Hell’s Ground (2007)

5
(2)

Caminho do Inferno
Original:Zibahkhana / Hell´s Ground
Ano:2007•País:Paquistão, UK
Direção:Omar Ali Khan
Roteiro:Omar Ali Khan, Pete Tombs
Produção:Omar Ali Khan, Pete Tombs e Andrew Starke
Elenco:Kunwar Ali Roshan, Rooshanie Ejaz, Rubya Chaudhry

Em 2007, foi lançado o filme Hell’s Ground (Zibahkhana, dirigido por Omar Ali Khan), uma produção independente anunciada como “o primeiro filme de terror extremo do Paquistão”. Combinando clássicos conhecidos com o Massacre da Serra Elétrica e A Noite dos Mortos-Vivos com abundantes referências ao cinema de terror e de ação paquistanês, Hell’s Ground enfatiza em sua trama questões de classe social, ideologias conflitantes do Islã, globalização e saneamento público.

A trama segue como de costume no gênero. Depois de mentirem para seus pais e fugir para ver um show de rock, cinco adolescentes deixam o bairro suburbano de Islamabad e viajam sem rumo em uma van super bagaceira numa viagem desregrada. Como de praxe eles flertam e fumam maconha o tempo todo até serem surpreendidos por um velho louco que os alerta do perigo (Rehan), zumbis comedores de carne humana, um monge louco e um grotesco assassino vestindo uma burca (Burcaman, interpretado por Sultan Billa e um dos assassinos mais legais que já vi no cinema urdu). Tudo isso parece uma loucura, mas o filme não é apenas uma crítica simplista das questões sócio-políticas atuais no Paquistão; em vez disso, seus elementos narrativos e visuais criam ambiguidades poderosas, temporais e morais que resistem a essa interpretação superficial. Através de uma inteligente variedade de técnicas narrativas e visuais, Hell’s Ground rejeita as dicotomias simples (como o radicalismo islâmico versus sufismo gentil, por exemplo) e usa temporalidades borradas, momentos alegóricos fugazes e a invocação de uma nostalgia sinistra para oferecer uma crítica sofisticada sobre a relação entre o cinema e o Estado-nação.

Zibahkhana / Hell’s Ground recebeu críticas positivas após o seu lançamento. O Ain’t Cool News elogiou o filme, chamando-o de “um dos filmes mais durões do ano“. O revisor também citou que, embora o filme tenha suas falhas, principalmente por ser meio estúpido e previsível, “tem algo tão incrivelmente cativante que tem seu próprio lugar na linha de filmes de terror indie“. O Dread Central premiou o filme com uma pontuação de 4/5, chamando-o de “um filme de terror genuinamente estranho e sombrio que transpõe temas narrativos familiares do gênero para uma estética cultural que poucos no Ocidente haviam tido um vislumbre anterior“. O Film Treat deu ao filme uma crítica positiva, elogiando seus efeitos visuais efetivos e uma forte atmosfera noturna. O revisor ainda concluiu: “No geral, uma mistura de clichês de terror e humor para brincar com o espectador mantém Hell’s Ground extremamente cativante para o público do horror“.

No Brasil, Hell’s Ground foi premiado com o prêmio Melhor Filme pelo Júri no RIOFAN em 2008 e também no Festival Internacional de Cinema FANTASPOA em 2009.

CURIOSIDADES

• O ator veterano Rehan, que interpretou Drácula na versão paquistanesa do romance de Bram Stoker (Zinda Laash – Dracula in Pakistan – 1967), retornou à tela depois de mais de 30 anos para desempenhar o papel de Deewana em Zibahkhana – Hell’s Ground.

• O diretor Omar A. Khan faz uma aparição como o fotógrafo da polícia na cena do primeiro crime.

Najma Malik, que faz o papel de Bari Bua, é irmã da primeira protagonista do cinema paquistanês, Asha Posley.

• O clássico Punjabi Lollywood de 1979 é homenageado nas imagens que aparecem na van utilizada pelos jovens para ir ao concerto.

Zibahkhana transformou a história do cinema paquistanês ao se tornar o primeiro título digital da HDV a receber um certificado de censura para lançamento geral no país.

• Os produtores do filme quase forçaram um dos zumbis a aparecer na música para que eles pudessem alegar ter “músicas de Mohammad Rafi” como parte dos créditos. Mohammad Rafi foi um dos cantores mais famosos da Índia. Mohammad Rafi é também o nome de um dos extras que interpretou um zumbi em Zibahkhana

• O diretor Omar A. Khan ensinou pessoalmente todas os atores como os zumbis deveriam andar.

Zibahkhana permaneceu por 10 semanas no cinema Cinepax de Rawalpindi, mais do que qualquer outro filme local desde a abertura do cinema, além de Khuda Kay Liye (2007).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Iam Godoy

Escritor, colunista, fotógrafo, libertino, subversivo e um porra-louca sem noção do perigo. Comanda desde 2013 o site Gore Boulevard, antro de clássicos e bagaceiras sangrentas.

2 thoughts on “Hell’s Ground (2007)

  • 25/09/2018 em 01:41
    Permalink

    Isso prova que o Horror não tem fronteiras , e olha a importância do filme pro Paquistão e como foi elogiado fora dele . Eu sou apenas mais um dos muitos que gostaram de Pakistan’s First Gore Film !
    ” Hell’s Ground ” (2007) agora faz parte da minha coleção !

    Resposta
  • 20/09/2018 em 20:05
    Permalink

    Filme de terror paquistanês!? E eu achava que já tinha visto de tudo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *