu trabalho, sabemos que está grávida e enfrentando uma crise conjugal com o namorado Tony Ross (Douglas Barr), um ex-jogador de futebol americano que teve que desistir da carreira por causa de uma grave lesão na perna. O que todas elas não esperavam é que uma aparente simples estadia iria se transformar num pesadelo quando suas vidas são ameaçadas pelo que está escondido no porão, além de enfrentar o suspeito anfitrião que ofereceu sua casa para elas.

O Mistério do Invisível é um filme irregular, com alguns momentos arrastados lembrando apenas um thriller comum daqueles produzidos para a televisão. Mas, também tem boas cenas de tensão e atmosfera sinistra na exploração do mistério do título, na especulação sobre quem vive oculto no porão, sua origem, motivações e atos com consequências trágicas. O desfecho ainda reserva uma longa sequência de confronto com perseguições, lutas desesperadas e insanidade.

O elenco é composto por poucos atores e as atuações são muito boas, principalmente SydneyLassick, que faz um homem gentil e brincalhão e ao mesmo tempo sinistro e insano, convidando as mulheres para a morte. E também Stephen Furst, que aparece pouco, mas de forma intensa no papel do demente que vive no porão.

Entre as várias curiosidades, o diretor e também autor do roteiro Danny Steinmann (1942-2012), que tem em seu pequeno currículo um filme da franquia do popular psicopata Jason Voorhees (Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo, 1985), não gostou do corte final do filme, com a retirada de várias cenas assustadoras, e decidiu assinar com o pseudônimo Peter Foleg.

Stan Winston, cultuado mestre em efeitos especiais, falecido em 2008, foi um dos co-autores da história, sendo que uma primeira versão (depois bastante modificada) foi de autoria de Kim Henkel, o criador de O Massacre da Serra Elétrica junto com Tobe Hooper. A atriz Barbara Bach, que em O Mistério do Invisível grita e luta desesperadamente por sua vida, participou também da divertida bagaceira italiana A Ilha dos Homens-Peixe (1979). Ela é casada com Ringo Starr, o baterista da lendária banda “The Beatles”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *